quarta-feira, 13 de janeiro de 2016




Gostaria de registrar, como muito carinho, a data de aniversário de nascimento de Teófilo Ramos Neto - meu pai (Ribamar Ramos e mais 12 outros irmãos). Teofim, como era mais conhecido exerceu a nobre e magnânima missão de ajudar. Foi até a década de 1990, um dos principais farmacêuticos de Itapajé e região. Igual trabalho exerceu, também, em Taperuaba. Em nome da família, agradeço aos amigos (e Vereadores) de Itapajé, pelo reconhecimento de seu trabalho, dando seu nome a uma Rua em um importante bairro de ITAPAJÉ. Taperuaba, infelizmente, ainda não soube reconhecer os anos de dedicação ao "servir". Se vivo ainda estivesse, hoje Teófilo estaria completando 112 anos. Obrigado a todos. (* 13-01-1904 + 11-11-1998).

1928

1946

1988 



 1973

CERTIDÃO DE CASAMENTO 
TEÓFILO RAMOS NETO e MARIA BASTOS RAMOS
Em 27 de julho de 1929 


 27 de julho de 1929

1980 
1998

2012

Brevemente farei uma postagem completa, com uma detalhada biografia de Teófilo Ramos Neto. Por hoje, 13 de janeiro de 2016 é o que tenho, para contribuir com nossa História.


FONTES:
- Pequena Cronologia de Itapajé (e Taperuaba) - Ribamar Ramos
- Fotos: Arquivo Pessoal de Ribamar Ramos 
- Pesquisa: Ribamar Ramos 
- Agradecimento especial ao primo Rarison Mendes


Blog da História de Itapajé e Taperuaba:

www.taperuabace.blogspot.com.br 

FACEBOOK: Ribas Ramos

© Ribamar Ramos

JOSÉ RIBAMAR RAMOS

WWW.ITAPAGECE.BLOGSPOT.COM.BR 

WWW.TAPERUABA-CE.BLOGSPOT.COM.BR/

(FAZER CONTATO NO INBOX DO FACEBOOK)


Ribamar Ramos         
Boa noite / Bom dia!      
Fort.  13 de Janeiro de 2016
(Filho caçula (13º.) de Teófilo e Mariquinha

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ



FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 1 DE JANEIRO
(NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ)

EFEMÉRIDES SOCIAIS E CÍVICAS

RICARDO FORTE E LEILA DUTRA OLIVEIRA
1 de janeiro de 1995 – Domingo - Unem-se em matrimônio, os jovens Ricardo Forte e Leila Dutra Oliveira, ele filho de Luís Forte da Silva e Maria Júlia Mesquita da Silva e ela filha de Raimundo Alves de Oliveira - (Dico Antunino) e Maria Lila Dutra de Oliveira. A cerimônia foi celebrada no Patronato São José, receberam amigos e familiares.
  



BATISTA BRAGA E ELIHU LIRA
 1 de janeiro de 1997 – Quarta feira. Tomam posse o prefeito municipal de Itapajé e seu vice, Batista Braga e Elihu. Nessa mesma data tomam posse também, os vereadores eleitos.

 


ITAPAJÉ F.C.
1 de janeiro de 1998 – Quinta feira. “Fundação do Itapajé Futebol Clube. ITAPAJÉ F.C. -Endereço: Rua Teixeira Pinto s/n  - Centro - CEP 62600-000 Itapajé / CE. Estádio Municipal Raimundo Vieira Filho (Vieirão) – capacidade 3000 expectadores. Títulos: Campeão Cearense da Segunda Divisão 2000. Uniforme: Camisa Azul com detalhes em branco, calção azul e meias azuis. Apelido: Galo da Serra. Novidade no Itapajé 2003 - O time do Itapajé terá como principal novidade o volante Galo, de apenas 17 anos, que surgiu nas categorias de base do clube. Erivélton; Jairan, Marcone, Eridon e Helinho; Pantera, Galo, Sorin e Romildo; Mário Jorge - (Paulão) e Perivaldo. Técnico: Ney Elói. Em 2002, o grupo tem jogadores conhecidos como Jaime (ex-Guarany, Ferroviário, Ceará e Fortaleza) e Glayson (ex-Fortaleza e Ferroviário). O time conta ainda com o zagueiro Eridon (ex-Ceará), o lateral-esquerdo Clayton (ex-Fortaleza), o meio-campo Polozzi (ex-Itapipoca e Fortaleza) e o atacante Lalá (ex-Guarany). O Itapajé é do técnico Ney Elói. EB: Jonas; Jaime, Zé Carlos, Eridon e Clayton; Gledstone, Marcone, Jairan e Polozzi; Lalá e Glayson. Em 2001 o Itapajé faz a sua estréia na 1ª Divisão do Campeonato Cearense. O time foi campeão da 2ª Divisão no ano passado e espera fazer uma boa campanha na elite do futebol cearense. Para isso, contratou Josué Castro, ex-craque alvinegro, para comandar o time. Batista; Sílvio César (Almir), Valnir, João Neto e Fabrício; Júnior Umirim (Gladstone), Silvan, Narcísio e Sílvio Cesar; Cici e Mamá. Técnico: Josué Castro. Primeira Divisão: 2001 a 2003. Segunda Divisão: 1998 a 2000 e 2004. (O Povo - http://www.arquivodeclubes.com/ce/Itapajé.htm)




Padre ALDO TEIXEIRA BRAGA
1 de janeiro de 1999 – Sexta feira - Pe. Aldo Teixeira Braga, assume a Paróquia São Francisco de Assis, em substituição a Pe. Pascoal Rios Osterne, transferido para Uruburetama. Permanece exercendo a função até dia 11/03/1999, quando assumiu, dia 12 de março, como pároco, Pe. Francisco Marques Mota.



PROJETO ABC SYDNEY CUNHA ROCHA
1 de janeiro de 1999 – Sábado. Inauguração do Projeto ABC Sydney Cunha Rocha – (adm. Batista Braga).




 

 FELIZ ANO NOVO!




 FRASES DO DIA

“A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira” - (Leon Tolstoi)

"Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo."  André Gilde 

“Antes que  o ´Deserto´ me vença, continuarei a teimar em tentar resgatar a história de Itapajé, mesmo que timidamente!” – Ribamar Ramos. 


Por hoje, 1 de janeiro de 2016 - Domingo - É o que tenho para contribuir, mesmo que modestamente, para um melhor conhecimento de nossa Rica História. Na nossa "Viagem" de hoje fazemos um retorno, a um passado recente, na história e vida de alguns filhos ilustres de Itapajé. Acreditem! É possível tornar a História de Itapajé mais conhecida, principalmente por seus filhos, a fim de mostrá-la ao mundo! Basta não desistir!!!". (Ribamar Ramos). 


FONTES:
- Pequena Cronologia de Itapajé - Ribamar Ramos
- A Genealogia de Itapajé - Hélio Pinto
- Fotos: Arquivo Pessoal de Ribamar Ramos 
- Fotos da Internet
- Pesquisa: Ribamar Ramos 


Blog da História de Itapajé – www.itapagece.blogspot.com.br  
FACEBOOK: Ribas Ramos

© Ribamar Ramos

JOSÉ RIBAMAR RAMOS

WWW.ITAPAGECE.BLOGSPOT.COM.BR 

WWW.TAPERUABA-CE.BLOGSPOT.COM.BR/

(FAZER CONTATO NO INBOX DO FACEBOOK)


Ribamar Ramos         
Boa noite / Bom dia!      
Fort.  1 de Janeiro de 2016