sábado, 20 de fevereiro de 2016

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ


PERSONAGENS ILUSTRES e POPULARES DE ITAPAJÉ

JOÃO MARQUES
(MESTRE JOÃO)

 


JOÃO MARQUES - (MESTRE JOÃO)

JOÃO MARQUES - MESTRE JOÃO – nasceu em 15 de setembro de 1902 e faleceu em 4 de agosto de 1996. Casado com Dona Raimunda Marques, nascida em 10 de fevereiro de 1910 e falecida em abril 1984.


         “Mestre João” chegou a Itapajé, como ferreiro, realizando os mais variados serviços: “Batedor de ferros agrícolas”, trabalhando com forja. Tornou-se um “Pau pra tudo”, transformando-se por fim em competente mecânico de carros, e depois, de máquinas industriais. 
              Prestava seus serviços à Usina Gomes, recebendo todo o apoio do senhor João Ferreira Gomes, fundador de Usina Gomes – empresa especializada em beneficiamento de algodão, até final da década de 1990.
            Reconhecendo a capacidade do jovem João Marques, cedo identificou nele um excelente mecânico, dando-lhe oportunidade para que desenvolvesse sua capacidade operacional.
        Exemplo de homem honesto, trabalhador e bom pai de família, os filhos seguiram-lhe os passos, como excelentes mecânicos e competentes Professores e Pedagogas.
        Dona Raimunda recebeu homenagem da municipalidade, denominando de "Raimunda Marques" um largo na cidade, bem na zona central, conforme Lei Municipal n.º  1076 -  de 3 de maio de 1985: 
Transcrição da Lei Lei Municipal n.º 1076 -  de 3 de maio de 1985:  Dá denominação a Praça Raimunda Marques. A seguir cópia, na íntegra, da referida lei. 

“Dispõe sobre a denominação da nova Pracinha ligada a Av. Tico Gomes. – Faço saber que a Câmara Municipal de Itapajé, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: - Art. 1.º - A Pracinha existente na nova Avenida Tico Gomes, estará assim denominada: A Praça localizada ao lado da nova Avenida chamar-se à Pracinha Dona Raimunda Marques. Art. 2.º - Esta Lei entrará em  vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. JUSTIFICATIVA – Justifica-se o referido Projeto, tendo em vista a condição da POST-MORTEM, dedicada mãe de família. Ressalte-se ainda que era mãe do Ex Veriador FRANCISCO VALDELY MARQUES - conhecido na intimidade por DEDÉ, e que teve destacada atuação nesta CASA DO POVO. Paço da Prefeitura Municipal de Itapajé, em 03 de maio de 1985. RAIMUNDO VIEIRA NETO - Prefeito Municipal". 



          Da união do casal João e Raimunda originou uma excelente e tradicional família, com destaque em muitas áreas de diversas atividades, em especial, na área da educação.

FILHOS DO CASAL:

- WALMIR MARQUES, conhecido como Chato, era exímio mecânico. Faleceu em acidente de carro.
- WALDENIR MARQUES.
- FRANCISCO WALDELI MARQUES - (Dedé), o mais atuante da família, era proprietário de uma casa de peças, em pré­dio próprio, onde atendia a todos com a maior presteza, inclusive os serviços mecânicos que se fizessem necessá­rios. Foi Vereador pela legenda PMDB. Quando jovem, pedalou por 170 horas seguidas uma bibicleta, numa singular demonstração de resistência física e controle emocional. Morreu assassinado em crime, ainda envolto em mistério.
-  Waldizar Marques, também era mecânico.
-  Ione Marques;
-  Ivone Marques;
-  Ivanda Marques;
-  Irani Marques e
-  Ivanira Marques.



Pesquisando na Internet encontrei esse artigo sobre esse Motor “FAIRBANKS MORSE”, que o competente mecânico Mestre João Marques era o responsável, pela manutenção, de um motor de igual modelo.
(Fontes de pesquisas - identificadas abaixo)

Foto: Internet - Motor Fair  - Texto foto:
 http://autovideos.com.br/inacreditavel-75-anos-antigo-raro-motor-diesel-fairbanks-morse-ainda-funciona-forca/
Para ver essa fantástica máquina funcionando - copiar e colar a linha - URL - acima, em seu navegador.


“INACREDITÁVEL! MESMO COM 75 ANOS, ANTIGO E RARO MOTOR DIESEL “FAIRBANKS MORSE” AINDA FUNCIONA COM FORÇA!”

“Esse motor funciona como música para nossos ouvidos (pelo menos se você não liga para a fumaça). Estamos falando deste incrível e raro motor Fairbanks Morse Model 32D Stationary, de 1936. Basta observar para perceber que se trata de uma máquina super clássica. Com 6 cilindros, foi fabricado pela Fairbanks Morse & Company, empresa com origem em 1832 e fundada por Thaddeus Fairbanks.

É interessante lembrar que os motores estacionários diesel da Fairbanks Morse, modelo 32D, foram produzidos para os serviços realizados nas centrais elétricas, nas estações de bombeamento e também nas fábricas, entre outras possibilidades de uso. Historicamente, foram considerados muito confiáveis e com pouca manutenção, inclusive por conta de sua construção em ferro fundido.

Agora melhor do que saber a história, é ver essa máquina incrível em funcionamento. O vídeo foi gravado no Pottsville Historical Museum, perto de Merlin, no Oregon, nos Estados Unidos. Veja só como é curioso e o som é espetacular. Confira agora, até porque mais de 11 milhões de pessoas já ficaram impressionadas assistindo a essas imagens”.




                               PENSAMENTOS DO DIA

“Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de gênios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, onipotentes. O slogan "não desista" já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana.” – Calvin Coolidge

.x.x.x.x.x.x.x.

 “NÃO FOMOS, NÃO SOMOS, E NUNCA SEREMOS ESQUECIDOS”
"NON FUIMOS, NON SUMUS, ET QUI NUNQUAM OBLITI ERIMUS"
(Ten. Cel. João Paulino de Barros Leal - Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, período 1887-1888).

.x.x.x.x.x.x.x.

"Que nada de falso seja dito, nada de verdadeiro seja omitido, nada de suspeito seja escrito e nada seja simulado". Cícero.


Ribamar Ramos       
Fortaleza 20 de fevereiro de 2016
BOA NOITE / BOM DIA.

"Acredite! É possível tornar Itapajé e sua história mais conhecida, principalmente por e para seus filhos!  Basta não desistir!!!" Ribamar Ramos.



Fontes de Pesquisas:

-  Anotações diversas e pesquisas: Ribamar Ramos 

- Fotos de Ribamar Ramos e postadas na Internet.

- Texto baseado no resumo biográfico do livro: A Genealogia de Itapajé - Hélio Pinto - 2010 (páginas 240/41) e informações de Ribamar Ramos.

- Motor Fair  - Texto foto: http://autovideos.com.br/inacreditavel-75-anos-antigo-raro-motor-diesel-fairbanks-morse-ainda-funciona-forca/

- Pequena Cronologia de Itapajé - Ribamar Ramos (Talvez um dia seja editado!).


Um comentário:

  1. Olá Sr. Ribamar, gosto muito do seu blog, o senhor é o único que mostra a história de itapajé e seus filhos ilustres e também pessoas simples da nossa terra,Parabéns.gostaria de pedir uma orientação ao senhor.por favor me envie seu e-mail. Contato diegofitzgerald111@gmail.com

    ResponderExcluir