segunda-feira, 16 de novembro de 2015

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 16 DE NOVEMBRO
(NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ)



ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS


RAIMUNDO ARAÚJO BASTOS
(MUNDIM BASTOS)


         1890  - 16 de novembro - Domingo
Nesta data nasceu RAIMUNDO ARAÚJO BASTOS – MUNDINHO BASTOS, como era conhecido. Importante líder político e `Udenista` ferrenho era a cara do partido. Calmo e moderado era muito respeitado, até mesmo pelos seus adversários políticos. Sua presença dava aquele tom de respeito em qualquer ocasião, sendo sempre reverenciado por sua figura humana. Agropecuarista, sempre disposto a favorecer os necessitados. Itapajé deve referências mais marcantes a este seu ilustre filho. Casado com Hilda Ibiapina Bastos, sua prima. Hilda era filha de Antonio Severiano Teixeira Bastos – oitavo filho de Antonio Teixeira Bastos, nascido – segundo Hélio Pinto – em 1835. Capitão da Guarda Nacional. Mundinho era filho de João Neves Cunha de Araújo e de Maria Vitalino Bastos. Faleceu em 22 de novembro de 1978. (Fonte: A Genealogia de Itapajé – 2010 – Hélio Pinto).

PEDRO PEREIRA DE SOUSA

       1911   -  16 de novembro – Quinta feira
PEDRO PEREIRA DE SOUSA nasce no distrito de Soledade, Pedro Pereira de Sousa. Seus pais eram: Luís Pereira de Sousa e Izabel Pereira da Costa. Ainda jovem, aos 23 anos, já casado, se alistou nas Forças Armada, no Exército Brasileiro. A data foi muito importante para seus familiares, todos se lembram: Dia 3 de Janeiro de 1934. Seu sentimento patriótico o fez desempenhar suas funções, com muita dedicação. Certo dia, o fatídico dia 4 de setembro de 1935, quando em trabalho, se acidenta seriamente. Em consequência perde o olho direito e têm sérios comprometimentos no esquerdo. Por esse motivo é mandado para a reserva, aposentado. Faleceu em 10 de setembro de 1985.
Maiores detalhes vejam na postagem do Blog da História de Itapajé, do dia 4 de setembro de 2014 – Digite na janela de procura por: Pedro Pereira de Sousa ou acessando a linha a seguir:
 (http://itapagece.blogspot.com.br/2014/09/tunel-do-tempoda-historia-de-itapaje.html)


ANTONIO BARBOSA GOMES
(GUBIAS)

         1944   -  16 de novembro – Quinta feira
Nessa data nasceu ANTÔNIO BARBOSA GOMES – GUBIAS – um do precursores da radiofonia local, foi o primeiro a transmitir para o próprio estádio de futebol, (Estádio Raimundo Vieira Filho – Vieirão) - através de serviço de irradiadoras instaladas no estádio, os jogos de futebol realizados em Itapajé. Muitos anos depois seria inaugurada a primeira emissora de rádio-difusão em Itapajé. A partir de 1999, a Rádio Comunitária HAVAI, lhe homenageou, dando seu nome a sua equipe de esporte. Antônio Barbosa Gomes – Gubias – Um dos precursores da radiofonia local foi o primeiro a transmitir para o próprio estádio de futebol, através de serviço de irradiadoras instaladas no estádio, os jogos de futebol realizados em Itapajé. Muitos anos depois seria inaugurada a primeira emissora de rádio-difusão em Itapajé. A partir de 1999, a Rádio Comunitária HAVAI, lhe homenageou dando seu nome a sua equipe de esportes.

FRASES DO DIA
"Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo."  André Gilde 

“Antes que  o ´Deserto´ me vença, continuarei a teimar em tentar resgatar a história de Itapajé, mesmo que timidamente!” – Ribamar Ramos. 


Por hoje, 16 de novembro de 2015 - Segunda feira - É o que tenho para contribuir, mesmo que modestamente, para um melhor conhecimento de nossa Rica História. Na nossa "Viagem" de hoje fazemos um retorno, a um passado recente, na história e vida de alguns filhos ilustres de Itapajé. Acreditem: É possível tornar a História de Itapajé mais conhecida, principalmente por seus filhos, a fim de mostrá-la ao mundo! Basta não desistir!!!". (Ribamar Ramos). 




Fontes:
Pequena Cronologia de Itapajé – Ribamar Ramos
A Genealogia de Itapajé – Hélio Pinto

Pesquisa: Ribamar Ramos

Fotos: Acervo Ribamar Ramos
(Álbum Jauro Bastos. Fotos de Pedro Pereira e Gubias – Postagens na Internet).

Blog da História de Itapajé – www.itapagece.blogspot.com.br  
FACEBOOK: Ribas Ramos

© Ribamar Ramos

JOSÉ RIBAMAR RAMOS - 
WWW.ITAPAGECE.BLOGSPOT.COM.BR 
WWW.TAPERUABA-CE.BLOGSPOT.COM.BR/

(FAZER CONTATO NO INBOX DO FACEBOOK)


Ribamar Ramos
16 de novembro de 2015.










Nenhum comentário:

Postar um comentário