quinta-feira, 31 de julho de 2014

15 DE AGOSTO DE 2014

(SEXTA FEIRA)


JUBILEU DE OURO SACERDOTAL

(15 de agosto de 1964 / 15 de agosto de 2014)

MONSENHOR PASCOAL RIOS OSTERNE














  






































JUBILEU DE OURO SACERDOTAL

(1964 / 2014)

PADRE PASCOAL RIOS OSTERNE

(Abaixo transcrição da entrevista feito pelo radialista JOSÉ IVO MAGALHÃES - Rádio Uirapuru de Itapipoca - Texto fornecido por Ana Maria Xavier).

 Sacerdote de Cristo, nascido aos 31 de julho de 1937, na cidade do Marco (CE), filho de Manoel Osterne Filho e Inês Rios Osterne. É o 3º de 11 irmãos.
Ingressou no Seminário Provincial de Fortaleza em 1948, onde cursou o 1º e 2º graus. De 1958 a 1960, cursou o 3º grau na Faculdade de Filosofia do Ceará.
Foi ordenado Sacerdote no dia 15 de agosto de 1964, por D. José de Medeiros Delgado, na Igreja do Seminário da Prainha – Fortaleza.
Seu primeiro trabalho como sacerdote foi em Baturité, Capistrano e Itapiúna como vigário-cooperador do Pe. Eduardo Fialho (1964-1965).
Em 1966 assumiu a Paróquia de Irauçuba como pároco e concomitantemente como vigário-cooperador do Pe. Lima em Itapajé.
Em 1970 foi nomeado Pároco de Assunção.
Em 1976 assumiu a patente de Capelão da Escola de Aprendizes Marinheiros em Fortaleza, e, paralelamente, a Paróquia de Henrique Jorge.
Em 1981, dada a crise de escassez de padres pela qual passava a Diocese, Pe. Pascoal voltou a Itapipoca, assumindo, desta vez, a Paróquia N. S. das Mercês – Catedral (Pároco) e Vigário Paroquial da Paróquia de Assunção.
Em julho de 1982, com o falecimento do Pe. Lima, Pe. Pascoal voltou a Itapajé, desta vez como Pároco, onde permaneceu maior parte de sua vida sacerdotal, período este que durou até 4 de janeiro de 1999 (16 anos e 5 meses).
Em 1998, quando ainda pároco de Itapajé, Pe. Pascoal foi nomeado Vigário-Geral da Diocese de Itapipoca, permanecendo até o final do episcopado de D. Benedito.
Em 2006 assumiu a função de Vigário Judicial e Membro do Conselho Econômico.
Foi membro do Colégio dos Consultores da Diocese de 1983 a 2003.
Integrou o Conselho Presbiteral no período de 2001 a 2012.
Construiu e foi Reitor do Seminário João Paulo II, em Itapipoca.
No dia 9 de janeiro de 1999, assumiu a Paróquia de São João Batista em Uruburetama, onde permanece até hoje.
Pe. Pascoal se destaca ainda como um exímio educador, voltado para o social e a formação da pessoa humana. Quando pároco de Irauçuba, preocupado com a situação dos jovens, tomou algumas iniciativas com o intuito de incentivá-los a se qualificarem para uma profissão, como cursos breves e profissionalizantes, cujo lema era: “Uma profissão para cada jovem”.
Por onde passou, procurou proporcionar meios de incentivo à educação, esporte e trabalho. Sempre com o objetivo de oferecer ao povo de Deus um lugar próprio para se reunir, empenhou-se em construir Igrejas. Por onde passa, sempre procura motivar bastante as pastorais, movimentos e serviços. Registra-se ainda como destaque relevante em sua vida sacerdotal a descoberta e incentivo às vocações para o sacerdócio. Teve a alegria de encaminhar ao seminário vários jovens, dos quais 12 são padres hoje.
Esse é, portanto, um fato importante em sua trajetória, pois, quando alguém lhe pergunta se é feliz como padre, ele responde: “Já encaminhei ao seminário vários jovens. Prova de que, se não fosse feliz, não incentivaria as vocações!”. Destes, 12 já são padre: Marques, Juvemar, Ribamar, Messias, Aureliano, Arão, Joaquim, Flávio, Júnior (Jesuíta), Jorge e Gilvan (Orionitas), Raimundo Nonato e Ednaldo, este a ser ordenado no final do ano.
Também vale ressaltar aqui a oportunidade de estágio que ele possibilitou em sua casa/paróquia a alguns diáconos e padres: Pe. Ribamar, Pe. Arão, Pe. Aldo, Diác. e Padre Adelino, Ailton, Agenor e Marciano.
Como educador nato, fundou em Irauçuba o colégio Paulo Bastos, do qual foi diretor e professor. Em Itapipoca, atuou como professor no Colégio Estadual Joaquim Magalhães. Em Itapajé, exerceu a função de diretor e professor do Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA), do Patronato São José e do Grupo Escolar Monsenhor Catão. Já em Uruburetama, sendo ele professor efetivo do quadro da SEDUC, exerceu o magistério na Escola Mathilde Vasconcelos.
Ainda em Itapajé, Pe. Pascoal deu total apoio à abertura da Casa de Formação das irmãs da Congregação Cordimariana, com as quais guarda ainda um estreito laço de amizade.
Algumas virtudes são marcantes na pessoa do Pe. Pascoal. Dentre elas, destaque para: dedicação incansável ao serviço pastoral, zelo apostólico, diálogo franco com todos. Além disso, é uma pessoa extremamente acolhedora, sabe se relacionar bem com todos os que dele se aproximam, é comunicativo, alegre, extrovertido e sempre está de bem com a vida.

Seu lema sacerdotal: “Fui encarregado de anunciar a Palavra de Deus” (Col. 1,25).

Seu slogan: “Quanto pior, melhor”.

Amigo: Pe. Queiroga.

Padroeira: Santa Rita de Cássia.

Orgulho: “Nunca deixei de atender a uma confissão de enfermo!”.

Frase: “Não canso com nada”.

Entretenimento: futebol (jogar, assistir), leitura, música (tocar, ouvir, cantar), vida no campo.

Times: São Paulo, Fluminense e Fortaleza.

Lembrança: Amizade e convívio com o Pe. Lima.

Virtude: Acolher bem a todos.

Palavra: Trabalho.

Jargões: “Gente boa”, “A festa só é boa quando se assiste da bandeira à procissão final”.

Viagem Inesquecível: Jerusalém (Terra Santa).

A vida do Pe. Pascoal pode ser parafraseada no que escreveu Euclides Carneiro da Silva: “Conto meus dias pelas bênçãos que espalho, pelos perdões que distribuo. Eu tenho a idade do amor”.
Entre as construções administradas por ele:
- Em Itapipoca: 
Seminário João Paulo II e Capela de S. Cura D’Ars.

- Em Itapajé:
Capelas de: Santa Rita, São Sebastião, São Pedro (Bairro Pe. Lima), Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário - Serrote do Meio, São Pedro (Serra), Nossa Senhora do Carmo – Salitre e Espírito Santo – Serra.

Exerceu ainda grande influência na construção das capelas de Nossa Senhora das Graças – Oiticica, São Judas Tadeu – Bairro dos Ferros, e São José – Bairro Barateiro.

- Em Uruburetama
Capelas: da Esperança (Cemitério), Sagrada Família (Comunidade Pau Alto), N. S. Aparecida (Comunidade Manuel Rodrigues), Santa Rita (Comunidade Bananal), N. S. da Conceição (Comunidade Araçás), São Francisco (Bairro da sede).

Concluiu a capela de São José (Bairro Angelim) e está construindo a de N. S. de Fátima (Comunidade Barrica).

E com a finalidade de melhorar as condições de acolhida das pessoas, principalmente para as reuniões das pastorais e movimentos, Pe. Pascoal também assina como responsável pela construção do Salão Paroquial da Catedral (acima da Sacristia), pela reforma e ampliação da Casa Paroquial e do Salão Paroquial de Itapajé, bem como pela Casa e Salão Paroquiais de Uruburetama.


MONSENHOR PASCOAL RIOS OSTERNE

ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

31 DE JULHO de 1937

(77 Anos = 28.124 dias) 

PARABÉNS!



MONSENHOR PASCOAL RIOS OSTERNE

ANIVERSÁRIO NATALÍCIO:

NOSSAS HOMENAGENS AO MONSENHOR PASCOAL RIOS OSTERNE

“TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ”
FATOS E EFEMÉRIDES DE ITAPAJÉ
31 DE JULHO de 1937


1937  -   31 de julho – Sábado - Nasce Pe. Pascoal Rios Osterne, que viria a ser o 13.º Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, atualmente Pároco em Uruburetama. Filho de Manuel Osterne e Inês Rios. Batizou-se em 11 de setembro de 1937, foram seus padrinhos: Francisco Neves Osterne e Maria Giffony Rios. O maior e mais querido benemérito de Itapajé, sua forma branda e humilde de tratar seus paroquianos transformaram-no em um amigo e conselheiro de muitos.  


PASCOAL RIOS OSTERNE - Iniciou seus estudo preparatórios na Escola Cura D´Ars, em Itapipoca. Posteriormente transferiu-se para o Seminário da Prainha, em Fortaleza, fazendo os cursos de Humanidade, Filosofia e Teologia, ordenado Sacerdote no dia 15 de agosto de 1964, por Dom José Medeiros Delgado.
Assume em 1965, como vigário cooperador, nas Paróquias: Capistrano de Abreu, Baturité e Itapiúna, junto com o Pe. Eduardo Fialho. Foi o 3º Vigário de Irauçuba de 1966 a 1977 e, posteriormente, cooperador do Pe. Manuel Lima e Silva, de Itapajé.
Quando vigário de Irauçuba, lá construiu a atual Igreja Matriz. Em 1970 foi nomeado por Dom Delgado, vigário de Assunção (Itapipoca). No ano de 1976, seis anos após ser vigário em Assunção, foi para Fortaleza, onde ocupou o cargo de Capelão da Escola de Aprendizes Marinheiros e também vigário do bairro Henrique Jorge.
Com a criação da Diocese de Itapipoca, seu primeiro Bispo, Dom Paulo Eduardo Almeida Ponte, o chamou para assumir o cargo de vigário (15º.) da Catedral de Itapipoca, no período de 1979 a 1982. No ano de 1981, divide seus trabalhos com a Paróquia de Assunção.
Em 1982, com o falecimento do vigário de Itapajé, Pe. Manuel Lima e Silva, Pe. Pascoal fica dando assistência provisória, assumindo depois o pastoreio como Vigário Titular, em dezembro de 1982. Padre Pascoal é sem dúvida, um homem determinado e grande “construtor de Igrejas”; construiu a de Santa Rita, no bairro de mesmo nome, a de São Pedro, no bairro Pedras Brancas, a de São Sebastião, no bairro Esmerino Gomes (Exposição), auxiliou na construção das capelas de Oiticica, Jorge e, ultimamente, a do bairro Bela Vista, sendo um dos principais torcedores para que fosse construída uma capela no bairro Ferros. Abaixo veremos algumas informações adicionais, sobre o “mais querido Pároco, de todos os tempos!
Já encaminhou diversos jovens ao seminário, entre eles os atuais padres: Arão Aldo, João Batista e muitos outros. Em junho de 1998, incentivou o jovem Joviniano, fazendo-o estagiar (morar) na Casa Paroquial. Com isso esperava, brevemente encaminhá-lo ao seminário. No entanto, após algum tempo esse jovem desiste da intenção de tornar-se padre.
Fica, no entanto, à certeza de que Padre Pascoal tenha sido o mais convincente incentivador de jovens ao Sacerdócio.
Também em 1988, já Vigário Geral da Diocese, deu ainda assistência a Paróquia de Uruburetama. Já foi Reitor do Seminário Menor João Paulo II, de Itapipoca, que também o construiu. É coordenador da Liturgia Diocesana e, durante dois anos, foi membro da C.R.C. – Renovação Carismática Cristã.
Padre Pascoal, atualmente – 2013 é Monsenhor. É filho do Sr. Manuel Osterne e D. Inês Rios, nasceu em 31 de julho de 1937. Foi batizado em 11 de setembro de 1937, foram seus padrinhos o Sr. Francisco Neves Osterne e Sra. Maria Giffony Rios. Dona Inês, sua mãe, com certeza merece os méritos de tê-lo encaminhado à vida religiosa, pois essa distinta senhora é católica fervorosa e pessoa de muito fino trato.
Foi ordenado Padre, como visto acima, em 15 de agosto de 1964, completou 25 anos de vida sacerdotal, Jubileu de Prata Sacerdotal, em 15 de agosto de 1989. Em junho de 1998, já conta 34 anos, como padre. Aproxima-se à data de seu Jubileu sacerdotal, no próxima ano de 2014.
Itapajé tem muito orgulho de “seu eterno” padre. Reconhece não ter o hábito de visitar mais amiúde de visitar seus amigos e paroquianos. Tem certeza, no entanto, de que é muito querido por esses. Conta entre seus amigos, com muitos “irmãos” de outras religiões.
Para a grande surpresa de toda comunidade, dia 4 de janeiro de 1999, recebemos, infelizmente, no primeiro momento, a notícia, dada por terceiros, de que Pe. Pascoal se transferiria para Uruburetama. De fato a notícia, triste mas, verdadeira, se confirmou, pois nesse mesmo dia, saiu de Itapajé.
Essa atitude, a princípio magoou muito seus amigos e, principalmente, aos seus parceiros de tantas lutas dentro das diversas Pastorais, por ele criadas. Dizia sempre que “ele tinha as idéias, os fiéis as executavam”.
A triste, porém verídica notícia, logo em seguida foi confirmada, Pe. Pascoal sairia de Itapajé, e isso espalhou-se, como um rastilho de pólvora! Ninguém acreditava ser verdadeira. Todos nós esperávamos de Pe. Pascoal, um comunicado, no mínimo, alguém indicado por ele o fizesse. Será que a comunidade, o seu rebanho, estaria exigido muito? Acho que não! Merecíamos receber o mínimo de atenção de quem amamos tanto, onde permaneceu por tanto tempo, desde 1982.
Foram 29 anos de uma convivência estável e harmoniosa com o povo de Itapajé. O maior motivo para surpresa, foi devido a forma brusca e inesperada de sua saída. Ninguém esperava seu desligamento de nossa Paróquia, principalmente devido a simpatia e respeito que gozava entre seus paroquianos.
Pe. Pascoal, durante as festas do padroeiro e em outras festividades, costumava dizer que a comunidade de Itapajé era muito solidária com os trabalhos da Paróquia, pois sempre se colocava em total disponibilidade para prestar quaisquer serviços que fossem necessários para o bom andamento dessas efemérides. 

Hoje, 31 de julho de 2013, entendemos os motivos que levaram a não despedir-se da comunidade. Com certeza,  Pe. Pascoal não suportaria uma despedida, de tantos amigos, conquistada com amor e carinho, sem muito sofrer. “Seus cabelos branco representam, para todos nós, seus amigos e eternos Paroquianos” e, especialmente para minha família: Ribamar, Socorro e Paulo Tadeu, a sabedoria, a paciência e a mansa humilde, por todos nós testemunhada.
Obrigado “Velho Padre”, por tudo que nos ensinastes, principalmente por ter conseguido conscientizar uma grande quantidade de leigos, para se integrarem à vida de nossa igreja. Sua persistência e determinação serviu-nos de exemplo e de bússola.

Receba um forte abraço de seus amigos e “Eternos Paroquianos de Itapajé”, nesse tão importante dia, para você, seus familiares e amigos.


Por hoje é o que tenho para contribuir, mesmo que modestamente, para um melhor conhecimento da História de Itapajé, Itapipoca, Uruburetama (e Ceará). Agradeço, em especial, a amiga Ana Maria Xavier e a amigo Juscelino Bomfim, além de muitos outros amigos que atenderam minha solicitação sobre o envio de informações e fotos, por e-mail e na internet. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza, 31 de julho de 2014. - (77º. aniversário natalício de Pascoal Rios Osterne -  Monsenhor Pascoal. Hoje se completam 28.124 dias do seu nascimento).

PENSE NISSO

"Grandes homens são os que fazem a diferença na vida de alguém. São os que sabem semear o jardim das afeições com as delicadas flores da atenção e da presença, nos momentos mais marcantes ou decisivos das suas existências".



FRASE DE HOJE

“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só”. Amyr Klink


Por hoje é só! Voltaremos em uma próxima oportunidade!

Ribamar Ramos
Fort. 31 de julho - Quinta feira
Boa dia / Bom noite!