sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Maria Zélia Mota

(Primeira mulher na Assembléia Cearense)

SÉRIE FILHOS ILUSTRES:


          Hoje vamos iniciar uma série de homenagens a alguns filhos de Itapajé, que continuam a fazer nossa história. Nosso reconhecimento de hoje, dia 4 de janeiro de 2013 - Sexta feira - é dirigido a amiga: MARIA ZÉLIA MOTA, matriarca de ilustre família de Itapajé. O texto abaixo é a cópia de uma matéria veiculada no Jornal O POVO, na edição do dia 23 de novembro de 1973 – sábado. Abaixo divulgarei também as fotos (com os textos) dessa entrevista. Os amigos que desejarem maiores informações pessoais - atualizadas, por gentileza procurem nossa homenageada, ou algum de seus filhos. Ao final desta postagem é divulgada uma URL do Facebook, que relata minuciosamente muitos ilustres filhos da Família Mota (Paraíba).

O Jornal O POVO – de 23 de novembro de 1974 – sábado. Destaca a seguinte manchete: “VEM DE ITAPAGÉ A PRIMEIRA DEPUTADA ESTADUAL DO CEARÁ”.

Zélia Mota é uma dessas mulheres que sabe o que quer e quando deve querer. Tabeliã em Itapajé. As lides político-partidárias não lhe eram assunto totalmente estranho. Por força da profissão que exercia e porque havia uma tradição de família a que ela; mesmo sendo mulher, não estaria isenta. Questão só de oportunidade. Até que esta chegou. Convocada pela família ela entrou na política, lutou pela Arena, defendeu o seu ideal político, o povo de Itapajé a aplaudiu, todo o vale do Curu sufragou o seu nome nas urnas de 15 de novembro. Por expressiva votação o povo elegeu-a sua representante na Assembléia Legislativa, sendo ela a primeira mulher deputada estadual do Ceará.
Em entrevista concedida à jornalista Wânia Cysne, D. Zélia Mota garante que não vai ser uma simples concordante. Quando aceitou o desafio, é porque tinha, pensamento próprio, felizmente bem compreendido, pela massa eleitoral de todo o vale do Curu. Concordará com as determinações partidárias sim, mas se estas forem justas e necessárias; se concordarem com o seu pensamento. (Abaixo, na íntegra, a entrevista) 

“AFINAL, A MULHER TEM UM LUGAR NA ASSEMBLÉIA

“Em 72 (1972) elas surpreenderam o panorama político cearense assumindo a liderança em quase todos municípios e, num fato sem precedentes, o Ceará  deu nove prefeitas, marcando assim o engajamento da ­mulher no laborioso processo que conduz à maturidade r política.
ainda no mesmo pleito, sendo que na Capital, outra ocorrência Deixou os observadores políticos um tanto  "encucados"  a maior votação para vereador coube também a uma mulher que venceu triunfalmente a seus oponentes masculinos.
Da Câmara Municipal à Prefeitura, e de 72 para cá, a mulher cearense mais amadurecida para as funções a políticas tenta uma arremetida mais forte e conquista um novo lugar nas fileiras parlamentares: Zélia Mota, candidata da Arena, tabeliã, casada, mãe de cinco filhos e ex-presidente do seu partido em Itapajé, é a primeira mulher cearense a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa. Sua votação foi muito expressiva, obtendo uma média de noventa votos por urna, sendo que só na Região do Vale do Curú computou um total de 9.000 votos.
Revelando que já existe hoje uma maior conscientização da mulher em ralação ao apelo político, Zélia Mota afirma que sua campanha teve maior receptividade junto ao público feminino: foi mais votada pelas mulheres, que por homens.
No mais, prevaleceu aquele dito popular: “Família que trabalha unida,...” O marido, Sr. Francisco Silva Mota, coletor estadual de Uruburetama, e seus cincos filhos foram os mais entusiastas cabos eleitores da campanha.
Surpresa, dona Zélia? - Não, responde com segurança. Pelo esquema político que nós contávamos em nossos Municípios e pela aceitação do meu nome em Itapajé, já esperava uma boa votação. Entretanto, devo minha eleição em primeiro lugar a minha família, à fidelidade dos meus amigos e à excelente plataforma eleitoral que construímos.
Pertencente a uma tradicional família de políticos da região do Vale do Curu destacando-se principalmente os nomes do deputado federal Raimundo Gomes da Silva e de José Gomes da Silva, atual Prefeito de Pentecoste, seus irmãos dona Zélia, no entanto, é a primaria vez que se candidata a um cargo eletivo, apesar de ter funcionada sempre ativamente na vida política do seu município. E explica sua indicação para o cargo:
- Com a saída de Gomes da Silva da Assembléia, ele pensou num substituto capaz e que fosse de sua total confiança. Primeiro, pensou no irmão, José Gomes da Silva, que não pode aceitar o convite. Depois, levando em conta a minha militância no setor político, pois participo de campanhas eleitorais desde 1958, indicou meu nome. O apoio com o qual ele conta na Região do Vale do Curu explica a minha vitória, a Assembléia Legislativa, e eu aceitei o desafio.
Tendo apoiado várias candidaturas em pleitos anteriores, Zélia Mota informa que já foi Presidente da Arena em Itapajé sempre trabalhou como voluntária no cartório eleitoral em tempo de eleições.
-         A família, diz ela, é toda entrosada com políticos e a gente participa. É uma conseqüência quase natural.
Quando for diplomada para a Assembléia pretende lutar pelos interesses de todo o Vale do Curu, onde recebeu uma votação maciça. Mas, a tônica da sua campanha consistiu em não fazer promessas ao eleitorado, que não fossem passíveis de cumprimento. Os argumentos da campanha. Giraram em torno dos setores: Educação e Saúde.
Como primeira mulher a ocupar uma cadeira no legislativo cearense, como se conduzirá? - Impondo uma nova liderança ou concordando apenas com determinações partidárias vindas da cúpula?
Dona Zélia reage: - Concordaremos com as determinações partidárias quando forem de acordo com o meu pensamento. Se forem justas e necessárias. Procuraremos impor uma nova liderança e dar a nossa opinião na hora certa. Segundo a nova deputada, a vitória do MDB no Ceará, foi uma grande surpresa para ela. E contesta: - Sempre nos acostumamos que o Governo era a Arena. Lamentamos o partido ter perdido o seu senador. A derrota em termos nacionais valeu como uma advertência- agora o partido terá que unificar mais seus quadros nos municípios para que atuem sempre coesos. Sobre a administração do Governo César Cals tem um ponto de vista muito simpático: "Foi bacana". Ressalta a criação de centros comunitários, e visitas periódicas realizadas pelo governador aos municípios para conhecer melhor as necessidades de cada comunidade.
Entretanto, observa que o novo governo deveria preocupar-se mais em dar um impulso no setor de abastecimentos e saneamento, ao invés de adotar o sistema de obras monumentais.
Finalizando, D. Zélia Mota dirige um apelo à mulher cearense, com uma mensagem de participação: - Devemos participar integralmente de todos os problemas administrativos de nosso estado vendo na solução de cada um deles, antes de tudo, a pessoa humana”.






Para os amigos que desejarem obter maiores informações sobre a Família Mota. Acessem, no FACEBOOK a URL abaixo.     http://www.facebook.com/groups/129817483818433/?fref=ts - Por hoje é só. 

  
 FRASE DO DIA
"Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar". Provérbio Chinês

FELIZ 2013 PARA TODOS!


                                                                                                    Ribamar Ramos
Boa noite / Bom dia
Por hoje é só!
Fortaleza 04-01-2013 





2 comentários:

  1. Sr José Ribamar Ramos O Sr tem fotos da cidade de itapajé no ano de 1971 e 1972 1976
    Davi A.s Borges
    sousadavi93@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que Bom Sr Ribamar Recordar as Fotos da Querida Dona Zelia mota e fico feliz por todas as suas publicações começando no ano passado sr ribamar para me dizer informações sobre as fotos dos ano 1971 1972 e 1976 com o aspecto da cidade de itapajé entre em contato comiho no email abaixo
    sousadavi93@yahoo.com.br
    meu nome é Davi A.S Borges

    ResponderExcluir