sábado, 26 de janeiro de 2013



PEQUENA CRONOLOGIA DE ITAPAJÉ

(1925 / 1997)

De 3 de março de  1925 – Terça feira  /  8 de dezembro de 1997

SÉRIE: CRONOLOGIA - PARTE II (Final)

Continuação...


1925  -  3 de março – Terça Feira - Nasce Maria Neusa Bernardo, esposa de Sebastião Batista e mãe de João Bernardes, Francisco, Margarida, Eveline e outros. Faleceu, vítima de acidente automobilístico, em 26 de dezembro de 1993, na BR 222.

1931   - 7 de dezembro – Segunda feira. Nasce  Terezinha Maria Pinto Magalhães, filha de Jesuíno Pinto de Mesquita e Umbelinda Fernandes Pinto – Terezinha foi casada com Gerardo Firmino (Francisco Pinto Magalhães) Faleceu em 7 de janeiro 1975.

1931  -  8 de dezembro – Terça Feira - Após 3 dias de retiro pregado pelo padre José Gaspar de Oliveira, foi fundada a Associação das Filhas de Maria Imaculada, com 15 Filhas de Maria e 14 Aspirantes. No mesmo dia, para incrementar o amor das crianças a Jesus Eucarístico foi instituída a Cruzada Eucarística Infantil, com meninos e meninas. Padre José Theógenes Gondim, afirma sua importância, conforme descrito nas anotações contidas na Ata, na página 189 do Livro de Tombos. Quando do encerramento do ano de 1931, apresenta o movimento Paroquial: Foram solenizados 851 “baptizados”; 155 “cazamentos” - (casamento com “z” mesmo) e 12.326 comunhões.

1931  -  26 de dezembro – Sábado - Nasce José Gomes da Silva – Deputado estadual por diversas legislaturas, além de ter sido prefeito de Pentecoste de 1973 a 1976. Reeleito Deputado em 15 de novembro de 1978, faleceu em pleno exercício do mandato legislativo, que teve início em 15 de novembro de 78. Era filho do Sr. Jaca Paraíba (Joaquim  da Mota e Silva e Dona Joana Gomes da Silva) e irmão da ex deputada Maria Zélia Mota, primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo Cearense. Todos da família destacaram-se na política regional, exercendo grande liderança entre as camadas mais humildes da população desta região. Nasceu em Uruburetama  - faleceu em 24 de fevereiro 1981.

1933  -  dezembro – O novo interventor, capitão Roberto Carneiro de Mendonça, restabelece, com território desmembrado do município de Arraial, atual Uruburetama, sendo o povoado (São Francisco da Uruburetama) elevado, novamente, a condição de vila, conforme  Decreto 1.156. Nesse ano o município tem a seguinte composição: São Francisco (Distrito Sede).

1934   -   3 de setembro – segunda feira.  Nasce em São Francisco de Uruburetama, atual Itapajé, Agerson Tabosa Pinto, doutor em Direito (Universidade de São Paulo), mestre em Ciência Política (Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro). Professor universitário, diretor da Faculdade de Direito do Ceará. Sociólogo. Governador de Distrito do Rotary Internacional. Publicou: Estudos de Sociologia Especial (1976), O Banco do Nordeste e a Modernização Regional (1971).  Faleceu em 16 de julho de 2011 – sábado.

1938  - 20 de dezembro – Terça Feira - A Vila de São Francisco foi elevada a categoria de cidade, figurando o município na nova divisão territorial e administrativo do estado, de 1939/1943, com a seguinte composição: São Francisco, Cruz, (ex Santa Cruz), Irauçuba, Juá, Missi, (ex Pão de Açúcar), Retiro, São Miguel e Tejuçuoca.

1943  -  9 a 12 de dezembro – de Quinta feira a domingo - Tem início o 1.º Congresso Eucarístico Paroquial, realizado em São Francisco de Uruburetama, (somente a partir do dia 30 desse mesmo mês, alguns dias depois, portanto, passaria a cidade a se chamar de Itapagé, conforme o Decreto n.º 1.114  de 30 de dezembro de 1943). O Papa era: Pio XII, sendo Arcebispo de Fortaleza:  Dom Antônio de Almeida Lustosa; Presidente da República: Dr. Getúlio Vargas; Interventor Federal: Menezes Pimentel; Vigário da Paróquia: Padre Paulo Ferreira de Almeida e Prefeito Municipal: Manuel Luís da Rocha.

1943 – 30 de dezembro - Quinta feira. Por decreto desta data são adotados os seguintes 17 topônimos de cidades: Lavras da Mangabeira; Jaguaruana - (antiga União); Pacajus (Guarani); Caririassu (S. Pedro); Caucaia (Soure); Viçosa do Ceará; Acopiara (Afonso Pena); Jucás (São Mateus); Reriutaba (Santa Cruz); Limoeiro do Norte; Guaraciaba (Campo Grande); Mombaça (Maria Pereira); Solonópole (Cachoeira); Coreaú (Palma); Licânia (Santana), Anacetaba (São Gonçalo) e Itapagé (São Francisco). Além desses, foram alterados 117 topônimos de vilas cearenses. Com o Decreto n.º 1.114 recebe a designação de Itapajé. Um fato curioso é que na época muitos outros nomes foram sugeridos, dentre eles: Quintinópoles, em homenagem ao filho ilustre José Quintino da Cunha e Caxitoré, em alusão a um rio existente na região. O topônimo Itapajé, deriva de das palavras em tupi guarani: Ita=pedra e pajé= feiticeiro. A existência da Pedra do Frade, ícone da cidade, muito se assemelha à figura de um frade. (Em breve vou falar especificamente sobre esse assunto, em postagens futuras), afinal alguns defendem outros motivos para a justificativa desse topônimo -  Ribamar Ramos).

1953  -  8 de dezembro – Terça feira. Ordenação sacerdotal do diácono Mariano Rocha Matos, conferida por Dom Aureliano Matos, na Matriz de Itapajé. À meia noite desse mesmo dia o neo-sacerdote celebrou sua primeira missa, em presença da imagem peregrina de N. S. de Fátima.

1953  -  14 de dezembro – Segunda feira. É fundado oficialmente o GUANACÉS CLUBE, tendo como presidente da comissão Organizada do clube o Sr. Isac Sombra Rodrigues. Conforme Lei n.º 197 de 26 de abril de 1955 – Considera de Utilidade Pública o Guanacés Clube, e consta como data de fundação o dia 14 de dezembro de 1953. (essa lei foi sancionada por Júlio Pinheiro Bastos). Essa Organização tinha por finalidade desenvolver a cultura intelectual; incentivar a prática e desenvolvimento dos esportes: promover reuniões de caráter social e cívico. Por muito tampo esse clube foi, já que veio a substituir ao antigo Polytheama Clube, que funcionava a Rua Felipe Sampaio, onde funcionou a Secretaria da Receita Federal. O Guanacés Clube era até bem pouco tempo atrás um lugar de encontro da sociedade itapajeense. Infelizmente, devido a sucessivas administrações irresponsáveis, o clube deixou de ser esse ponto de encontro. Mesmo assim funcionava muito precariamente, só que passou a ser rotineiro, em cada festa - ou melhor em cada “fuá” - acontecia sempre um “pé de briga”, era faca, cadeiras, garrafas e muitas outras coisas que seus frequentadores  agora não mais a sociedade local, mas, o pior que nela existe.  Em 1999, esse clube recebeu foi vendido para o Sr. Elihú Bastos Lira. Somente em meado de 2012, o “Velho e respeitado Guanacés” voltou a funcionar esporadicamente, para realização de eventos festivos. Nos áureos tempos, em que homens como Zé Verdinho, Luis Sales Peixe, Eudes Magalhães, Orleans Pinto de Mesquita, João Batista Pinto de Mesquita, João Batista Bernardes entre outros. Nessa época, aí sim, Itapajé tinha um local de diversão e satisfação para seus sócios e frequentadores  Bons tempos aqueles. Um fato curioso é que o clube foi construído sobre a totalidade da antiga praça Joaquim Leitão, que deu lugar a construção do GC. Em substituição a pracinha, a rua em sua lateral esquerda foi denominada Rua Joaquim Leitão.

1954   -   5 de dezembro – Domingo – Lua crescente. Padre Agenor Tabosa Pinto é ordenado Sacerdote. Filho de João Francisco Tabosa e Rita Fernandes Tabosa, neto pela parte materna, de José Fernandes do Rego e de Raimunda Francisca do Nascimento. Jovem de rara inteligência, muito cedo foi ordenado Sacerdote. No dia 11 de dezembro de 1954 – Sábado, celebra sua primeira missa, em sua terra natal, Itapajé, fora ordenado alguns dias antes em Fortaleza, precisamente no dia 5 de dezembro de 1954, como visto acima. Exerceu seu paroquiato na cidade de Solonópole, no estado do Ceará, onde mereceu receber o maior carinho, respeito e admiração, daquela gente boa e hospitaleira. No dia 25 de julho de 2010, celebraram-se diversas missas e homenagens, pela passagem do 11º. aniversário de morte desse filho ilustre de Itapajé. Pela lei Municipal nº. 743/2005, de 20 de maio de 2005 - (de Solonópole, evidentemente!) Padre Agenor é homenageado com a denominação de uma Avenida, naquele município. Outras homenagens foram prestadas ao seu antigo e dinâmico Pároco, por exemplo: o Estádio de Futebol também tem seu nome como homenageado. - Que nossa querida Itapajé, digo melhor, que seus filhos aprendam o sentimento de gratidão e respeitos a seus filhos! Faço essa ressalva, sabedor de que em Itapajé, a grande maioria de seus filhos ilustres, não serem merecedores de nenhum tipo de homenagem, inclusive o filho ilustre: Padre Agenor! Não tenho conhecimento de que sua terra natal tenha prestado alguma homenagem ao ilustre Padre Agenor Tabosa. Nasceu em São Francisco da Uruburetama, atual Itapajé, em 14 de março de 1928 – Quarta feira, de lua minguante. Faleceu, em Solonópole, onde foi sepultado na Igreja Matriz do Bom Jesus Aparecido, lado direito, porta da frente da Igreja, no dia 24 de julho de 1999 - Sábado.

1956  - 8 de dezembro – Sábado. Instala-se em Itapajé, uma Exposição Agropecuária Industrial.

1957  - 1 de dezembro – Domingo - É assassinado o ex Prefeito de Itapajé:  FRANCISCO TEIXEIRA BRAGA – Crime inicialmente atribuído a JÚLIO PINHEIRO BASTOS, posteriormente ficou provada sua inocência. Veja maiores detalhes em postagem neste blog (www.itapaece.blogspot.com.br) do dia 13 de junho de 2012 – Quarta feira, no qual é relatado um histórico detalhado sobre esse trágico acontecimento.

1962  -  5 de fevereiro – Segunda feira. Morre a escritora e jornalista Maria Rodrigues Peixe (Alba Valdez), aos 87 anos de idade. Era natural de São Francisco de Uruburetama, hoje Itapajé, onde nascera no Sítio Espírito Santo a 19/12/1874. Fez parte do Centro Literário, da Boêmia Literária, da Iracema Literária, da Sociedade Cearense de Geografia e História, da Academia Cearense de Letras - ACL e Sócia efetiva do Instituto do Ceará. Na Academia Cearense ocupou a cadeira nº. 2, patronímica de Álvaro Martins. Fundadora da Liga Feminista Cearense. Publicou: Em Sonho (1901), Dias de Luz. Faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de fevereiro de 1962. Está sepultada no Cemitério de São João Batista. Nasceu em 12 de Dezembro de 1874. Vejam maiores detalhes na data: 1874 – 19 de dezembro, acima.

1966 – 1 de dezembro – Quinta feira. Bodas de Prata sacerdotais dos padres cearenses Tibúrcio Gonçalves de Paula, vigário de Tianguá, monsenhor Francisco Soares Leitão, de Nova Russas, Manuel Lima e Silva, de Itapajé, e Pedro Vitorino, da Paróquia do Carmo, em Fortaleza.

1967  -  dia 21 de novembro – Terça feira - Nasce na localidade de Segredo, (Distrito de Assunção), ALDO TEIXEIRA BRAGA, filho de Antônio Teixeira Braga e de Nair Teixeira Braga, seus irmãos são: Lúcia, Marlene, Natal, Maria da Paz, João Batista, Maria das Graças, Liduina, Paulo Sérgio, Francisco de Assis e Rosely. Sua infância passou na localidade onde nasceu. Em futuras postagens faremos uma homenagem a esse dinâmico sacerdote, neste blog.

1983   -  5 de dezembro – Segunda feira. Nessa data falece Francisco Dutra Melo – Chicute Dutra, patriarca de tradicional família local, genitor de Anísio Dutra Melo, Matriarca da Família Dutra, casada com Esmerino Cordeiro Dutra, família que tem se destacado como produtores dos melhores bordados, manuais, artesanais e industriais, além de muitos participarem ativamente de todos os movimentos da Igreja Católica de Itapajé. Padre Pascoal costumava dizer: “Em cada Pastoral da Igreja Católica de Itapajé, normalmente vê-se à presença de um representante do Clã Dutra”.

1983  -  13 de dezembro – Terça feira. Falece Alcides Sales Bastos era filho de Antônio Sales Bastos e de Maximina Souza Sales. Maestro e o principal responsável pela criação da Banda de Música local, quando da administração Jauro Bastos – 1966/70. Um dos primeiro Dentistas de Itapajé, formado por uma faculdade de Odontologia do estado do Amazonas. Em Itapajé, representava, juntamente com outros “camaradas” o Partido Comunista do Brasil. Na década de 40 (1949). Esteve envolvido no episódio em que o escritor baiano, Jorge Amado e comitiva foram “expulsos” pela intolerância religiosa, comandada pelo vigário da Paróquia, Pe. Paulo Ferreira de Almeida. Casado com Jacy de Souza Sales. Alcides nasceu em 7 de maio de 1906. Entre suas outras habilidades, fazia projetos de residências, além de exímio maestro e arranjador.

1986   -  12 de dezembro – Sexta feira. Falece Joaquim Lira Magalhães. Patriarca de uma das mais ilustres famílias de Itapajé era casado com Isabel Carneiro Lira - (02/11//1909 – 24/08/1994). Nasceu em 30/06/1903.

1987  - 28 de dezembro – Segunda feira - TEJUÇUOCA é transformada em cidade pela Lei n.º 11.414, Palavra indígena composta de TEJUÇU (lagarto grande, tejo, teiú) + OCA (casa), significando “a casa, a morada do lagarto grande, do teiú”. TEJUÇUOCA – Município situado na MESO 02 (Norte Cearense), MRG 011 (Médio Curu , desmembrado do município de Itapajé, pela Lei n° 11.414, de 28.12.1987. Alcançou a condição de distrito pelo Dec. Lei n° 1.156, de 04.12.1933. Já havia sido Município, criado pela Lei n° 6.392, de 03.07.1933, e extinto pela de n° 8.339, de 14.12.1965, antes de ser instalado.

1988  -  18 de dezembro – Domingo - Realiza-se a festa de “Colação de Grau” dos Doutores do ABC, da Escola Balão Mágico – Dirigida e administrada pelo casal José Tarcísio Barreto de Sousa e Fátima Noraci Pinto Barreto de Sousa. A outorga dos certificados foi no auditório da Escola, às 17 horas. A turma chamou-se: José Tarcísio Barreto de Sousa; o Patrono: Waldemar Gomes Filho; Paraninfo: Mariá Forte da Silva Gomes; Madrinha Maria Gorete Barroso Magalhães Caetano; Homenagem Especial: Fátima Noraci Pinto Barreto de Sousa – Diretora e às tias: Carmem Amélia, Gilvânia, Luciene, Fátima, Silvânia, Sâmea, Margarida e Meni. Secretárias: Aldenízia Maria Pires Bastos; Tereza Rodrigues de Oliveira. Zeladora: Rosalina de Sousa Braga. Merendeiras: Eliane Matos Brioso e Antônia de Melo Cruz. Preito de Gratidão: Isabel Cristina Costa Barros. Oradores: Mikaella Augusta Fernandes Rodrigues Pontes, Francisca Angélica Silva Sousa e Priscila de Aguiar Bastos Lopes. Homenageados de honra: Tasso Jereissati, Gov. do Estado; Aleuda Benevides, Del. Regional de Educação; Vieira Neto, Prefeito Municipal; Ana de Jesus Braga, Secretária de Educação do Município; João Batista Braga, Prefeito (eleito); Cristóvão de Araújo Cruz, Vice Prefeito (eleito); Maria Leda de Sousa Alves; José Ribamar Ramos e Ivá Monteiro. Doutores do ABC: Aline Kelly Silva Bastos, Antônia Aliny Sousa Lima, Antônio Braga Neto, Abdenago Alves Pereira Neto, Francisco Gomes da Silva, Francisco Wellington Gonçalves da Silva, Francisca Angélica Silva Sousa, Francisca de Lourdes Mota Oliveira, Felipe Castro de Andrade, José MacDouvel Teixeira Azevedo Filho, Maria Eumaria de Oliveira, Marcelo Pinto Braga, Mikaella Augusta Fernandes Rodrigues Pontes, Moema Mesquita da Silva Braga, Mônia Fernandes Borges, Nadyne Halle Mesquita Cruz, Priscila de Aguiar Bastos Lopes, Sabrina Pereira de Sousa, Sandy Lene Ferreira Bastos Lopes, Samila Silva Moura e Wagner Cruz Carneiro.

1988  - 22 de dezembro – Quinta feira - Recebo convite de Colação de Grau, da turma 88.2, de Administração de Empresas da UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Nesta oportunidade Sandra Maria Cordeiro Ávila, recebeu seu diploma de Administradora de Empresa.

1993   -  26 de dezembro - Domingo. Nessa data falece Maria Neusa Bernardo, - esposa de Sebastião Batista e mãe de João Bernardes, Francisco – Patão, Margarida, Eveline, Lúcia, Vilany e Paizinha. Faleceu vitima de acidente automobilístico. Nasceu em 03-03-1925.

1994   -  9 de dezembro – Sexta feira. Falece Eliane Maria Gomes Bastos, filha de Francisco Ferreira Gomes – Tico Gomes e d. Nenzita Vieira, era casada com médico e agro-pecuarista de Itapajé, Othon Bastos, ambos de ilustres famílias de nossa sociedade. Nasceu em 04 de julho de 1941.

1995   - 16 de dezembro – Sábado. Recebo convite da Escola de Primeiro Grau Antonio Custódio de Mesquita de Iratinga - (antigo São Miguel), para a Solenidade de Entrega de Certificados, com início às 20 horas. Destaque Especial: Turma Profª. Maria Ivanilde de Mesquita. Patrono: Fernando Antonio Mesquita Araujo e Paraninfo: Fulgêncio de Araujo Cruz. Homenageados: Tasso Ribeiro Jereissati, Governador do Estado. Cristóvão de Araujo Cruz, Prefeito Municipal. Francisca Camelo da Cunha Frota, Delegada de Educação da 13ª DERE. Padre Pascoal Rios Osterne, Vigário de Itapajé. Luis Gonzaga Saraiva, ex Prefeito de Itapajé. Manuelito Araujo Teixeira, Diretor da Escola. Hermogênia Sampaio Rodrigues e Maria Helena Santos Uchôa, Diretoras Adjuntas. Preito de Gratidão: “Aos Pais e a todos os Professores que contribuíram para a formação, nessa longa caminhada, que também não termina aqui”. Pensamento: “Educação inclui a cultura que cada geração voluntariamente transmite à que lhe deve suceder, para, esta conservá-la e se possível aprimorá-la”. Os Concludentes: Antonio Alves de Sousa, Deusimar Barreto Holanda, Francisco Erandy M. Cruz, Francisco Erivaldo C. da Silva, Francisco Helizam da Silva Lima, Francisco da Silva Fernandes, José Valmar B. de Mesquita Luis Adalberto Viana Pinto,Marcos Antonio U. de Sousa, Paulo Cesar Silva Alves, Aleluia Maria Viana Pinto, Elisângela Pereira Lima, Francisca Cristiane C. Martins, Isabel Cristina M. Gomes e Ivaneide Martins de Mesquita.

1995  -  24 de setembro – Domingo - Nesse dia inicia-se mais uma Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis. O Tema da Festa: “São Francisco e a Evangelização em nossa Paróquia”, a capa do livrinho de programa da festa, homenageou nosso Bispo Dom Benedito, pelos seus 10 anos como Bispo. Os Padres que participaram das noitadas foram: Pe. Tula, de Caucaia; Padre Beto; João Batista; Fernando; Ribamar Mota Ramos; David; Diácono Arão; Clayton; Valter. Dom Benedito, Bispo Diocesano e Pe. Pascoal, nosso Pároco.

1995 -  23 de dezembro - Sábado. Nessa data falece Joana Gomes da Silva. Matriarca de tradicional família da região era casada com Joaquim da Mota e Silva – Jaca Paraíba. Desta união nasceram nove filhos. Nasceu em 03/05/1900. 

1995  - 29 de dezembro – Sexta feira - Mais uma vez, os moradores da Rua Francisco Sousa (e adjacências), confraternizam-se, por ocasião das festas comemorativas do nascimento de Jesus, o Natal. Nesse ano, a exemplo dos anteriores, muitos participaram. Mário Moreira da Silva, Idelzuite, sua mulher e todos os seus filhos, a exemplo dos anos anteriores participaram ativamente. Os demais moradores da rua se fizeram presentes, para se confraternizarem pela efeméride. Nesse ano, além dos tradicionais comes-e-bebes, troca de presentes de amigo secreto e a famosa distribuição de bombons à meninada do bairro e da redondeza, hábito muito antigo, sempre patrocinado pela família de Mário e Idel, com certeza, desde da década de 1950, quando da chegada do casal em Itapajé. Neste anos assistimos também a uma peça de teatro, que falava do terrível “ato assassino do aborto”, lembro-me que, representando a jovem que fora ao consultório de um médico, descobre que engravidara, foi desempenhado pela Michele, filha de Chico Mário, neta de Mário Moreira e Idel. O médico, da encenação, foi outro neto de Mário, o Kairo Filho, primogênito de Marúsia e Kairo Carneiro, este neto do historiador Aristóteles Alves Carneiro. Nessa festa ocorreu um acontecimento muito agradável, para Francisco Rodrigues da Silva, o Chiquinho do Cute e sua companheira, pois, até o momento, viviam juntos, sem terem recebido o Sacramento do Matrimônio. Presentes também seus filhos, dentre eles o Maxwelves, jovem talento em mecânica automobilística e Maximiana. Os nubentes, transbordavam alegria, pela festa costumeira e, principalmente, pela confirmação de seu amor matrimonial. 

1996  -  21 de dezembro – Sábado - Realiza-se na Escola Walter Cavalcante de Sá, em Pedra D´agua, neste município, a entrega de certificados de conclusão da 8.ª série, dessa escola. A Turma chamou-se: Prof. Verônica Marinho da Silva. Patrono: Dr. Fulgêncio de Azevedo Cruz. Paraninfo: Dr. Agenor Albano dos Santos. Padrinho: José Williams Marinho da Silva. Oradora: Sra. Ana Maria Pires de Sousa. Receberam homenagens especiais – Seuda Brioso Cruz, Prof. Coord. da Escola; Dr. Fulgêncio A. Cruz, Secr. de Educação; Agenor Albano dos Santos, Agrônomo; José Eliziário Bastos Lira, Comerciante; Bernábio da Costa Magalhães, Vereador; Francisca Alves, Vereadora e José da Mota Silva Neto, Sub Secretário de Educação. Agradecimento especial: Prof. José Williams Marinho da Silva. Os concludentes: Ana Maria Marinho Melo, Ana Maria Pires de Sousa, Antônio Alves da Silva Matos, Franclin Santos de Sousa, Luísa Ferreira de Lima, Manoel Nelson M. da Silva e Paulo Matos Silva. A entrega dos certificados deu-se após a Missa em Ação de Graça. Logo após seguiu-se festa dançante, na quadra da Escola.
1996   - 28 de dezembro – Sábado. Manoel Biá e Ritinha, juntamente com seus filhos, netos, genros e noras, festejam as Bodas de Ouro do Casal, a efeméride foi comemorada, além da parte social, com a Celebração da Santa Missa em Ação de Graças. Seus filhos são: Vanderlane e Maria das Graças e seus filhos: Sandra, Mônica, Vanderlan Filho, Assis e Delis. Vanderlei e Eunice e seus filhos: Elaine, Camila e Samuel. Evelma e seus filhos: Alexandre, Fabiano e João Filho. Vandy e Lúcia e seus filhos: Manoel Neto, Thiago e Bruno. Valter e Fátima e seus filhos: Eduardo e Andréia. Vicente e Verônica e seus filhos: Débora e Ana Caroline. José Virgílio e Josefa e seus filhos: Jaderson, Jackson e Virgílio Jr. Virgínia e seu filho: Caio.

1997  -  9 de setembro  - Terça feira - ITAPAJÉ é elevada a categoria de Comarca de 3.ª Entrância em 09/09/1976. O juiz era o Dr. Glauco Barreira Magalhães. Prefeito: Luís Gonzaga Saraiva. Dr. Glauco Barreira Magalhães foi também o principal responsável pela fundação do ROTARY CLUB de Itapajé, que tinha entre seus primeiros membros as seguintes pessoas: José Otávio Ribeiro Cruz, médico; José Haroldo Lopes Barrocas, bancário (Banco do Brasil); Vicente Paulo de Sousa, comerciante; Aluízio Gusmão Rocha, comerciante, José Ribamar Ramos, comerciante; Julimar Teixeira Sampaio, agricultor – produtor de bananas; João Batista Bernardes, produtor de bananas; Manoel Ribeiro de Lima, comerciante; Antônio Carlos Braga, comerciante; Francisco das Chagas Ponte, Padre; Antônio Gomes de Sales, comerciante; Mário José de Paula Gomes, comerciante; Raimundo Dimas de Araújo Cruz, advogado e outros.

1997   -  4 de dezembro – Quinta feira - É celebrado Missa em ação de graças pelo aniversário de Pedro de Azevedo Cruz, agropecuarista e homem de  família de grande tradição de Itapajé.

1997   -   8 de dezembro – Segunda feira - Realiza-se  missa campal na Igreja Matriz, na oportunidade mais de 200 crianças recebem a “Primeira Eucaristia” esta festa foi organizada pelas irmãs Cordimarianas de Itapajé, à frente a Ir. Stela. Receberam, dentre outros, essa Eucaristia os garotos Roger e Ramon, filhos de Rigoberto Fontenele e Silvânia Gomes, ele funcionário do Banco do Brasil de Itapajé. Recebem também o mesmo Sacramento, os jovens Cyro e Fernanda, filhos de Fernando Santos Sales e Lúcia Cordeiro Dutra Sales, comerciantes de nossa cidade.

Bem, por hoje é só! Como sempre assim, encerro minhas postagens, no entanto gostaria de externar um pequeno lamento! Sempre fui incentivado por alguns, desestimulado por muitos, no entanto, prometo continuar a mostrar, o pouco que sei sobre nossa história. Determinação, com certeza não me faltará.
Lembro-me neste momento de uma máxima de XENOFONTE, que diz: “QUANTO A MIM ESCREVO ATÉ ESTE PONTO; O QUE DEPOIS SE PASSOU TALVEZ, OUTRO QUEIRA TRATÁ-LO”. Faço dessas palavras meu desiderato de que assim aconteça, com relação a esta pequenina Cronologia de Itapajé, pelo menos referente aos fatos e efemérides dos meses de Dezembro!
Muito obrigado a todos que me incentivaram, como também aos que tentaram me dissuadir de continuar esse humilde trabalho, isso me fortificou bastante! Tornou-me severo, determinado e, principalmente, perigoso agente da verdade sobre a história de Itapajé e esperançoso arauto da verdade, com relação à biografia de muitos, hoje, homens de bem ou canalhas, no amanhã, também: Homens de bem ou canalhas!
As circunstâncias me Transformaram em amante incondicional da Rainha do Norte: Minha querida Cidade de Itapajé. Finalizo este delicioso, pelo menos para mim, trabalho que me proporcionou muitas noites em claro, a fim de obter o mais fiel retrato de Itapajé,  afinal já são mais de mais de trinta anos de pesquisas e “escarafunchamento” na história da Rainha o Norte.
Brevemente vou divulgar uma entrevista que eu e José Vilmar, filho do Sr. Alfredo e Dona Mundica, que fizemos com o grande Patativa do Assaré, quando de sua visita em nossa cidade, a convite da UNITA de Itapajé - 1982, da qual o José Vilmar era um dos integrantes. A entrevista com nosso Patativa ocorreu em 12 de agosto de 1982.

Bem, por hoje é só! Voltaremos em breve. Um forte abraço.



FRASE DO DIA
"Que nada de falso seja dito, nada de verdadeiro seja omitido, nada de suspeito seja escrito e nada seja simulado". Cícero.





Ribamar Ramos
Fort.  26-01-2013
Boa noite / bom dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário