domingo, 26 de agosto de 2012

Domingo, dia de descanso? Não! Pelo contrário, para alguns, dia de reflexão! Hoje vou transcrever uma das máximas do "velho" e "atual" Sócrates! Acredito ser a mais coerente expressão do momento em que a linda, acolhedora e progressiva cidade Itapajé vivencia!. 
Os amigos deste Blog devem ter notado Que NUNCA, em momento algum deixei de "honrar" meu compromisso com à História de Itapajé, assim, sempre farei!". O fato de provocar "O poster" no blog de Itapajé, foi o fato de ser eu, "convocado - até forçado" - para ´arrumar, dar uma organização mínima ao meu ´cafofo´, somente visitado pela minha amada, /socorro Dutra, no máximo por duas vezes ao mês!. Inicialmente, ou forçosamente, obedeci a determinada e opressora ordem. Iniciei a difícil missão exigida.
Fico feliz em ter encontrado um texto, que aqui reproduzo, em sua íntegra. Agradeço a Dona Socorro, pela determinação e ´ordem´. Na bagunça reinante no mesmo, encontrei um documento que me chamou à atenção!  Fico feliz por haver encontrado um impresso em que relatava à estória do velho Sócrates, não o jogador, também um sábio, no exercício da profissão de futebolista. O texto resgatado é de Sócrates - Filósofo e Sábio grego. vejam abaixo: 

O VELHO E SEMPRE  ATUAL... SÓCRATES

Certo dia, alguém veio ao encontro de Sócrates para falar-lhe de um
amigo. E começou dizendo: "Imagine, Sócrates, o que seu amigo fez. Preciso
contar-lhe antes que você saiba pelos outros."
"Pára", disse-lhe Sócrates. "O que você quer me comunicar já passou
pelo crivo das três peneiras?"
"Que três peneiras são essas, o que elas têm a ver com aquilo que
quero dizer-lhe?"
Sócrates então, propôs passar aquilo que o interlocutor queria contar
pela primeira peneira: A DA VERDADE.
"Vamos ver se passa pela primeira. Você averiguou, se tudo o que você
quer dizer corresponde à verdade? Está comprovado? É verdadeiro?"
"Não, respondeu o outro. "Eu só ouvi dizer. O pessoal disse..."
"Você só ouviu dizer? "Espantou-se Sócrates. Mas agora vamos ver a
segunda peneira: A DA BONDADE, continuou o filósofo: "Aquilo que você quer
me contar - e que não foi comprovado ainda - ao menos é BOM?
"Bom não é. Pelo contrário. Ele fez...! "Então, retrucou
imediatamente Sócrates, aquilo que não é comprovado e nem bom. Vamos por
último ver se ao menos passa pela terceira peneira: A DA NECESSIDADE. Será
que aquilo que te preocupas é tão necessário?"
"Necessário também não é", disse o outro, "mas..."
Sócrates sorriu sabiamente e disse: "Se aquilo que você quer contar a
respeito de meu amigo não é VERDADE, nem BOM e muito menos
NECESSÁRIO, então enterre e esqueça para que não ENVENENE a mim
e a você mesmo." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário