quarta-feira, 19 de dezembro de 2012



GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES
Em Itapajé

Padre Paulo Ferreira de Almeida Paulo, 10.º vigário da Paróquia São Francisco de Assis, tomou posse em 1 de março de 1941. Nova vida tomaram às Associações Religiosas com seu paroquiato, tornando-se rapidamente muito querido de seus paroquianos. Voltou sua atenção para o florescimento das capelas, onde a vida espiritual tornou-se intensa. Grande ainda é ainda hoje, o círculo de seus admiradores, em Itapajé.
Vigário da Paróquia de Itapajé de 1941 a 1949 tinha um amor imenso por Nossa Senhora e quis semear entre seus paroquianos a devoção à “mãe de Jesus”, construindo um rústico santuário de pedras para abrigar à imagem da mãe da humanidade.
Na tarde do dia 15 de agosto de 1944 – Terça feira, finalmente, depois de muito trabalho, foi inaugurada a Gruta de N. S. de Lourdes. Com grande procissão as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernardete, para serem fixadas no altar previamente construído.
A gruta Nossa Senhora de Lourdes, como ainda hoje é conhecida, está situada sobre um pequeno morro, em terreno doado por familiares de D. Venusta Bastos, antigamente denominado de Sítio Niterói, próximo a Radio Guanacés de Itapajé.
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é ainda hoje ponto de romaria e peregrinação. No mês de junho de 1990, aconteceu um fato muito desagradável que muito entristeceu toda à comunidade católica itapajeense, devota de N. S. de Lourdes. Um psicopata quebrou a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Com grande esforço o Círculo Bíblico, adquiriu uma nova imagem, a existente atualmente. Ressalve-se aqui a grande dedicação e zelo dos componentes do Círculo Bíblico local, no sentido de manter a grutinha em perfeitas condições.
No final da década de 1990, o Casal Mário Henrique Aragão e sua esposa Celeste, muito contribuíram para o crescimento e conservação do espaço físico da Grutinha. Destaquem-se também o árduo e dedicado trabalho das Irmãs Cordimarianas de Itapajé. Destaque especial deve-se dar a Irmã Luzia e a Srta. Aparecida Cunha
A festa de Nossa Senhora de Lourdes é comemorada no mês de agosto, com animadíssimo Novenário, encerando-se normalmente no dia 6. O trabalho dedicado da equipe do Círculo Bíblico merece à admiração e respeito de todos os Itapajeenses.
  

CONHEÇA NOSSA SENHORA DE LOURDES

                                                     Nossa Senhora de Lourdes

“Lourdes é uma pequena cidade localizada ao sul da França, encantadora por suas belezas naturais e inesquecíveis por suas manifestações sobrenaturais.
Um dos maiores santuários marianos do mundo encontra-se em Lourdes. Lá, os corações batem mais fortemente, as línguas emudecem diante de um espetáculo de fé e devoção. Em Lourdes, todos os peregrinos falam e entendem o mesmo dialeto: o dialeto terno e melodioso dos cantos e das orações.
Presencia-se um espetáculo de solidariedade incomparável. Jovens voluntários de toda a Europa trabalham em Lourdes atendendo aos doentes que chegam a todo instante. Os doentes e enfermos são transportados em macas e cadeiras-de-roda até os locais das celebrações e também para os banhos nas piscinas de águas milagrosas.
Lourdes é um daqueles lugares impossível de descrever, pois cada peregrino, cada visitante tem uma experiência diferente com Deus.

AS APARIÇÕES A BERNADETE

Bernadete Soubirous, jovem camponesa, pobre, analfabeta e muito doente, era de uma simplicidade sem igual, de uma pureza transparente e de um coração extremamente generoso, virtudes essas que em tudo expressam a preferência de Deus.
Era o dia 11 de fevereiro de 1858, no rigor do inverno dos Altos Pirineus, aldeia de Lourdes, quando Bernadete, sua irmã e uma amiga, saíram por buscar lenha para aquecer o pequeno casebre onde moravam e também para cozinhar a pobre refeição noturna de que dispunham.
Ao passar diante da Gruta de Massabiele, ouviu um barulho como se fosse a rajada de um vento forte. Olhando para cima, viu uma senhora de grande beleza, envolta por um deslumbrante resplendor. A bela senhora estava de pé, trajando um vestido branco que lhe cobria até aos pés. Tinha na cintura uma faixa azul, seus pés estavam ornados de rosas e segurava um belíssimo rosário por entre as mãos.
A pequena Bernadete caiu de joelhos extasiada, tirou o seu modesto avental o terço e começou a rezá-lo. Quando acabou de rezar a última Ave-Maria, a bela senhora desapareceu. Como detalhe, vale lembrar de que a Virgem acompanhou as orações de Bernadete e na hora de rezar o Glória, Nossa Senhora inclina a cabeça em reverência à Santíssima Trindade.
A bela senhora reaparece no mesmo lugar da Gruta de Massabiele, à margem do rio Gave, dois dias depois e também não fala nada. Na terceira aparição, Bernadete oferece à Virgem um papel e uma pena, dizendo-lhe: “Quer ter a bondade de por seu nome por escrito?”; Nossa Senhora responde: “Não é necessário”, e lhe faz um convite: “Queres ter a gentileza de vir aqui durante 15 dias?”. Depois disse a Bernadete: “Não te prometo fazer feliz neste mundo, mas sim no outro”.
Na aparição do dia 19, os demônios começaram a gemer e uivar de um modo terrível, ao que Maria apenas levantou a cabeça e as vozes cessaram. Na sexta aparição, Nossa Senhora diz: “Rezai a Deus pelos pecadores”. Na sétima e na oitava, repete por três vezes: “Penitência”... Na nona aparição, Bernadete cava a terra com as mãos, bebe aquela água lodosa, come das ervas amargas (obs.: no local onde Bernadete cavou, nasceu a fonte milagrosa das águas de Lourdes). Na décima aparição, Nossa Senhora diz: “Ide beijar a terra em sinal de penitência pelos pecadores”. Nos 11º e 12º dias, a multidão imita Bernadete nos sinais de penitência pelos pecadores. No 13º, diz a Bernadete: “Vai dizer aos sacerdotes que se venha aqui em procissão e que se construa uma capela”. No dia 25 de março de 1858, diz: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Apareceu ainda duas vezes e depois não falou mais nada.
Nossa Senhora falou pouco, porém o essencial: Rezar principalmente o Rosário, fazer penitência pela conversão dos pecadores.
E assim nossa Mãe nos deixa, mais uma vez, a mensagem do amor de Deus e a sua preocupação em nos reconduzir ao coração de seu filho Jesus através da oração e da penitência.
Bendita és Tu, Minha Senhora e Minha Mãe, pois se por Ti nos veio o Salvador do mundo, Jesus, é por Ti que nós também iremos a Ele e com Ele viveremos na Glória de Deus. Amém!”.









Ribamar Ramos
Por hoje é so!
Fortaleza - 19/12/2012

2 comentários:

  1. # Participamos da inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Itapajé...eu e minhas amiguinhas da "Milícia Angélica".
    - Excelente Ribas Ramos!

    ResponderExcluir