terça-feira, 5 de junho de 2012


VALDEMIRA OLIVEIRA MARCELO
13/07/1929 – 29/06/2011

Valdemira Oliveira Marcelo nasceu em 13 de julho de 1929. Figura das mais conhecidas em Itapajé, filha de Vicente Marcelo da Silva e Ana Marcelo de Oliveira, ambos oriundos de Itacolomy, no município de Uruburetama. Além de Valdemira, mais quatro irmãos: Aristóteles, Isaias, João e José, e alguns sobrinhos.
 Em 1970, atendendo ao pedido de Dona Chiquinha Rocha, mulher de Raimundo Rocha, passou a participar da equipe que recolhia as ofertas, durante as missas, nas manhãs de domingos. Sua missão era entregar e posteriormente receber os envelopes com as esmolas.
Certa vez, sugere a sua madrinha, Dona Chiquinha, que permitisse que fosse um pouco mais objetiva na abordagem aos fiéis, no sentido de ver melhorar a arrecadação. Por achar que esse gesto deveria ser espontâneo, Dona Chiquinha afasta-a da equipe.
Pouco tempo depois, apela ao vigário da Paróquia, Padre Manuel Lima, a fim de que o mesmo permitisse que agisse independentemente da equipe comandado por Dona Chiquinha. Padre Lima, bondoso e tolerante, acata seu pedido. Em troca foi-lhe permitido uma “pequena” participação no que viesse a arrecadar. Ela própria decidia a quantia destinada a si.
Dali para frente o empenho de Valdemira agigantou-se, dado a nova condição da “participação no apurado”.
Quando a fotografei, em pleno exercício da função de arrecadadora independente, aproveitei para conhecer um pouquinho mais, aquela figura tão dedicada à Igreja.
Valdemira me confidenciou que teria sido afastada da equipe por fuxico de algumas “Senhoras de Fitas”, disse-me isso, segundo suas próprias palavras, “de algumas senhoras que usam fitas – aqui deixou transparecer que seriam às senhoras de Congregações Religiosas ou outros Serviços da Igreja, “que teriam sugerido ao Pe. Lima que não mais aceitasse sua cooperação, pois duvidavam de sua honestidade”. Com essa mágoa ficou pelo resto da vida. No entanto, continuou a dedicar-se com boa vontade. Prevaleceu sua determinação.
Segundo a mesma, apesar do falecimento de Padre Lima, em 26 de abril de 1982, o novo Padre que o substituiu, interinamente ratificou o acordo. Quando Pe. Pascoal Rios Osterne, assume em definitivo a Paróquia, mais uma vez, o acordo foi mantido.
Mesmo após se aposentar continuou seu trabalho de arrecadadora de oferta, só sendo interrompido, depois de 41 anos, quando de seu falecimento em 29 de junho de 2011.

Ribamar Ramos
5 de junho de 2012
Boa noite / Bom dia!

  


FRASE DO DIA

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”.Ayrton Senna



Nenhum comentário:

Postar um comentário