segunda-feira, 30 de julho de 2012



ELEIÇÕES

 Ainda nesta semana começaremos a ver um pouquinho das eleições de Itapajé (Prefeitos e Vereadores). Por enquanto veremos algumas curiosidades, em diversos níveis. Até a próxima postagem, quando iniciaremos com as eleições de Itapajé, em diversos períodos. Os textos abaixo estão devidamente explicitados suas fontes.

“As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente.
Atualmente no Brasil, ocorrem eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares. A exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos tem mandatos de quatro anos. Como as eleições ocorrem a cada dois anos, os cargos eletivos são disputados em dois grupos, da seguinte forma:

- Eleições federais e estaduais – para os cargos de: Presidente da República (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual.
- Eleições municipais – para os cargos de Prefeito (e vice) e Vereadores.

As eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro. Os cargos correspondentes ao Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) são disputados em turno único. Para os cargos do Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), pode haver segundo turno, a ser realizado no último domingo de outubro.

Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política. Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.

O processo eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja sede é em Brasília, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TER), sendo um em cada estado, território ou Distrito, pelos Juízes Eleitorais e pelas Juntas Eleitorais. Todos estes órgãos são regidos pelo Código Eleitoral, que estabelece as competências de cada órgão/segmento.

Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, o voto é facultativo para os analfabetos, aos maiores de 70 anos e para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos. É obrigatório para os cidadãos entre 18 e 65 anos, sendo necessário justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, no dia da eleição, sob pena de multa.

Desde 2000, com o uso das urnas eletrônicas, as eleições brasileiras passaram a ser totalmente informatizadas, o que permite que atualmente sejam consideradas as eleições mais rápidas e atualizadas do mundo”. (Fonte: http://www.infoescola.com/politica/eleicoes-no-brasil/).




TEXTO PARA REFLEXÃO
A importância do voto

“Numa democracia, como ocorre no Brasil, às eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher mal um governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

COMO VOTAR CONSCIENTEMENTE?

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale à pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato. Votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento”. (Fonte: http://www.euvotobem.com.br/FreeComponent8794content55948.shtml).

FRASE DO DIA

 "Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda". Abraham Lincoln


Ribamar Ramos
Boa noite / Bom dia
(30/07/2012).

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como prometi, hoje, 27 de julho de 2012, sexta feira - veremos Itapajé, de um dos mais elevados pontos de Itapajé, muitas fotos de nossa cidade. Tive o "peito" de subir na caixa do SAAE, e de lá, apesar de meus 6.1 anos (muito próximo de 6.2), fotografar nossa querida Itapajé. Alguma coisa, além de política (e politicagem) tem que ser divulgada. Estou fazendo minha parte!)).
A Barragem Ipu, sonho de todos, indistintamente! também mereceu meu "foco" "Mais se beneficia quem melhor serve". Ribamar Ramos - Boa noite / Bom dia.