quinta-feira, 31 de março de 2016


ANIVERSÁRIO DE SAUDADE
47 Anos de Saudade
(17167 dias)

RAIMUNDO VIEIRA FILHO





TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

ANIVERSÁRIO DE SAUDADE
47 Anos de Saudade
(17167 dias) de:
RAIMUNDO VIEIRA FILHO
e
Outros fatos e efemérides da História de Itapajé
Dos Meses de Março, na História de Itapajé

31 de março de 1969 – Segunda feira.
Falece em Iratinga Raimundo Vieira Filho. Gozou de grande influência,  tanto social quanto política. Era tido como uma espécie de Getúlio Vargas, dado sua atuação junto ao homem pobre. Foi casado com a Sra. Josefa de Matos Vieira, tendo com esta, três filhos: Raimundo Vieira Neto,  ex prefeito de Itapajé e, sem a menor dúvida o mais carismático líder político de Itapajé. Sua calma e paciência rendeu-lhe a amizade e admiração de muito Itapajeenses. (veja artigo com maiores detalhes, na seção  Grandes Vultos de Itapajé); Maria do Socorro, casada com o Sr. Francisco Brandão, comerciante local e, finalmente,  José Alberto Vieira, ex vereador por diversas legislaturas. Nasceu em 14/08/1912. 
Abaixo, maiores informações sobre esse tão carismático líder político de Itapajé:



RAIMUNDO VIEIRA FILHO – O CONSTRUTOR DE SONHOS

Raimundinho Vieira, como era conhecido em Itapajé e em outras regiões, demonstrou grande poder de liderança, fato que lhe promoveu a administrador dos negócios da família. Foi inicialmente alfabetizado por sua irmã, D. Hermelinda, carinhosamente chamada de Tiinha. 
Irene Delne, nossa amiga e colaboradora, acrescenta: Hermelinda que, ainda aluna interna do Colégio da Imaculada Conceição em Fortaleza iniciou um "mau irreversível" que lhe levou a paralisia dos membros inferiores, era carinhosamente chamada Tiinha. Segunda filha do casal Angélica (Andrade Pinto) Araújo Vieira e Raimundo Vieira de Azevedo. O primogênito era Luís Araújo Vieira, agrônomo, casado com Nana Ribeiro. Terceira filha Nenzita, quarto José Vieira, quinto Raimundinho, sexto Joãozito e sétimo Carmencita”.
 Continuo seus estudos com a professora D. Fransquinha Porfírio Pinto de Mesquita, professora diplomada, muito conceituada e competente.
Seus irmãos foram estudar na capital, em bons colégios. Raimundinho, no entanto optou em permanecer em São Miguel, exercendo as atividades de comerciante e agropecuarista. A cada dia seu carisma e simpatia cresciam cada vez mais, junto a seus conterrâneos e a quem com ele mantinha um contato mais próximo. Estavam, pois lançados os alicerces de sua longa e profícua carreira política, que só seria interrompido com sua morte, em 1969.
A admiração recebida devia-se a seu modo simples e carinhoso de tratar seus amigos, em especial, os mais humildes. Esses fatos, muito contribuíram, para sua carreira política.
Ingressou na política, por intermédio do Sr. Manuel Luiz da Rocha, no Partido Social Democrático – PSD. Sua humildade não permitiu aceitar, de imediato, a indicação que lhe fora feito, para disputar o cargo de prefeito nas eleições de 1947. Achava que o bloco partidário deveria ser mais fortalecido. Em seu lugar deveria concorrer, seu cunhado, Expedito Matos, genro do Cel. Júlio Pinheiro Bastos, de Santa Cruz. Nessas eleições concorreu e venceu, pois se elegeu vereador, com expressiva votação.
No ano de 1950, contando com apoio incondicional de João da Silva Mota, no Retiro; Luís Forte da Silva, de Pitombeiras; Júlio Pinheiro Bastos, de Santa Cruz; Cassim Dutra, de Irauçuba, que na época era distrito de Itapajé; Manuel Luiz da Rocha, representando as tradicionais famílias Gomes e Rocha; e de dezenas de cabos eleitorais. Seu antagonista era o Sr. Raimundo de Araújo Bastos, o Sr. Mundinho Bastos, da U.D.N.,  Raimundinho vence as eleições e consolida sua liderança política; que só seria interrompida com sua morte.
Via em seus adversários políticos, futuros aliados, por isso sempre os tratava com carinho e respeito. Merece destaque esse modo de cortês de tratar. Dispensava também igual respeito ao Sr. Aristóteles Alves Carneiro, que naquele tempo costumava dizer: “O diabo desse negro de São Miguel não vai perder nunca?”, dizia referindo-se a crescente simpatia que Raimundinho Vieira, angariava diariamente.
No ano de 1954 indicou, para sucedê-lo na prefeitura, o Cel. Júlio Pinheiro Bastos, eleito com folgada margem, Na vacância do cargo de prefeito, devido ao afastamento de Júlio Pinheiro, assume Expedito Matos, que completaria o mandato. Esse fato o impossibilitou Raimundo Vieira Filho, a concorrer à prefeitura, nas eleições seguintes, de 1958. (por ser cunhado de Expedito Matos, que assumira a prefeitura, em substituição a Júlio Pinheiro Bastos).
Com o novo quadro político do momento, assim, Indica seu irmão, José Araújo Vieira, tendo como vice o jovem bacharelando José Aírton Rocha, quando pela primeira vez na história de Itapajé aparece a figura de vice prefeito. Zé Vieira foi eleito, também com grande maioria.
Na gestão de seu irmão, foi nomeado secretário da prefeitura, e nessa função, mais uma vez, elege os problemas sociais, em especial, dedicados aos mais humildes. Mais uma vez, para maior aborrecimento de seus adversários, seu prestígio aumenta. 
A liderança de Raimundinho continuava em grande evidência, a ponto de, mais uma vez, indicar os candidatos para disputarem as eleições de 1962. Os candidatos eram os Srs. Luís Forte da Silva e Manoel Deoclides de Sousa. Mais uma vez sua facção partidária saiu vitoriosa, elegendo Luis Forte da Silva. A vitória de seu candidato foi retumbante. 
Em 1966 seus dotes de persuasão foram, mais uma vez, testados. Provou o grande líder e exímio articulador político havia se transformado. Qualidades de político que enxerga longe, sempre deixando boquiabertos os observadores, principalmente os adversários.
Posteriormente conseguiu o que parecia impossível: Unir Deus e o mundo. Os partidos, agora já eram ARENA E M.D.B. Chamou, com anuência dos caciques da extinta U.D.N., Raimundo de Araújo Bastos – Mundim Bastos e Luis Gonzaga Saraiva; o Udenista, José Jauro de Araújo Bastos, para se candidatar a prefeito, tendo, como vice, Dimas Bastos Forte. O próprio Raimundinho se lançaria candidato a Deputado Estadual. A ex U.D.N. e o ex P.S.D., cumpriram seus papeis e ei-lo eleito deputado estadual, com votos de seu município. Gerson Ferreira, fiel companheiro de lutas, comentava na época: “Foi uma lambuja”.
No Livro “Centenário de uma cidade” de Aristóteles Alves Carneiro, existe uma foto – provavelmente do ano de 1956, em que aparece no prédio da atual sede da Prefeitura Municipal, à pintura com o nome: GRUPO ESCOLAR, confirmando que nesse endereço, atual Rua Major Joaquim Alexandre, 140, funcionou por um período bem logo, 1934 - ou um pouco antes, até posteriormente à data da referida fotografia.
As principais denominações foram: Escolas Reunidas de São Francisco de Uruburetama, Escola Ruralista de São Francisco e finalmente, Grupo Escolar.
Raimundinho, quando prefeito, conforme “Lei municipal nº. 173 de 16 de outubro de 1954, a prefeitura, por intermédio do prefeito municipal, Raimundo Vieira Filho, adquire um terreno do Sr. Antônio Vicente Ferreira e de sua mulher Maria Pinto Ferreira, no valor de Cr$ 50.000,00 – (cinquenta mil cruzeiros) para construir Grupo Monsenhor Catão, na atual Rua Teixeira Pinto”.
Após a construção da sede Própria, que ocorreu em 1953, recebeu o nome de Grupo Escolar Mons. Catão Porfírio Sampaio, em homenagem póstuma a seu idealizador, padre Catão, (7.º Vigário de São Francisco, atual Itapajé).
 Abaixo, algumas outras curiosidades sobre a gestão Raimundinho Vieira: pela n.º 85 de 4 de maio de 1951 – Aquisição de Usina de Força e Luz para o Distrito de Irauçuba, no valor de Cr$ 150.000,00 – (Raimundo Vieira Filho).
Com a Lei n.º  98  de 7 de novembro de 1951 - Loca verba para calçar com pedras toscas, nas Ruas: Major Joaquim Alexandre, Dr. Hermógenes de Oliveira - (atual Dom Aureliano Matos), travessa Benjamim Barroso (atual Trav. José Cláudio) e praça da Matriz – (Manuel Luís da Rocha).

OUTRRAS LEIS:
Sancionadas por Raimundo Vieira Filho:

Lei n.º 112 de 3 de outubro de 1952 – Autoriza a prefeitura, através do prefeito municipal, Raimundo Vieira Filho, a comprar o prédio pertencente a Paróquia São Francisco de Assis, por intermédio de seu pároco Pe. José Theógenes Gondim, onde seria a sede da prefeitura e que funcionava uma escola. – O antigo Grupo Escolar, lei sancionada por Raimundo Vieira Filho.

A Lei n.º  116  de 8 de novembro de 1952 – Considera de Utilidade pública o Patronato São José – a Lei diz – A Câmara Municipal de Itapajé decretou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei - Art. 1.º - Fica considerado de utilidade pública o Patronato São José, fundado nesta cidade em fevereiro de 1946. Art. 2.º - A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação ou fixação, revogadas as disposições em contrário. Paço da Prefeitura Municipal de Itapajé, 8 de novembro de 1952 - (Raimundo Vieira Filho). Pela Lei n.º 10.005 da Assembleia Legislativa, em projeto enviado pela Deputada Zélia Mota, Publicada em 13/05/1976: (Também) Considera de utilidade pública O PATRONATO SÃO JOSÉ, em Itapajé - Ceará.

Lei n.º  160  de 18 de junho de 1954 - A Prefeitura Municipal de Itapajé faz a doação de um terreno no bairro Saquinho - (atual bairro de Fátima), adquirido de Francisco Peixe da Natividade, medindo um hectare. A doação foi feita ao Governo do Estado - (1954 - 1955 - Stênio Gomes da Silva), para a construção do Grupo Escolar Professora Estefânia Matos (e que viria a ser construído na gestão de Jauro Bastos 1966/70) – (Raimundo Vieira Filho).

Lei n.º 182 (municipal) de 12 de novembro de 1954 - Altera a Lei n.º 56 de 13 de outubro de 1949, que cria Empresa Municipal de Luz e Força. Cancela o abatimento de 50% do preço da energia, aos funcionários públicos, Estaduais e Federais. (já na gestão de Raimundo Vieira Filho).

Lei n.º  173  de 16 de outubro de 1954 - A prefeitura, através do prefeito municipal, Raimundo Vieira Filho, adquire um terreno do Sr. Antônio Vicente Ferreira e de sua mulher Maria Pinto Ferreira, no valor de Cr$ 50.000,00, onde será construído o Grupo Monsenhor Catão, na atual Rua Teixeira Pinto. – (Raimundo Vieira Filho).
Quando Vereador, Raimundinho era frequentador assíduo nas sessões da Câmara Municipal de Itapajé, nas datas abaixo, estavam presentes os seguintes vereadores. (Obs: aqui é considerado o final da gestão: Francisco Teixeira Braga).



Gostaria de esclarecer que a relação acima, sobre a presença de Raimundinho tem o objetivo de mostrar o zelo que tinha para com o exercício do mandato delegado pelo povo de sua terra.
Raimundinho faleceu em Iratinga, no dia 31 de março de 1969 – Segunda feira, cercado por seus familiares e amigos. Encerrava-se ali a grande influência, tanto social quanto política de Itapajé. Era tido como uma espécie de Getúlio Vargas, dado sua atuação junto ao homem pobre. Foi casado com a Sra. Josefa de Matos Vieira, tendo com esta, três filhos.


OUTRAS EFEMÉRIDES DE MARÇO


TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ


16 de março de 1772 – Segunda feira. Nasceu: MARGARIDA FURTADO DE MENDONÇA, filha Matias Vidal de Negreiros e Mariana de Vera Cruz. Margarida era casada com Francisco Miguel de Andrade, nascido no dia 12 de fevereiro de 1786. Aristóteles Alves Carneiro era bisneto desse casal.  Ao casal Margarida/Francisco Miguel e seus descendentes, com o apoio de outros, dentre eles Francisco Teixeira Bastos devemos a construção da primeira Capela e posterior Igreja Matriz de São Francisco de Uruburetama, demolida na década de 1960, no Paroquiato de Padre Manuel Lima e Silva e na gestão Jauro Bastos – 1966-1970. Margarida faleceu em 27 de setembro de 1809 – Quarta feira.


16 de março de 1851 – Domingo. Nasceu: JOSEFA RODRIGUES DE MATOS, casada com JOAQUIM ALEXANDRE DE MATOS, pais de Dom Aureliano Matos e outros. Faleceu no dia 11 de setembro de 1928 – Terça feira.


16 de março de 1859 – Quarta feira. Nasceu: ESMERINO RUFINO FERREIRA GOMES, patriarca de ilustre família da região de São Francisco de Uruburetama. Foi vereador pelo município de são Francisco da Uruburetama, por duas legislações: 1920 e 1924. Faleceu no dia 22 de dezembro de 1928 - Sábado.     

16 de março de 1916 – Quinta feiraNasceu: AVELINO BERNARDO FORTE, um dos primeiros filhos - (de 10) de Antonio Barroso Forte e Verônica Bernardo Forte. Nasceu na Fazenda Macacos, em Tejuçuoca. Os avós paternos eram: Francisco Barroso Forte e Luíza Teixeira Barroso  - (primos e descendentes do Capitão Pedro Barroso Valente e Maria Moreira de Sousa,  irmã do Padre Joseph Moreira de Souza).
Avelino era casado com Isabel Dalila Araujo Bastos, filha de Pedro Queirós Bastos e de Maximina Georgina Pinto de Araujo, filha de João Pedro Pinto de Araujo e de Joana Andrade – Mãezinha.
Da união Avelino/Dalila nasceram os seguintes filhos: Irene Delne, Dimas, Deldy, Deuselith, Avelino Filho e Danilo.
Avelino exerceu forte liderança em Itapajé, principalmente na região de Tejuçuoca. Líder nato dizia: “Não me mancomuno, nem me submeto!”. Faleceu no dia 22 de julho de 2006.


 AVELINO BERNARDO FORTE

 AVELINO BERNARDO FORTE

AVELINO BERNARDO FORTE

16 de março de 1993 – Terça feiraFaleceu: AMADEU LIRA BASTOS, representante de tradicional família local. Nasceu no dia 11/06/1942.

16 de março de 2009 – Segunda feiraPela a Lei municipal Nº 1.692/2009 - Modifica o nome da Praça Duque de Caxias, no Município de Itapajé, ficando agora denominada de “PRAÇA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS”. O projeto foi de autoria do vereador Batista Lira e foi sancionada pelo prefeito municipal.

Praça da Assembleia de Deus
(Antiga Praça Duque de Caxias)

CONTINUAÇÃO....

28 de março de 1950 – Terça feira.
Nesse dia, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapajé estavam presentes os seguintes vereadores: MANOEL LUÍS DA ROCHA – Presidente da Câmara; JOSÉ AUGUSTO ROCHA e SILVARAIMUNDO RUFINO GOMES e ANTÔNIO FERREIRA PRIMO.

 

28 de março de 1980 – Sexta feira.
Falece ANTÔNIO FERREIRA GOMES. Filho de Rufino Ferreira Gomes e Maria Jacinta Cavalcante – (Casados em 7 de junho de 1838). Comerciante e agro-pecuarista, representante de ilustre família desta cidade. Casado com Maria Amélia Ferreira Gomes.  Dessa união nasceram: Raimundo Gentil Ferreira Gomes – Ossian; José Augusto, Esmerino e outros. Nasceu em 04/07/1894.


28 de março de 1999 – Domingo.
A Seleção de Futebol de Itapajé disputa jogo, no Estádio Presidente Vargas, contra o América de Fortaleza. A seleção Itapajeense venceu a equipe de Fortaleza, pelo placar de 3X0. Os gol´s foram marcados por: Dindô (2) e Fernando (1). A Seleção de Itapajé foi escalada com os seguintes atletas: Potiguara, Eranildo, Evaldo, C. Antônio, Arnoldo, Fernando (Ernane), Oliveira (Cleomar), Mauricélio, Forte (Danilo), Dindô e Ivanzinho. O técnico era Zé Neto. A Seleção de Itapajé tinha, como dirigentes os seguintes senhores: Presidente da Liga Itapajeense: Dr. Marcos Narbal; Vice: Itamar Monteiro; Diretor de Esporte: Dr. Cunha e Tesoureiro: Tabosa Filho.  



28 de março de 2008 – Sexta feira.
Nessa data faleceu: ALEXANDRE EUCLIDES BARROSO – Xandin. Filho de Alexandre José Rodrigues e Ana Rodrigues de Sousa. Patriarca de ilustre família local. Era genitor de Joaquim Euclides Barroso. Xandin nasceu em 29-12-1895.

28 de março de 2012 – Quarta feira.
Nesse dia, cedinho da manhã, triste para a comunidade de Itapajé, falece, de forma repentina, nosso amigo RIGOBERTO SIQUEIRA FONTENELE. Nasceu na “doce Viçosa do Ceará”, forma carinhosa de como se referia a sua terra natal. Mário Moreira da Silva, nosso amigo comum, também falecido dizia: “Oh! Caboclo bairrista!”.
Rigó, forma carinhosa, de como era tratado por seus amigos mais próximos nasceu no dia 6 de janeiro de 1957, na serrana cidade ibiapabana, de Viçosa do Ceará. Seus pais eram: Juarez Fontenele e Maria Alice Siqueira.
Chega a Itapajé, precisamente, uma semana antes da fundação da agência do banco do Brasil, em Itapajé – que se deu no dia 24 de Setembro de 1976, que teve como o primeiro gerente o Sr. João José Magalhães. O Prefeito municipal da época era o Sr. Luiz Gonzaga Saraiva. Ingressa nos quadros de funcionários, exercendo funções de relevância secundária. Quando de seu falecimento (28 de março de 2012) já exercia os mais altos cargos administrativos, dentro daquela entidade. Cargos funcionais, merecidamente conquistados, pela perseverança e competência! Gerenciou diversas agências do Banco do Brasil, dentre elas: Tejuçuoca e Irauçuba.
No dia 24 de setembro de 1976, une-se em matrimônio com a jovem Silvania Gomes, filha de Jose Augusto Ferreira Gomes e Edcilda Carneiro. Ele, filho de Antonio Ferreira Gomes e Maria Amélia e ela – Edcilda – filha de Edson Bastos Carneiro e de dona Hilda. Dessa longeva união – Rigoberto e Silvania - nasceram seus quatro filhos: Calbyr, Ramom, Roger e Cayline. Seus filhos deram-lhe três netos: Rigoberto Neto, João Gabriel e Rillary.
No dia 6 de janeiro de 2000 – Sábado - Unem-se em matrimonio Calbyr e Kylwya, tendo como principal e especial testemunha, seu filhinho Rigoberto Neto. Ela filha de Francisco Glerton de Lima e Narau Bastos Lima. Calbyr, filho de Rigoberto Siqueira Fontenele e Silvania Gomes Fontenele. A Solenidade Religiosa foi na Igreja Matriz de Itapajé. Os recém casados receberam os cumprimentos de familiares e amigos, na Fazenda Conceição, neste município.
Rigoberto conseguiu atrair a amizade e o carinho de toda comunidade de Itapajé e, igualmente, das cidades em que prestou serviços, como funcionário do Banco do Brasil. Seu falecimento, prematuro e repentino, causou uma grande tristeza nessas comunidades, dado à forma gentil e delicada do tratamento dispensado às pessoas.
A Pescaria, normalmente aos domingos, quase sempre com “seu time”, formado, dentre outros por: Eldo Rios Lousada, Chico Saraiva, Tony português, Mário Moreira, César Costa, Gerardinho Rocha e seu filho Marcelo, Isaac Cruz e Ribamar Ramos. Pescarias maravilhosas!
Nas quintas feiras, quase sempre, no bar no Tio Nego – Piçarra, também em boas companhias, umas cervejinhas eram de “lei”! Os companheiros eram seus mais achegados amigos: Carlos Augusto – seu cunhado, Chico Saraiva (Raul) Henrique Oliveira Dutra – infelizmente já falecido; Alísio Sales e Robson, quase sempre estavam na “bancada do Tio Nego!
Fica, pois aqui, o registro desses três anos de saudades do amigo e companheiro RIGÓ. Que Deus lhe acolha, entre seus eleitos! Aos familiares: Silvania, filhos, netos e demais, que sejam resignados com a decisão de Deus. A nós, dê-nos igual aceitação. Até um dia, caro amigo Rigoberto, quando nos encontrarmos para “novas pescarias”!!! (Ribamar Ramos – 28 de março de 2015 – três anos de saudades!










FRASE DO DIA

“Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros”. – Confúcio

Por hoje, 31 de março de 2016 é o que tenho para contribuir, mesmo que modestamente, para um melhor conhecimento de nossa Rica História. Nossos conterrâneos precisam conhecer melhor seus filhos ilustres e os principais fatos de sua história. Acredite: É possível tornar a História de Itapajé mais conhecida, principalmente por e para seus filhos!  Basta não desistir!!!" Ribamar Ramos. 


FRASE DO DIA

“Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros”. – Confúcio


"Quanto a mim escrevo até este ponto; o que depois se passou, talvez outro queira tratá-lo". - Xenofonte.

  Ribamar Ramos          
Fortaleza 31 de março de 2016
  BOA NOITE / BOM DIA

Obs.:
Dependendo da disponibilidade, acrescentarei uma gravação, em áudio, em que o ex Governador Adauto Bezerra, em um Comício em Itapajé, fazendo justos e elogiosos comentários sobre o Sr. Raimundo Vieira Filho. (Ribamar Ramos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário