terça-feira, 8 de outubro de 2013


THEOPHITA BASTOS CARNEIRO


TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

("Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo").


PRINCIPAIS DATAS

1887  -  2 de novembro – Quarta feira. Nasceu  Theophita ... veja informações abaixo.

1907  -  31 de janeiro. Quinta feira. Padre Catão Porfírio Sampaio celebra o casamento de ARISTÓTELES ALVES CARNEIRO E THEOPHITA BASTOS, na Igreja de São Francisco de Assis, em São Francisco.  

CONHECENDO THEOPHITA BASTOS CARNEIRO

THEOPHITA BASTOS CARNEIRO era natural de Itapipoca, nascida em 2 de novembro de 1887. Seus pais eram ANTÔNIO SEVERIANO BASTOS FILHO E HONORATA CÂNDIDA DE LIMA BASTOS. Seus primeiros estudos fez com professores particulares e pessoas da família. Aos 11 anos de idade se muda para São Francisco e passaram a morar no Sitio Niterói. Continua seus estudos básico e já moça feita, conhece o simpático Aristóteles Carneiro,  com quem passa a namorar. 
O pedido de casamento foi feito aos pais de Theophita, levando em consideração as qualidades morais de Aristóteles, prontamente aceito pelos pais da jovem. 
Em 31 de janeiro de 1907, casam-se. A Igreja Matriz de São Francisco foi pequena, em virtude das pessoas que procuraram assistir a esse tão significativo acontecimento social. O reverendo Mons. Catão Porfírio Sampaio oficiou a solenidade. Serviram de testemunhas o Dr. João Martinho Ferreira Gomes, Maria de Lourdes Alves, Francisco de Assis Bastos e Antônia Aurora Bastos. 
Após o casamento todos seguiram para a casa dos pais da nubente, no Sitio Niterói, onde, depois de um lauto banquete e à noite, uma festa dançante, que chegou à manhã do dia seguinte.

PASSADOS 50 ANOS....

1957  - 31 de janeiro – Quinta feira. ARISTÓTELES ALVES CARNEIRO e THEOPHITA BASTOS CARNEIRO comemoram Bodas de Ouro (50 anos de casamento). Na oportunidade, durante um programa radiofônico, transmitido pela Ceará Rádio Clube, eram-lhe desejados votos de felicidades, com a presença dos homenageados, no auditório da Ceará Rádio Clube de Fortaleza, pelo locutor apresentador, Narcélio Lima Verde e equipe de Rádio-atores. Vale salientar que a Ceará Rádio Clube, quando queria homenagear pessoas ilustres, como no caso, o casal Aristóteles e Theophita - (essa é a forma correta, conforme título de eleitor da mesma), com um “Rádio-teatro”, fazendo um resumo (teatral) de suas biografias. 
Tenho (também, uma cópia (Xerox) desse documento – de 10 páginas, que brevemente divulgarei no blog). Esse programa foi retransmitido pelas Amplificadoras Royal – de Francisco Moreira de Sousa e pelo Serviço de Amplificadoras São Francisco -  mantido pela Paróquia de São Francisco de Assis. Também em Itapajé foram solenizadas diversas outras homenagens, inclusive, celebrada a Santa Missa, Ação de Graças pela efeméride, agora, celebrada pelo Padre Manuel Lima e Silva.
Um fato bem curioso, vocês devem ter notado: Todas as datas caem em um dia de QUINTA FEIRA. Em certa oportunidade, perguntei ao Senhor Ossean Gomes (Raimundo Gentil Ferreira Gomes – que brevemente será homenageado com uma postagem no blog), qual a razão das principais efemérides “dos tempos antigos” serem celebradas às quintas feira. A resposta foi: “Primeiro uma tossidinha, depois à resposta: Naquele tempo, toda quinta feira era feriado religioso”.
Por hoje é o que tenho, para um maior conhecimento de nossa história. Até uma próxima oportunidade! Ribamar Ramos – Fortaleza 8 de outubro de 2013 – Terça feira.



Ribamar Ramos
Fort 8 out 2013
Boa noite / Bom dia






Nenhum comentário:

Postar um comentário