quarta-feira, 7 de agosto de 2013


(nanquim do Livro de Iolanda Montenegro)
“TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ”
FATOS E EFEMÉRIDES DE ITAPAJÉ

(de 7 de agosto de 1750 – Sexta feira até 1 de agosto de 2005 - Segunda feira).


1750   -   7 de agosto – Sexta feira. Nessa data é concedida a Sesmaria nº 542, Livro nº 13,  páginas 48V a 49V, ao Senhor  Manoel Gomes e Ramos – (Residente na Ribeira do Curu, termo desta Villa de Fortaleza). A Sesmaria ora concedida fica no Rio chamado “QUICHOTORÊ”, lugar chamado  “Tamhindupuca”. Foi assinado pelo Capitão Mor Pedro de Moraes Magalhães. 

1776    -  2 de agosto – Sexta feira. Nessa data nasceu MARIA DE JESUS AGUIAR, casada com o Capitão Gregório Pires Chaves II, nascido em 1765 e falecido em 01 de novembro de 1856, filho de Gregório Pires Chaves e Ana Maria da Conceição.

1818   - 4 de agosto – Terça feira. MIGUEL ANTÔNIO RODRIGUES, nascido em 04 de agosto de 1818, casado com Francisca das Chagas Pinheiro Bastos  falecida em 21 de setembro de 1868, filha de Antônio Teixeira Bastos e de Maria de Jesus Pinheiro Bastos. Pais Neutel Pinheiro Bastos.

1875   -   3 de agosto – Terça feira. Nessa data nasceu: ANA LÍDIA ROCHA, casada com Antônio Francisco Rocha. Faleceu em 14 de janeiro de 1948.

1875   -  3 de agosto -  Terça feira.  Nessa data nasceu: FRANCISCA AMÉLIA FERREIRA GOMES - (MÃE VELHINHA), matriarca de ilustres famílias de Itapajé. Faleceu em 18 de abril de 1963.

1886  -  1 de agosto - Domingo . Nessa data nasceu PEDRO GONÇALVES DE AGUIAR, Casado com Isabel Sales Bastos - (Belinha), nascida em 1888, filha de Francisco Teixeira Bastos e Florença de Sales Bastos. Pedro faleceu em 10 de maio de 1927.

1890  -  1 de agosto – Sexta feira - O município de São Francisco cede terras para a formação de um novo município, atual Uruburetama. Etimologicamente URUBURETAMA - Palavra indígena, significa “nicho ou pátria de urubus”, de URUBU (ave) + RETAMA (pátria, região, lugar), segundo José de Alencar. Ou, ainda, conforme Senador Pompeu. Município situado na MESO 02 (Norte Cearense), MRG O10 (Uruburetama), desmembrado de São Francisco da Uruburetama (Itapajé) pelo Dec. N° 34, de 1.08.1890, com sede no povoado de Arraial, então elevado à vila com o nome de SÃO JOÃO DA URUBURETAMA OU SÃO JOÃO DO ARRAIAL, instalado a 19 do mesmo mês e ano. Suprimido pela Lei n. º 453, de 22.08. 1898, foi restaurado conforme a Lei n° 526, de 28.07.1899, com o nome de São João da Uruburetama e reinstalado a 14 de setembro do mesmo ano. Com a vigência do Dec. N° 1.156, de 04.12.1933, voltaria a ter o nome de Arraial, até que o Dec. N° 448, de 20.12.1938, fixou a denominação de Uruburetama, obtendo a condição de Cidade com o Dec. N.º 262, de 28.07.1931. Chamou-se primitivamente Serra dos Corvos.

1890  -  1 de agosto – Sexta feira – Nasce ROBERTO XAVIER DE CASTRO – FETINGA, em São Francisco da Uruburetama (atual Itapajé). Violonista e compositor. Ficou bastante conhecido no Ceará a partir das modinhas "Julieta" e "Maria", compostas em parceria com o poeta Amadeu Xavier de Castro. Em 1926 obteve vitória judicial contra o cantor e compositor paulista Paraguassu pelo plágio de sua valsa "A pequena cruz do teu rosário", composta em 1897. Os versos da “A Pequena Cruz do teu Rosário” foram feitos por Fernando Weyne. Entre outras composições, destacam-se: “Adélis; Edméia; Julieta” – com versos de Amadeu Xavier de Castro; “Maria” – com versos de Amadeu Xavier de Castro. Faleceu em 30/10/1952, em São Francisco da Uruburetama (Itapajé).

1900   -   4 de agosto - No Período de 04 de agosto de 1900 a 11 de março de 1903, ANTONIO TEIXEIRA BASTOS FILHO, nascido em 29 de dezembro de 1834 e faleceu em 29 de julho de 1933, exerce o cargo de “Prefeito”. Era casado com Josefa de Sales Gomes. Foi "Exactor", como era chamado o cargo de Coletor Estadual, e tinha como escrivão o senhor Aristóteles Alves Carneiro.
Destacava-se como político, agropecuarista e promotor de eventos sociais, pois são várias as citações de bailes realizados em sua residência. E uma das poucas pessoas citadas por Antônio Bezerra   no seu livro “Notas de Viagem”, quando de passagem por São Francisco da Uruburetama, atual Itapajé.
Nas secas de 1877-78, teve efetiva participação na organização da distribuição de alimentos, juntamente com outros líderes.
Foi sem dúvida um homem de presença marcante em nosso município, havendo inclusive, entre seus descendentes, pessoas que marcaram presença na vida política e social de nosso Estado

1902   -  5 DE AGOSTO – TERÇA FEIRA. Nessa data nasceu PEDRO COSTA DOS SANTOS.  Faleceu em 24 de junho de 1977.

1905   -   1 de agosto – Terça feira - Nasce LÍDIA AMÉLIA BASTOS PINTO, filha de José Marçal Bastos e Maria de São Pedro Silva. Segundo ela, sua mãe era uma das serviçais da casa de Raimundo Bastos, na localidade de Serra Verde, que veio a engravidar do filho do patrão, José Marçal Bastos, e por ser ilegítima, não quiseram aceitá-la com filha. Foi criada pela família de Lucas Gonçalves Ramos (Lucas Grinalda), homem muito caridoso e temente a Deus, permaneceu doente por mais de 24 anos, quando veio a falecer, com pouquíssimos recursos financeiros. Lídia era casada com Antônio Neves Pinto, nascido em 12 de novembro de 1899 e falecido em 17 de maio de 1979. Dessa união nasceu uma filha: Bel, professora universitária. Faleceu em 11 de novembro de 2011, com 106 anos.

1906   -  4 de agosto  - Segunda feira. Nessa data faleceu FRANCISCO DE PAULA ARAÚJO, casado Irene Pinheiro Bastos, sua prima legítima, nascido em 12 de fevereiro de 1850, matriarca de ilustres famílias, descendente direta de Antônio Teixeira Bastos.

1919  -   3 de agosto – Domingo. Nasceu nessa data: MARIA DE LOURDES BASTOS, casada em de junho de 1942, com Raimundo Benício Bastos - (Raimundo Ló), nascido em 17 de junho de 1907.

1923 - 7 de agosto – Terça feira – lua minguante.  Nesse dia nasceu ODÍLIA ALVES CARNEIRO, casada em 22 de julho de 1949, com Otávio Rodrigues Bastos,  nascido em 05 de setembro de 1918, filho de Laureano de Paula Bastos e de Maria Rodrigues Bastos.

1929  -  2 de agosto – Sexta feira. Nessa data nasceu RAIMUNDO PINTO DE MESQUITA, faleceu em 15 de março de 1981.

1931  -  Faleceu em 03/08/1993. RAIMUNDO PINTO DE OLIVEIRA – CONTENTE. Ex vereador, Enfermeiro e o “Eterno Cantador de Itapajé”, além de exímio enfermeiro. Seus pais eram: Philomeno Pinto de Oliveira e Antônia Braga de Oliveira, que além de Contente tiveram outros sete filhos. Nasceu e criou-se na vila Camará, mas sempre manteve estreitos círculos de amizade com as principais famílias de Itapajé.
Partiu para Itapajé, com o intuito de arranjar algum emprego que lhe proporcionasse alguma renda, tão logo chega envolve-se na profissão que mais amava a Enfermagem, sem no entanto, deixar de cultivar seu outro e excelente “dom”, o Repente!....
.... Certa vez, ao passar pela cidade vizinha de Irauçuba, após animar uma cantoria, procura um local para fazer um lanche, a fome era cruel. Encontrado somente cuscuz, no único bar existente. Simulando aborrecimento, atitude pouco comum em Contente, reúne seus companheiros de Cantoria e mostrando seus dotes de improvisador faz um verso sobre a acolhedora cidade: “Irauçuba é uma terra desprezada por Jesus. De dia lá falta água e à noite falta luz! Tem uma farmácia fechada. No hospital não tem médico e no bar só tem cuscuz”....
Vejam resumo biográfico em postagem neste blog, no dia 8 de maio e 2012 – terça feira: http://itapagece.blogspot.com.br/2012/05/raimundo-pinto-de-oliveira-contente.html

.... Era político hábil e cativante. Certa vez precisou dos préstimos do Dr. Aurimar Bastos, exímio dentista, em nossa cidade. Mandou-lhe o seguinte bilhete:

"Dr. Aurimar Mesquita:
Infinita cultura,
atenda esta pobrezinha que é da agricultura.
Pegue a conta e sapeque no rabo da Prefeitura."

Dr. Aurimar recebeu o bilhete do poeta e ligeiramente atendeu. Após o procedimento odontológico respondeu nestes termos:

"Raimundo Pinto de Oliveira,
vereador varonil,
atendi nossa comadre,
calma, pacata e gentil,
pegue seus eleitores e vá pra puta que o pariu."


Recentemente recebeu homenagem póstuma, da Câmara Municipal de Itapajé, que deu seu nome ao Plenário da Câmara Municipal. Contente era casado com Maria Ilça de Oliveira, dessa união, nasceram dez filhos: cinco homens e cinco mulheres. Contente nasceu em 16 de fevereiro de 1931 - Segunda feira.

1931    -     1 de agosto – Sábado – Foi reorganizada a ASSOCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO CARMO.

1931   -   6 de agosto – Quinta feira. Nessa data nasceu: NILTON ARAÚJO GOMES PINTO, patriarca de ilustre família de Itapajé. Faleceu em 28 de janeiro de 1994 – Sexta feira.

1970   -  7 de agosto – Sexta feira. Falece: RAIMUNDO AZAURI BASTOS, filho de Pedro Teixeira Bastos – (Pedro era filho de Raimundo Teixeira Bastos e Maria Joana Bastos). Ilustre filho de Itapajé e patriarca de destacada família de Itapajé – Dr. Francisco Junior Barroso Bastos, Kennedy e outros. Azauri era casado com Dona Maria do Socorro Barroso Bastos. Sua morte prematura causou muita tristeza em nossa comunidade. Nasceu em 06/10/1946.


2005   -   1 de agosto - DIÁRIO DO NORDESTE - XX EXPOITA. A Prefeitura de Itapajé, juntamente com a Associação dos Criadores de Itapajé, realizarão, a partir de amanhã, até o dia 7, a XX Exposição Agropecuária e Industrial de Itapajé. O evento acontece no Parque de Exposição Prefeito Ari Bastos. Considerada a segunda maior exposição agropecuária do Estado, a Expoita perde somente para a Exposição do Crato. A feira vai premiar as melhores linhagens de bovinos, caprinos e ovinos. A organização aguarda a participação de criadores de vários Estados do Norte e Nordeste”.


FRASE DO DIA
"O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores."  Marcus Tullius Cícero – ( -106 // -43 - Politico/Orador/Filósofo)


Por hoje é só! Até à próxima oportunidade!


Observações:
     Utilizei diversas fontes de pesquisa. Faço um agradecimento especial ao genealogista itapajeense: Hélio Pinto, autor do livro: A Genealogia de Itapajé.





Ribamar Ramos
Fort 7 de agosto de 2013
Boa noite / Bom dia!

2 comentários:

  1. Oi Ribamar, meu nome é Gabriel, sou nascido em Itapajé e há muito venho acompanhando a história desse brava gente cearense, sou formado em Letras, tenho um BLOG de difícil acesso _CRÔNICAS E ARTIGOS DE GABRIEL, e gostaria de divulgá-lo para os itapajeenses pois afinal de contas é um dever que tenho com essa gente, moro em Rio Branco e escrevi uma literatura de cordel em virtude da enchente do Rio Madeira, que foi sobrenatural, e por último escrevi, também em cordel, uma crítica A Educação no Brasil que também gostaria que você lesse. Estão na linha to tempo do meu face.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Ribamar

    Como faço para adquirir o livro de Hélio Pinto, A Genealogia de Itapajé, que você menciona?

    Marcelio Farias (fmarceliofarias@gmail.com)

    ResponderExcluir