quinta-feira, 26 de novembro de 2015



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 26 DE NOVEMBRO
(NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ)





ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS 

e OUTRAS EFEMÉRIDES

ARISTÓTELES ALVES CARNEIRO


ARISTÓTELES ALVES CARNEIRO, sétimo filho de Ricardo Alves Carneiro – nascido em 3 de abril de 1848 e falecido em 6 de fevereiro de 1931, no Estado do Acre, onde residia, Conforme narrativa no livro: “Do Sertão Cearense às Barrancas do Acre” – de Mário Diogo de Melo, páginas 111 e 112:
“Entre os pioneiros também pode se descrever Ricardo Alves Carneiro, passageiro do "Anajás", que se edificou no lugar "Monte Verde", devido ao campo que mandou abrir no cimo de um bonito planalto, à margem esquerda do Purus, lindamente gramado, onde criava algumas cabeças de gado bovino, semente que adquiriu pela compra de um casal ao Comendador João Gabriel, do gado que trouxera na viagem pioneira do vapor "Anajás".
Era grande amigo de Alexandre de Oliveira Lima, Francisco Inácio Pinto e Quirino Uchôa, sempre fazendo reuniões ora em casa de um amigo, ora em casa de outro, para exame da situação destes no que dizia respeito à posse da terra e à produção de borracha. Como gostava de fazer caçadas, sempre convidava o Major Francisco Inácio e Quirino para juntos irem fazer divertidas caçadas nas florestas, abundantes em diversas qualidades de animais silvestres.
No seringal vizinho ao seu, denominado "Bom Lugar", um cearense encontrou um animal desconhecido, de grande porte, parecido com um gorila, que investiu furioso contra o seringueiro, só não o matando graças ao excelente rifle 44 que conduzia. Enquanto o animal investia furioso contra ele, o seu rifle não cessava de atirar contra o agressor, até que, muito ferido, tombou morto. O seringueiro, que morava perto da margem e na parte de cima do seringal, veio ao "Monte Verde" para dar a notícia, tendo em vista ser mais perto do que de "Bom Lugar".
Ricardo Carneiro ordenou que alguns de seus homens o seguissem e foram até o local onde o seringueiro havia abatido o animal. Viu de perto o mostrengo e somente não lhe tirou o couro para exibi-lo a quantos quisessem vê-lo em consequência de encontrar-se o seu cadáver exalando mau cheiro por fazer mais de 24 horas de morto. Era cabeludo, de dentes com caninos afiados. Andava sustentando-se nos pés traseiros como um homem, e tinha mais de um metro de altura. Tinha os braços grossos e o tórax robusto. Como os indígenas contavam estórias de tal mapinguari, Ricardo Carneiro achou que deveria ser aquele animal o bicho desse nome.
Radicou-se firmemente em seu seringal – Monte Verde – Boca do Acre, lá falecendo com mais de meia-idade, deixando alguns filhos, ainda hoje existem descendentes seus vivendo e trabalhando pelo engrandecimento do município”.

Voltemos, pois, à narrativa de Aristóteles.

Aristóteles nasceu em 26 de novembro de 1883 – Segunda feira, lua minguante. Casou aos 24 anos com Dona Theophita Lima Bastos, nascida em 2 de novembro de 1887, conforme identificação em seu Título de Eleitor - (1 de junho de 1885, conforme Hélio Pinto, no livro   `A Genealogia de Itapajé, bem como, no script do Programa radiofônico: NOSSA VIDA, NOSSO LAR, da Rádio Ceará Rádio Clube - PRE9) e falecida em 15 de março de 1977, aos 92 anos. Era filha do Coronel Antônio Severiano Bastos Filho e de Dona Honorata Cândida de Lima Bastos.
Da união de Aristóteles e Theophita - (conforme cópia de seu título de eleitor, o nome era grafado dessa maneira e a assinatura coincidia), nasceram os seguintes filhos:

1.     Tarcila Alves Carneiro, nascida em 16 de maio de 1910 e falecida em 6 de junho de 1988 – Segunda feira.
 1988. Casada com Luiz Gonzaga Saraiva, filho de João Teixeira Saraiva.

2.     Edson Alves Carneiro, nascido em 07 de setembro de 1911, casado com Hilda Sales Monteiro, filha de Francisco Monteiro.

3.     Israel Bastos Carneiro, nascido em 01 de janeiro de 1915 e falecido em 24 de junho de 1988. Casou em 29 de fevereiro de 1947, com Dona Maria Mirtes Sampaio Braga, filha de Anastácio Barroso Braga e de Sirila Sampaio Barroso Braga, de tradicionais famílias de Uruburetama.

4.     Idelzuite Bastos Carneiro, nascida em 15 de janeiro de 1918. Casou em 07 de maio de 1945 com Humberto de Almeida Sanford, nascido em 28 de maio de 1909 e falecido em 22 de junho de 1990.

5.     Eufrázio Bastos Carneiro, nascido em 25 de janeiro de 1921 e falecido em 15 de fevereiro de 1942.

6.     Abraão Bastos Carneiro, nascido em 10 de janeiro de 1925, casado com Crisólita Teixeira;

7.     Elizabeth Bastos Carneiro, nascida em 17 de maio de 1927, casada com Antônio Rôla.

Segundo o genealogista de Itapajé Hélio Pinto, autor do livro “A Genealogia de Itapajé”, do qual me utilizei, como parte das fontes deste pequeno resumo biográfico, confirma que: “Do meu conhecimento, nunca uma pessoa teve participação tão ativa durante tanto tempo em uma comunidade quanto o cidadão Aristóteles Alves Carneiro. 
Descendente direto, pelo lado materno dos primeiros habitantes da parte serrana, entre seus antepassados aparecem os nomes de Matias Vidal de Negreiros e Clara de Araújo Sampaio, que chegaram aqui por volta de 1750, tendo ele falecido em 15 de janeiro de 1798 na Santa Cruz, onde, por certo, repousam em paz.
Pelo lado paterno, sabe-se que Raimundo de Andrade Lima era pai de Francisco Miguel de Andrade, casado com Margarida Furtado de Mendonça, filha de Matias Vidal de Negreiros e de Mariana de Vera Cruz, portanto, trisavôs e bisavós, de Aristóteles....
....Predestinado a participar dos principais acontecimentos de nossa terra, por obra do destino ou por sua marcante personalidade, citemos algumas passagens da vida de Aristóteles.
Já nos 16 anos, foi ele, juntamente com seu pai, (Ricardo Alves Carneiro) as primeiras pessoas a chegarem ao local onde Neutel foi assassinado, em 24 de janeiro de 1899....
.....Em 1903, fazia parte de uma comissão para organizar um baile quando houve a primeira disputa entre os partidos vermelho e azul, por ocasião das festas de São Francisco.
Teve também participação direta na chegada do primeiro automóvel em nossa cidade, e disto ele fez relato, fato acontecido em 19 de janeiro de 1922.
Em 03 de janeiro, participou diretamente da solenidade de posse do Major Montenegro, (nota: João Ribeiro Pessoa Montenegro) prefeito de Itapajé, como orador e organizador dos festejos.
Em 03 de fevereiro de 1933, na comemoração dos cinquenta anos da libertação dos escravos em Itapajé, novamente Aristóteles tem ativa participação.
Em comissão, juntamente com o Doutor Carvalho Lima, José Eudóxio Pinto e Manoel Luiz da Rocha, nomeada pelo prefeito, Major Francisco Montenegro, filho do Major (João Ribeiro Pessoa) Montenegro, elaboraram um minucioso trabalho para que Itapajé voltasse a ser sede de Comarca. O que aconteceu, efetivamente, em junho de 1934.
Aristóteles foi funcionário da Coletoria Estadual, época em que José Severiano Bastos Filho era coletor. (Confira abaixo alguns documentos, inclusive o original da nomeação).


1943  -  17 de abril – Sábado. “0 DOUTOR FRANCISCO DE MENEZES PIMENTEL. INTERVENTOR FEDERAL NO ESTADO DO CEARA, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE, na conformidade do disposto no art. 80, § 2º, do decreto-lei n. 836, de 28 de outubro de 1941, pôr em disponibilidade o cidadão ARISTÓTELES ALVES CARNEIRO, no cargo de Escrivão da Coletoria das Rendas Estaduais em São Francisco, com a remuneração anual de quatro mil setecentos e noventa cruzeiros e quarenta centavos (Cr 4.790,40).
PALACIO DA INTERVENTORIA FEDERAL NO ESTADO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 17 de abril de 1943. (Segue assinatura de Dr. F. de Menezes Pimentel)”.

São inúmeros os relatos sobre a participação de Aristóteles; autodidata era músico, já aos 11 anos de idade. Tocava clarinete – juntamente com seu irmão mais velho – João Alves Carneiro, que era Maestro e responsável pela "Banda dos Alves" – tocava, também, pistão. Conselheiro em medicina popular, dono de excelente cultura, e para não prolongar muito, veja-se o relato feito em um álbum sobre o centenário de Itapajé, no qual se tem uma mostra dos primeiros tempos, primeiros moradores, até a data da realização do evento.
Depois de uma viagem ao Amazonas, acompanhando seus familiares, onde demorou alguns anos, retorna a São Francisco e se estabelece com a atividade de comerciante de cereais e, paralelamente em uma pequena usina de beneficiamento de algodão, permanecendo nesse ramo até fins de 1917.
Dois anos mais tarde, em 1919 foi nomeado, pelo Presidente do Estado, Dr. João Tomé de Sabóia, para o cargo de Escrivão Estadual. Depois de outras promoções funcionais, a exercer a função de Exactor – Coletor Estadual, conforme documento acima, função exercida até sua aposentadoria, em 1952 - ou, conforme outras fontes até 24 de junho de 1963 - Segunda feira. 
A Ceará Rádio Clube - (PRE9) transmitia um programa de Rádio Teatro, patrocinado pelo Grupo J. Macêdo S.A – Moinho Fortaleza. As informações abaixo foram obtidas, do script do Programa radiofônico: NOSSA VIDA, NOSSO LAR, quando das homenagens, que o casal Aristóteles/Theophita recebeu, ao vivo, essa homenagem, no auditório emissora, em Fortaleza, no dia 31 de janeiro de 1957, quando das homenagens pelas comemorações de Bodas de Ouro do casal, que foi transmitido de Fortaleza e retransmitido pelos Serviços de “Radiadoras” de Francisco Moreira de Sousa e da Paróquia de São Francisco de Assis, conforme texto da página 13, do referido script, que teve às participações dos profissionais da Rádio Ceará Rádio Clube: Narcélio Lima Verde, Joramos – (João de Medeiros Ramos), Cândido Colares, Laura Santos, Karla, Ângela e Wilson Machado.
Frequentador assíduo das festas, no velho Polytheama, (nota: o Polytheama funcionou no prédio da antiga Coletoria Federal - Rua Felipe Sampaio), salões da prefeitura, no Ponto Chique, (na década de sessenta, funcionou um Salão de Jogos – Bilhar e Sinuca - do Melquíades Cruz), e no saudoso Guanacés. A presença de Aristóteles era quase uma obrigação. Como sempre tinha que ser tocada uma valsa, para que ele demonstrasse a sua elegância ao dançar”. Participou ativamente do "Clube Progressista, conforme vemos na relação de Sócios, que elegeriam a nova Diretoria. Aristóteles é o 16º. da lista abaixo:



Relação nominal dos sócios do Clube Progressista - "manuscrita" pelo próprio Aristóteles

Quando das comemorações de Bodas de Ouro – 31 de janeiro de 1907 / 31 de janeiro de 1957, o casal Aristóteles e Theophita, recebeu também, em Itapajé, muitas homenagens de amigos e familiares, além da celebração de um Missa em Ação de Graças, muito participada pela sociedade local. A Missa foi celebrada pelo Padre Manuel Lima e Silva.


ICONOGRAFIA - ALGUMAS DATAS IMPORTANTES
(Fatos e Efemérides)

31 de janeiro de 1907 – Quinta feira. Casam-se Aristóteles Alves Carneiro e Theophita Bastos Carneiro, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis. O celebrante foi o Padre Catão Porfírio.
  
No ano 1957, no dia 31 de janeiro, ARISTÓTELES ALVES CARNEIRO e THEOPHITA BASTOS CARNEIRO, comemoram Bodas de Ouro (50 anos de casamento). Na oportunidade, durante um programa radiofônico, transmitido pela Ceará Rádio Clube, eram-lhe desejados votos de felicidades, com a presença dos homenageados, no auditório da Ceará Rádio Clube de Fortaleza, pelo locutor apresentador, Narcélio Lima Verde. Esse programa foi retransmitido pelas Amplificadoras Royal e Amplificadoras São Francisco. Também em Itapajé foi celebrada uma Missa em Ação de Graças pela efeméride, celebrada pelo Padre Manuel Lima e Silva.
 O personagem ilustre, Aristóteles Alves Carneiro é para Itapajé, o ícone representativo de todas as virtudes desejadas por um povo honesto, digno e trabalhador. É sem dúvida, o mais ilustre itapajeense de todos os tempos.
Faleceu em 18 de março de 1970, aos 86 anos, 3 meses e 18 dias, como ele próprio afirmava, quando se referia a datas. Era muito preciso e analítico. Hoje, dia 26 de novembro de 2015, se passaram 132 anos de seu nascimento, precisos, como ele próprio diria: 48.212 dias!
Sem a menor dúvida Aristóteles foi e continua sendo o mais ilustre, dos filhos dessa terra Itapajé!




Aristóteles prestigiando uma inauguração, quando da gestão Jauro Bastos.


 Aristóteles Carneiro em evento cívico


Carteira de identificação - Agente Recenseador


Carteira de identificação - Agente Recenseador


FRASE DE ARISTÓTELES CARNEIRO

“O homem peca quando faz o mal. Maior é o pecado quando deixa de fazer o bem”. Aristóteles Carneiro


26 de novembro de 1876
Nessa data nasceu JOÃO TEIXEIRA SARAIVA, patriarca de ilustre família de Itapajé e Iratinga. Faço aqui, esse breve relato. Muito em breve farei uma postagem totalmente dedicada a esse importante representante de Itapajé. João Teixeira Saraiva faleceu no dia  5 de abril de 1940. 



                     Outras Efemérides do Dia 26 de Novembro
                                       na História de Itapajé

26 de novembro de 1971 – Sexta feira 

     O Jornal O POVO, de Fortaleza, noticia que nosso conterrâneo, Professor universitário, Agerson Tabosa Pinto é eleito Decano do Centro de Estudos Sociais Aplicados, para completar o mandato do diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e administrativas.

26 de novembro de 1985
Falece Francisco de Assis Mota Lima –  nascido no dia 01/12/1955.

26 de novembro de 1970 
Nesse dia nasceu ELENICE COSTA SOARES, casada com Arão Soares, membros ativos do ECC, permanecendo até o seu falecimento no dia 20 de fevereiro de 1996. 


26 de novembro de 1936
Nesse dia nasceu JOSÉ RODRIGUES de MESQUITA – Dedeco Faleceu no dia 9 de agosto de 1993.



 FRASES DO DIA
"Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo."  André Gilde 

“Antes que  o ´Deserto´ me vença, continuarei a teimar em tentar resgatar a história de Itapajé, mesmo que timidamente!” – Ribamar Ramos. 


Por hoje, 26 de novembro de 2015 - Quinta feira - É o que tenho para contribuir, mesmo que modestamente, para um melhor conhecimento de nossa Rica História. Na nossa "Viagem" de hoje fazemos um retorno, a um passado recente, na história e vida de alguns filhos ilustres de Itapajé. COMPROMETO-ME que brevemente farei uma postagem especial e detalhada, sobre JOÃO TEIXEIRA SARAIVA, ilustre filho de Itapajé e patriarca de importante família local.Acreditem: É possível tornar a História de Itapajé mais conhecida, principalmente por seus filhos, a fim de mostrá-la ao mundo! Basta não desistir!!!". (Ribamar Ramos). 




FONTES:
- Pequena Cronologia de Itapajé - Ribamar Ramos
- A Genealogia de Itapajé - Hélio Pinto
- Script Original do Programa de Rádio Teatro da Ceará Rádio Clube: NOSSA VIDA, NOSSO LAR – de 31de janeiro de 1957. (Originais em meu poder).
Internet:http://www.carosouvintes.org.br/blog/wp-content/uploads/ceararadioclube.pdf - Pesquisado em 26 de novembro de 2015.

Fotos: Acervo Ribamar Ramos
(Álbum Jauro Bastos. Album de Ite Mesquita – Postagens na Internet).

Blog da História de Itapajé – www.itapagece.blogspot.com.br  
FACEBOOK: Ribas Ramos

© Ribamar Ramos

JOSÉ RIBAMAR RAMOS - 
WWW.ITAPAGECE.BLOGSPOT.COM.BR 
WWW.TAPERUABA-CE.BLOGSPOT.COM.BR/

(FAZER CONTATO NO INBOX DO FACEBOOK)


Ribamar Ramos
26 de novembro de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário