quinta-feira, 24 de março de 2016

TÚNEL DO TEMPO 

DA 

HISTÓRIA DE ITAPAJÉ


 CENTENÁRIO DE NASCIMENTO 

24 de Março de 1916 - Sexta feira  /  24 de Março de 2016 - Quinta feira

JOSÉ BASTOS BRANDÃO

"Zé Biriu"


Nosso homenageado de hoje, 24 de março de 2016 é o Sr. JOSÉ BASTOS BRANDÃO – Zé Biriu. Casado com Dona Jenovina.  Patriarca de ilustre família, representada por: Cristiane, Lucimar, Neto Brandão, Chico Brandão, ( Mais Conhecido como Chico Biriu) e Edmar Brandão e Raimundo.

Zé Biriu era filho de Dona "Milica" - (filha de Pedro de Queiroz Bastos) e seu esposo Biriu Praxedes, residentes entre Pitombeiras e Aguahy, segundo informações da amiga Irene Delne, vejam informações enviadas por Irene Delne: "Capitão José Paulino de Queiroz Bastos e Francisca Idelzuith de Mello (Madrinha), tiveram os seguintes filhos:
1) Pedro - casou-se com Maximina Georgina Andrade, Pinto e Araújo e residiram, em São Miguel;
2) José do Vale - emigrou para Amazonas, próspero senhor de seringal, incorporou-se a família Bastos Tigre;
3) Francisca - casou-se com De Deus Lopes. Residiram em Santo Antônio de Aracatiaçu;
4) Euclides David - (Neném Paulino) casou-se com Raimunda Pinto de Mesquita, filha do Capitão Manoel Pinto de Mesquita e Maria Francisca de Mesquita. Comerciante na Praça de São Francisco de Uruburetama, com vários imóveis alugados e dono de padaria.
5) Antônia Cecília-faleceu solteira em 1919, vitimada pela “bailarina”;
6) Milica (Maria Cezarina) - casou-se com o Tabelião Biriu Praxedes, proprietários rurais na Pitombeira e Aguahy;
7) Waldemiro, casou-se com sua prima Maria Eugênia Mello Sales (“uma serva de Deus, fiel, honrada, imbatível”) e morou durante toda sua vida no Sítio Severino no Arraial de Uruburetama.]
Israel Brandão - (compartilhando foto de Eliakim Brandão) complementa:
Maria Bastos Brandão (Milica), nascida Maria Cezarina Bastos, - Milica, era filha do capitão José Paulino de Queiroz Bastos - que casou com o tabelião Francisco Praxedes Brandão (Biriu Praxedes). Moraram quase toda a vida no sítio Aguaí. Seus dez filhos (sete homens e três mulheres): Ruth, Zé Biriu, João Biriu, Genovina (Querida), Léo Biriu, Jonas Biriu, Eulália, Zito, Bão e Valmir (Mica). Saudades!!!”. 
Portanto, nesta data fazemos uma justa homenagem a esse ilustre filho de Itapajé. Zé Biriu Nasceu em 24 de março de 1916.  Faleceu no dia 20 de fevereiro de 1992.
Convido os amigos a acrescentarem mais informações sobre esse itapajeense querido. Agradeço aos que já contribuíram. (Ribamar Ramos).


José Bastos Brandão
Zé Biriu

José Bastos Brandão - Zé Biriu e Dona Jenovina

Dona Jenovina

Filhos de José Biriu e Dona Jenovina

 Francisco Biriu e netos

 Francisco Biriu


 José Bastos Brandão
Zé Biriu


 

PENSAMENTOS DO DIA

“Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de gênios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, onipotentes. O slogan "não desista" já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana.” – Calvin Coolidge

.x.x.x.x.x.x.x.

 “NÃO FOMOS, NÃO SOMOS, E NUNCA SEREMOS ESQUECIDOS”
"NON FUIMOS, NON SUMUS, ET QUI NUNQUAM OBLITI ERIMUS"
(Ten. Cel. João Paulino de Barros Leal - Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, período 1887-1888).

.x.x.x.x.x.x.x.

"Que nada de falso seja dito, nada de verdadeiro seja omitido, nada de suspeito seja escrito e nada seja simulado". Cícero.


Ribamar Ramos       
Fortaleza 24 de março de 2016
BOA NOITE / BOM DIA.

"Acredite! É possível tornar Itapajé e sua história mais conhecida, principalmente por e para seus filhos!  Basta não desistir!!!" Ribamar Ramos.



Fontes de Pesquisas:

-  Anotações diversas e pesquisas: Ribamar Ramos - (Pequena Cronologia de Itapajé - Ribamar Ramos)

- Fotos de Ribamar Ramos e postadas na Internet - diversos perfis e Neto Brandão.

AGRADECIMENTOS:
Irene Delne e Mário Filho - Blogs de Itapajé e aos familiares de José Biriu e Dona Jenovina:
Israel Brandão e Eliakim Brandão.

Blog da História de Itapajé – www.itapagece.blogspot.com.br  
FACEBOOK: Ribas Ramos

© Ribamar Ramos

JOSÉ RIBAMAR RAMOS

WWW.ITAPAGECE.BLOGSPOT.COM.BR 

WWW.TAPERUABA-CE.BLOGSPOT.COM.BR/

(FAZER CONTATO NO INBOX DO FACEBOOK)

5 comentários:

  1. Olá boa noite, meu nome é Samylle Brandão, filha de João Barroso Brandão. O nome do meu avó é João Bastos Brandão, mais conhecido como João Biriu. Meu e-mail é samyllebrandao@hotmail.com Adoraria ajudar a completar essa linda História!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samylle, seu pai é meu primo legítimo, pois seu avô (Tio João Biriu) era um dos irmãos mais velhos do meu pai (Bão Biriu). Tenho boas lembranças dele também em sua vacaria, no bairro de Antônio Bezerra. Tia Zefa, sua avó, ia muito no Aguaí, que era o ponto de encontro de todos nós nas épocas das festas da Sagrada Família, no mês de agosto, e também na Festa de Nossa Senhora da Penha, no final do ano em Santa Cruz. Desejo-lhe felicidades. Abraços.

      Excluir
  2. Aguardo o contato!
    Atenciosamente Samylle H. Brandão.

    ResponderExcluir
  3. Tio Zé Biriu, quantas saudades! Sempre que vou a Itapajé e passo ali onde funcionou a "Casa Brandão" o coração aperta um pouco. Quando criança costumava ir lá e conversar um pouco sobre tudo com ele que, apesar do ar sempre sério, era uma pessoa muito agradável e até mesmo bem humorada. Quando fiz dezesseis anos e fui para o seminário diocesano de Itapipoca me presenteou com dinheiro suficiente para eu comprar a Bíblia de Jerusalém nas Edições Paulinas em Fortaleza. Gratidão meu querido tio por tudo de bom que me ensinou.

    ResponderExcluir
  4. Francisco de Assis Bastos Castro31 de outubro de 2023 às 12:44

    Como é bom saber que a nossa família, desde seus primórdios, só gerou gente de bem, honesta e trabalhadora. Sou filho de Eulália Bastos Castro a filha mais nova e a única viva dos irmãos. Lembro com bastante saudade quando saia do sítio São Tome, onde morava com meus pais e ia para o Aguaí, casa dos avós Biriú e Milica. Quando lá chegava a primeira coisa que o meu avo fazia era me sabatinar a tabuada. Ele era tabelião e muito culto para a época. Ah que boas lembranças! Dos tios mica, zé, bão, léo, vina, rute... e dos primos abraão, rita, davi, joão, jaime, dimas, neto, milica, binidito... (vão grafados minúsculas porque era assim que eram chamados).
    Enfim, não me sai da lembrança os pés de benjamim, enfileirados em frente à casa dos meus avós, nem todas as coisas boas que com eles compartilhei.

    ResponderExcluir