sábado, 3 de novembro de 2012

PEDRA DOS OSSOS
O extermínio de inocentes

HISTÓRIA DE ITAPAJÉ




PEDRA DOS OSSOS
O extermínio de inocentes

.... O Cabra Honorato, servil empregado do sanguinário Coronel João,  retorna do acampamento improvisado dos retirantes, uma furna no interior de uma  enorme rocha, cujo formato de uma abóboda enorme, caprichosamente esculpida pela natureza, que servia de abrigo à família. O Coronel indaga sobre a situação: "Tudo tranqüilo! ", responde friamente Honorato, tudo indica que foram eles mesmos que roubaram o seu garrote e o cavalo
O Coronel assevera com rancor: "Tá na hora desses infelizes ciganos me pagarem pela furto do boi e do cavalo que roubaram!", vocifera com voz gutural – fúnebre, lúgubre. Parecia o diabo em pessoa. Honorato pergunta: "vamos assustar ou matar tudim!". Novamente, grunhindo e mostrando um sorriso sarcástico o diabo fala: "Não! vamos mandá-los para o inferno! Os maltrapilhos serviçais auxiliares de Honorato falaram: "Sim Senhor! ".
Após este ligeiro diálogo, Coronel João Lopes, acompanhado de seus fâmulos, manda seus jagunços recolherem arbustos secos e depositarem na entrada daquela moradia improvisada, onde uma família dormia o pesado sono dos desafortunados. Para se protegerem de animais selvagens, principalmente onças, mantinham, sem pré no período noturno, uma fogueira, a fim de afugentar esses possíveis predadores.
 Uma tocha é acesa pelo Coronel na fogueira - as mesmas chamas que eram utilizadas para os salvarem das feras, agora serviriam para tirar-lhes às vidas. Assim, os servis jagunços do Coronel, após amontoarem uma grande quantidade de madeira e folhas secas. Por causa do vento que soprava para o interior da caverna, uma grande labareda ocupou rapidamente aquele pequeno cômodo, que servia de residência para os infelizes retirantes. O fogo não mais servira para protegê-los, mas sim, agora, para tirar-lhe à vida!....



Brevemente farei um texto com maiores detalhes sobre esse triste episódio, ocorrido, possivelmente no ano de 1915, sobre esse assassinato em massa de uma família de vítimas da triste realidade das secas, fenômenos costumeiros em nossa região e da intolerância de um fazendeiro prepotente e cruel. Até lá.











Ribamar Ramos
Boa noite / bom dia
Fortaleza/Itapajé
3 de novembro de 2012
(Postagem atualizada em 3 de setembro 2016) 



FRASE DO DIA

“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância”. Dalai Lama.


FOTOS DA PEDRA DOS OSSOS



























Brevemente continuaremos com um texto mais detalhado, sobre os assassinatos da Pedra dos Ossos, na região de Chapada - (Baixa Grande - Itapajé - CE.)

Ribas Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário