segunda-feira, 31 de dezembro de 2012



FELIZ ANO NOVO!!!


          Diferentemente do que faço em Postagens Normais, hoje serei o mais breve e objetivo possível! Apenas quero deixar uma frase, para reflexão - de Luis de Camões - é que desejo deixar para os amigos deste blog.

“Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos”.
(Luís de Camões).

FELIZ ANO NOVO - QUE TODOS OS NOSSOS ANSEIOS E DESIDERATOS, SE CONCRETIZEM NESSE ANO VINDOURO!!


Ribamar Ramos e Família.
Fort. 31-12-2012

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

JESUS CRISTO

"FELIZ NATAL!"


Você já parou para pensar, algum dia, como era o homem Jesus? Se nos inspirarmos nos Evangelhos podemos esboçar Sua aparência física e espiritual.
Verdadeiramente, Sua aparência física não está descrita nos Evangelhos, mas Ele sempre se mostra simpático e atraente. Causava profunda impressão na multidão, quando Se apresentava em público.
Tinha um corpo sadio, resistente ao calor e ao frio, à fome e à sede, aos cansaços das longas jornadas a pé, pelas trilhas das montanhas da Palestina.
Também ao cansaço por Sua atividade ininterrupta junto ao povo, que não Lhe deixava tempo nem para se alimentar.
Embora nascido em uma estrebaria, oculto aos olhos dos grandes do mundo, teve Seu nascimento anunciado aos pequenos, que traziam os corações preparados para O receber.
A orquestra dos céus se fez presente e a ópera dos mensageiros celestiais O anunciou a quem tivesse ouvidos de ouvir.
Antes de iniciar o Seu messianato, preparou-Lhe os caminhos um homem rude, vestido com uma pele de animal e que a muitos, com certeza, deve ter parecido esquisito ou perturbado.
Principalmente porque, num momento em que o povo aguardava um libertador que fosse maior que o próprio Moisés, ele falava de alguém que iria ungir as almas com fogo.
Enquanto todos aguardavam um guerreiro, que surgisse com seu exército numeroso para subjugar o dominador romano, João, o Batista, lhes falava do Cordeiro de Deus. E cordeiro sempre foi símbolo de mansuetude, de delicadeza.
Quando Ele se fez presente, às margens do Jordão, a sensibilidade psíquica de João O percebe e O apresenta ao mundo.
Esse ser tão especial tomou de um grão de mostarda e o fez símbolo da fé que move montanhas. Utilizou-Se da água pura, jorrada das fontes cristalinas, para falar da água que sacia a sede para todo o sempre.
Tomou do pão e o multiplicou, simbolizando a doação da fraternidade que atende o irmão onde esteja e com ele reparte do pouco que tem.
Falou de tesouros ocultos e de moedas perdidas. Recordou das profissões menos lembradas e as utilizou como exemplo, Ele mesmo denominando-Se o Bom Pastor, que conhece as Suas ovelhas.
Ninguém jamais O superou na poesia, na profundidade do ensino, na doce entonação da voz, cantando o poema das bem-aventuranças, no palco sublime da natureza.
Simples, mostrava Sua sabedoria em cada detalhe, exemplificando que os grandes não necessitam de ninguém que os adjetive, senão sua própria condição.
Conviveu com os pobres, com os deserdados, com os considerados párias da sociedade, tanto quanto visitou e privou da amizade de senhores amoedados e de poder.
Jesus, ontem, hoje e sempre prossegue exemplo para o ser humano que caminha no rumo da perfeição.
Embora visando sempre as coisas do Espírito, Jesus jamais descurou das coisas pequenas e mínimas da Terra.
É assim que Seu coração se alegra pelas flores do campo, as quais toma para exemplo em Sua fala, da mesma forma que as pequeninas aves do céu.
O Seu amor se dirigia sobretudo aos pobres, aos humildes, aos oprimidos, aos desprezados e aos párias.
E, justamente por conhecer a fraqueza e a malícia dos homens, sempre perdoa, enquanto Ele mesmo alimenta a Sua vida pelo cumprimento da vontade e do agrado de Deus, o Pai.

FELIZ NATAL!!!


Ribamar Ramos
Por hoje é só. 
Fort. 24-12-2012
Voltaremos depois
"AME HOJE! AMANHÃ PODERÁ NÃO SER POSSÍVEL!"

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012



GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES
Em Itapajé

Padre Paulo Ferreira de Almeida Paulo, 10.º vigário da Paróquia São Francisco de Assis, tomou posse em 1 de março de 1941. Nova vida tomaram às Associações Religiosas com seu paroquiato, tornando-se rapidamente muito querido de seus paroquianos. Voltou sua atenção para o florescimento das capelas, onde a vida espiritual tornou-se intensa. Grande ainda é ainda hoje, o círculo de seus admiradores, em Itapajé.
Vigário da Paróquia de Itapajé de 1941 a 1949 tinha um amor imenso por Nossa Senhora e quis semear entre seus paroquianos a devoção à “mãe de Jesus”, construindo um rústico santuário de pedras para abrigar à imagem da mãe da humanidade.
Na tarde do dia 15 de agosto de 1944 – Terça feira, finalmente, depois de muito trabalho, foi inaugurada a Gruta de N. S. de Lourdes. Com grande procissão as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernardete, para serem fixadas no altar previamente construído.
A gruta Nossa Senhora de Lourdes, como ainda hoje é conhecida, está situada sobre um pequeno morro, em terreno doado por familiares de D. Venusta Bastos, antigamente denominado de Sítio Niterói, próximo a Radio Guanacés de Itapajé.
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é ainda hoje ponto de romaria e peregrinação. No mês de junho de 1990, aconteceu um fato muito desagradável que muito entristeceu toda à comunidade católica itapajeense, devota de N. S. de Lourdes. Um psicopata quebrou a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Com grande esforço o Círculo Bíblico, adquiriu uma nova imagem, a existente atualmente. Ressalve-se aqui a grande dedicação e zelo dos componentes do Círculo Bíblico local, no sentido de manter a grutinha em perfeitas condições.
No final da década de 1990, o Casal Mário Henrique Aragão e sua esposa Celeste, muito contribuíram para o crescimento e conservação do espaço físico da Grutinha. Destaquem-se também o árduo e dedicado trabalho das Irmãs Cordimarianas de Itapajé. Destaque especial deve-se dar a Irmã Luzia e a Srta. Aparecida Cunha
A festa de Nossa Senhora de Lourdes é comemorada no mês de agosto, com animadíssimo Novenário, encerando-se normalmente no dia 6. O trabalho dedicado da equipe do Círculo Bíblico merece à admiração e respeito de todos os Itapajeenses.
  

CONHEÇA NOSSA SENHORA DE LOURDES

                                                     Nossa Senhora de Lourdes

“Lourdes é uma pequena cidade localizada ao sul da França, encantadora por suas belezas naturais e inesquecíveis por suas manifestações sobrenaturais.
Um dos maiores santuários marianos do mundo encontra-se em Lourdes. Lá, os corações batem mais fortemente, as línguas emudecem diante de um espetáculo de fé e devoção. Em Lourdes, todos os peregrinos falam e entendem o mesmo dialeto: o dialeto terno e melodioso dos cantos e das orações.
Presencia-se um espetáculo de solidariedade incomparável. Jovens voluntários de toda a Europa trabalham em Lourdes atendendo aos doentes que chegam a todo instante. Os doentes e enfermos são transportados em macas e cadeiras-de-roda até os locais das celebrações e também para os banhos nas piscinas de águas milagrosas.
Lourdes é um daqueles lugares impossível de descrever, pois cada peregrino, cada visitante tem uma experiência diferente com Deus.

AS APARIÇÕES A BERNADETE

Bernadete Soubirous, jovem camponesa, pobre, analfabeta e muito doente, era de uma simplicidade sem igual, de uma pureza transparente e de um coração extremamente generoso, virtudes essas que em tudo expressam a preferência de Deus.
Era o dia 11 de fevereiro de 1858, no rigor do inverno dos Altos Pirineus, aldeia de Lourdes, quando Bernadete, sua irmã e uma amiga, saíram por buscar lenha para aquecer o pequeno casebre onde moravam e também para cozinhar a pobre refeição noturna de que dispunham.
Ao passar diante da Gruta de Massabiele, ouviu um barulho como se fosse a rajada de um vento forte. Olhando para cima, viu uma senhora de grande beleza, envolta por um deslumbrante resplendor. A bela senhora estava de pé, trajando um vestido branco que lhe cobria até aos pés. Tinha na cintura uma faixa azul, seus pés estavam ornados de rosas e segurava um belíssimo rosário por entre as mãos.
A pequena Bernadete caiu de joelhos extasiada, tirou o seu modesto avental o terço e começou a rezá-lo. Quando acabou de rezar a última Ave-Maria, a bela senhora desapareceu. Como detalhe, vale lembrar de que a Virgem acompanhou as orações de Bernadete e na hora de rezar o Glória, Nossa Senhora inclina a cabeça em reverência à Santíssima Trindade.
A bela senhora reaparece no mesmo lugar da Gruta de Massabiele, à margem do rio Gave, dois dias depois e também não fala nada. Na terceira aparição, Bernadete oferece à Virgem um papel e uma pena, dizendo-lhe: “Quer ter a bondade de por seu nome por escrito?”; Nossa Senhora responde: “Não é necessário”, e lhe faz um convite: “Queres ter a gentileza de vir aqui durante 15 dias?”. Depois disse a Bernadete: “Não te prometo fazer feliz neste mundo, mas sim no outro”.
Na aparição do dia 19, os demônios começaram a gemer e uivar de um modo terrível, ao que Maria apenas levantou a cabeça e as vozes cessaram. Na sexta aparição, Nossa Senhora diz: “Rezai a Deus pelos pecadores”. Na sétima e na oitava, repete por três vezes: “Penitência”... Na nona aparição, Bernadete cava a terra com as mãos, bebe aquela água lodosa, come das ervas amargas (obs.: no local onde Bernadete cavou, nasceu a fonte milagrosa das águas de Lourdes). Na décima aparição, Nossa Senhora diz: “Ide beijar a terra em sinal de penitência pelos pecadores”. Nos 11º e 12º dias, a multidão imita Bernadete nos sinais de penitência pelos pecadores. No 13º, diz a Bernadete: “Vai dizer aos sacerdotes que se venha aqui em procissão e que se construa uma capela”. No dia 25 de março de 1858, diz: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Apareceu ainda duas vezes e depois não falou mais nada.
Nossa Senhora falou pouco, porém o essencial: Rezar principalmente o Rosário, fazer penitência pela conversão dos pecadores.
E assim nossa Mãe nos deixa, mais uma vez, a mensagem do amor de Deus e a sua preocupação em nos reconduzir ao coração de seu filho Jesus através da oração e da penitência.
Bendita és Tu, Minha Senhora e Minha Mãe, pois se por Ti nos veio o Salvador do mundo, Jesus, é por Ti que nós também iremos a Ele e com Ele viveremos na Glória de Deus. Amém!”.









Ribamar Ramos
Por hoje é so!
Fortaleza - 19/12/2012

domingo, 16 de dezembro de 2012


O FRADE DE PEDRA


(O MONGE DE GRANITO)
Original de Antônio Martins

"Era da tarde ao fim, que o vi de perto,
Já das brumas da noite o vulto incerto ...
Um gigante de pé;
Depois, à luz do dia contemplei-o,
Fui mais perto, mais perto - o mesmo enleio ...
"Infinito galé!"

Como ele é majestoso! Viu passarem
Com os séculos gerações a se abismarem
Na tumba das idades; - sentinela dos mundos no seu posto,
Tem das procelas rugas,  pelo rosto sulcos das tempestades!

Fez-se monge . . . Preferiu à cela escura
O ambiente sagrado da natura,
Entre os muros azuis da cordilheira;
E aí, n'um paraíso aos céus aberto,
Constituiu-se - um marco no deserto
- Ancora da fé na crença derradeira.

Quem sabe a sua lenda?
Altos mistérios . . .
Dorme com as gerações nos cemitérios
A história deste herói! . . .
Sondar quem pode a alma gigantesca
Dessa estátua sem luz - múmia dantesca
Que o tempo não destrói.

O povo aponta-o respeitoso e altivo,
Como a estátua fatal d´um redivivo ...
Do dilúvio . . . talvez?
Da arca de Noé caíra a nado,
Té que um dia - aportou extenuado
Dos serros no convés!

Foragido dos mares, da esperança.
Tanto lutou que teve na bonança
O seu último alento;
Hirtos os membros, cansados, sem conforto,
Ascendeu ao Calvário antes do Horto - no hérculeo passamento
Tem encelados os membros de granito,
Rolou lá das alméias do infinito dorso dos destroços.


Por hoje é só!
Bom dia  / Boa noite!
Fortaleza (Coringão - Campeão 2012) -16-12-2012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


LEMBRANÇAS FOTOGRÁFICAS DE ITAPAJÉ

(DIVERSOS MOMENTOS E DATAS)













Por hoje é só!
Ribamar Ramos
13-12-2012