terça-feira, 23 de julho de 2013

SAID GONÇALVES DA CRUZ FONSECA


SÉRIE: FILHOS ILUSTRES - Aniversariante do dia 23 de julho de 2013.


23 de  julho de 1965 – Sexta feira. Nessa data nasceu SAID GONÇALVES DA CRUZ FONSECA, filho de Manoel Barreto da Fonseca e Josefa Gonçalves Fonseca - Zefinha, forma carinhosa como era conhecida. Inicialmente vamos conhecer, um pouco mais, seus pais: Manoel e Zefinha.
Manoel Barreto da Fonseca era filho de: José Rodrigues da Fonseca - 11/02/1886 -11/02/1969 e Joana Barreto da Fonseca - 27/05/1897- 23/05/1979, dessa união nasceram, além de Manoel, os seguintes irmãos: João, José, Raimundo, Gerardo, Lourdes, Francisca, Nelta, Maria e Luizinha, todos se assinando com Barreto da Fonseca.
Casou-se em 31 de agosto de 1964, com Josefa Gonçalves Fonseca, filha de Raimundo Alves da Cruz e Alzira Alves da Cruz.
Da união com Zefinha, tiveram 6 filhos: Said Gonçalves da Cruz Fonseca, nascido em 23 de julho de 1965, casado com Eugenia Castro (dois filhos: Paulo Said e Jessica); Helena Kelly; Flábia; Dennys; Manoel Barreto da Fonseca Júnior e Paulo de Tarso.
Agricultor de origem, desde cedo Manoel dedicou-se aos trabalhos na roça. Seu desejo era estudar e fazer carreira profissional fora da agricultura, por isso logo cedo começou aplicando injeção, sua habilidade nesse serviço logo o tornou conhecido como homem de “mão boa” para aplicar injeção.
Curioso e muito inteligente, sempre que dispunha de tempo, encostava-se em uma farmácia e procurava ler atentamente as bulas dos medicamentos. Trabalhou em algumas farmácias de Itapajé. Assim, com o tempo, veio a estabelecer-se por conta própria, abrindo uma farmácia de sua propriedade.
Assim consolidou sua condição de farmacêutico competente e criterioso, fato que veio a lhe fazer gozar de muito credibilidade e respeito, junta às camadas mais carentes da população. As camadas sociais mais elevadas também lhe dedicam muito carinho de respeito.
Voltemos ao nosso homenageado de hoje: Said Fonseca. Iniciou seus estudos, aqui mesmo em Itapajé. Sempre muito dedicado, logo se transfere para Fortaleza, a fim de iniciar os estudos que o levariam a se transformar em um competentíssimo Farmacêutico.
Quando, no ano de 1984, final do ano, ao concluir seus estudos, forma-se em Farmácia, atividade que o transformou-o em uma das maiores autoridades nessa atividade.  A imprensa local, representada pela FOLHA DE ITAPAJÉ fez referência a Said e aos demais “Doutorandos” da Universidade Federal do Ceará. Vejamos abaixo, a transcrição daquele importante veículo de comunicação local:

FOLHA DE ITAPAJÉ - Ano II – Novembro/Dezembro 1984 – N.º 12 – por Paulo Vieira
“ITAPAJEENSES COLAM GRAU NA UNIVERSIDADE”.

“Dentre os doutorandos da Universidade deste ano de 1984 estão os Itapajeenses, Idervaldo Rodrigues Rocha, Direito, filho de Expedito Gomes Rocha e Zilmar Rodrigues Rocha; Agenor Albano dos Santos, Agronomia, filho de Manuel dos Santos Castro e Maria Albano dos Santos; Cristina Rocha, Terapia Ocupacional, filha de Sidney Cunha Rocha e Ritinha Rocha; Semíramis Rocha Vieira, Psicologia Médica, filha de Dr. Edmar Teixeira Vieira e Eunice Rocha Vieira; Sílvia Ferreira Gomes Araújo, Letras, filha de Raimundo Gomes Rodrigues e Míriam Rodrigues Gomes; Raimundo de Araújo Bastos Júnior, Medicina, fi­lho de José Jauro de Araújo Bastos e Rosa Maria Chaves; Said Gonçalves da Cruz Fonseca, Farmácia, Filho de Manuel Barreto da Fonseca e Josefa Gonçalves da Cruz Fonseca; Eva Marques Falcão, Enfermagem, filha de Pedro Cavalcante Falcão (Pastor), e Iolanda Marques Falcão. Honorina Pinheiro Bastos, Assistente So­cia1, filha de Ezequias Bastos e Maria Pi­nheiro Bastos: O Dr. Idervaldo Rodrigues Rocha, que antes mesmo de se formar já vinha exercendo a profissão, como estagiário e é nosso redator de Folha de Itapajé. Said Fonseca é o mais jovem concludente da Universidade, com 19 anos de idade.
Said Gonçalves da Cruz Fonseca, (MSc) é “Graduado em farmácia industrial pelo curso de farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), (1984) mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professor de tecnologia farmacêutica no curso de farmácia da UFC (1995-2001). Atualmente é professor de farmacotécnica da UFC, presta assessoria no desenvolvimento de produtos para indústrias farmacêuticas, é professor no curso de especialização em farmácia hospitalar da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e docente no Curso de Pós-Graduação – Especialização Profissionalizante em Manipulação Magistral Alopática d o Instituto Racine”.
“Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1984), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1986) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Desenvolvimento Galênico, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade, Farmacotécnica, Fitoterápicos”.
Os que têm o privilégio do convívio com Said Fonseca sabem quanto é afável e gentil para com todos. Em meu nome, Ribamar Ramos (Paulo Tadeu e Socorro), desejamos a você, um “Feliz Dia de Festa” PARABÉNS! Itapajé tem muito orgulho por esse seu tão ilustre filho! Um forte abraço!

 PARA REFLETIR


MEUS SECRETOS AMIGOS
(Garth Henrichs)

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade, e eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar!
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os".
                                                                                              Garth Henrichs 

Ribamar Ramos
Fortaleza, 23 de julho de 2013
Bom dia / Boa Noite!


Fontes:
Ribamar Ramos
FOLHA DE ITAPAJÉ - Ano II – Novembro/Dezembro 1984 – N.º 12 – por Paulo Vieira http://semanaracine.com.br/trabalhos-cientificos/comissao-avaliadora-de-posteres/
http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=4869&cod_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário