sexta-feira, 16 de maio de 2014



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 16 DE MAIO

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES REFERENTES AO DIA 16 DE MAIO



1910  -  19 de maio – Segunda feira. Nesse dia nasce TARCILA ALVES CARNEIRO, filha de Aristóteles Alves Carneiro e Theophita Bastos Carneiro, matriarca de ilustre família itapajeense, era filha de Antonio Severiano Bastos Filho e Honorata Cândida de Lima Bastos. Tarcila foi casada com Luiz Gonzaga Saraiva. Da união do casal nasceram os seguintes filhos: Vicente Carneiro Saraiva, Oficial  reformado da Armada Brasileira e professor universitário; João Hudson Carneiro Saraiva, casado com Tereza Ferreira Gomes Carneiro, filha de João Ferreira Gomes e Eliazira Dutra Ferreira Gomes; Francisco Carneiro Saraiva, engenheiro agrônomo, casado com Leda Monteiro Saraiva; Maria da Penha Carneiro Saraiva e Luís Carneiro Saraiva. Tarcila faleceu em 6 de junho de 1988 – Segunda feira.


CIVISMO:




1918    -   16 de maio.  Nessa data nasceu: INÁCIO FERNANES D'OLIVEIRA - Cearense, da região serrana de São Francisco de Uruburetama, filho de Francisco José de Oliveira e Francisca Marcelino de Mesquita. A carreira militar foi rápida e digna. Em 7 de maio de 1936, quando ingressou na Escola Militar de Realengo, tendo concluído o curso de Infantaria, concluído em 12 de dezembro de 1939; aspirante a oficial dessa data, 2.º tenente em 5 de dezembro de 1940, promovi­do a 1º. exatamente dois anos depois e a capitão em 25 de junho de 1945, logo após finda a Segunda Grande Guerra, da qual participou, fazendo jus a Cruz de Combate de 1.ª Classe e às medalhas de Campanha e de Guerra. Outros Que Participaram, também, da Segunda Grande Guerra Mundial: BRÁS ROCHA MATOS, FRANCISCO CORREIA LIMA, FRANCISCO DAS CHAGAS BARROSO LOTIF, FRANCISCO PINTO DE MESQUITA, JOÃO EZEQUIEL DE SOUSA, JOÃO PESSOA DE SOUSA, RAIMUNDO DE BIM FERREIRA CHAGAS, ARISTÓTELES DE OLIVEIRA MARCELO, FINÉAS ALVES CARNEIRO (Tenente e posterior Comandante da Marinha Mercante do Brasil), dentre outros.

1969   -  16 de maio.  Pela Lei n.º 617 de 16 de maio de 1969, que torna de utilidade pública uma terreno próximo ao cemitério, de propriedade de Francisco de Araújo Chaves, para a construção da caixa d’água para abastecimento de água local. (Jauro Bastos).

1981   - 16 de maio. Manoel Barreto da Fonseca Júnior, nessa data nasceu o brilhante jovem, filho de Manoel Barreto da Fonseca e Dona Zefinha. Manoel, seu pai era filho de José Rodrigues da Fonseca (11/02/1886-11/02/1969) e Joana Barreto da Fonseca (27/05/1897-23/05/1979. Da união de Manoel, seu pai e Zefinha, nasceram 6 irmãos: Said Gonçalves da Cruz Fonseca, casado com Eugenia Castro (dois filhos: Paulo Said e Jessica); Helena Kelly; Flábia; Dennys. Manoel Barreto da Fonseca Júnior é um dos maiores valores: Éticos e profissionais de nossa terra.

1987    -   16 de maio – Nessa data faleceu: DALILA DE PONTES MENESES, nasceu em 30/06/1894.

1988   -  16 de maio. Nessa data faleceu: José Rodrigues da Silva - (Marcílio), nasceu em nascem em 02/07/1956.


 
2000    16 de maio. Faleceu: AURÉLIO PATRÍCIO SOARES, patriarca e descendente de ilustre família. Nasceu em 10/05/1940.

NOTA ESPECIAL:

1997   -   16 de Maio – sexta feira. Hoje, 16 de maio de 2014, faço uma nota de aniversário, relativa ao ano de 16 DE MAIO DE 1997. NÃO DE ALEGRIA! NA VERDADE, DE TOTAL REPÚDIO PELA “INDIFERENÇA” das administrações públicas de Itapajé, brevemente farei uma postagem de cobrança e indignação, sobre o DESMONTE DO CANAL DA REDE VIDA. Infelizmente, nas administrações: Kelsey, assistimos, boquiaberto, o início do desmonte, finalmente, também assistimos o OCASO do repetidor da REDE VIDA, montado e mantido pela Paróquia e pela Prefeitura. Os esforços da Paróquia e da Prefeitura, além da comunidade cristã de Itapajé, não foram suficientes para sensibilizar essas duas gestões, para MANTER o canal da rede Vida, cuja idealização e manutenção, eles não participaram! A campanha e construção e, o consequente desmonte será, com certeza, detalhado, em postagens posteriores. AGUARDEM, a história desse desmonte e descaso com a “coisa pública”. Toda a comunidade cristã de Itapajé, com o apoio da Paróquia, por intermédio de Padre Pascoal e a Prefeitura, por intermédio de Batista Braga, além de uma equipe composta por 12 “amigos de Itapajé”, construíram o primeiro Repetidor da REDE VIDA DE TELEVISÃO do Ceará. Repito: Cantarei a história, com detalhes! Possivelmente o texto começará assim: “No dia 16 de maio, mantive (Ribamar Ramos) - o primeiro contato com ao Setor Técnico da Rede Vida, falei com o Dr. Paulo Tukyama – Diretor Técnico da Rede Vida. No Domingo dia 17 de maio, falamos com Batista Braga, depois de contatos iniciais com o Padre Pascoal, solicitando e pedimos para que ele mandasse construir a casa onde ficariam os equipamentos. Ele prontamente acatou nosso pedido. Na mesma oportunidade, pois Batista achava-se na residência do Sr. João Batista Pinto de Mesquita, e esse de imediato ofertou um garrote para alguma promoção que iríamos fazer. A noite, durante a missa, eu pessoalmente fiz a comunicação aos paroquianos, a respeito do Projeto Rede Vida, recebendo o reforço e o incentivo do Pe. Pascoal. A Assembléia passou alguns minutos aplaudindo o projeto. No dia 20 de maio, recebemos, a visita do Dr. Camêlo - (sócio-gerente da GigaHertz) que o levamos para, juntamente com a equipe, passar para o Pe. Pascoal todos os detalhe, tanto os técnico, como os operacionais. De início Pe. Pascoal ficou um pouco temeroso. Resolvi então apelar para o otimismo e disse que caso o projeto fracassasse, ele poderia atribuir publicamente a totalidade da culpa para equipe..... CONTINUARÁ NA FUTURA POSTAGEM! (Em tempo: Mantenho em meus arquivos todos os documentos da campanha para instalar o Repetidor da Rede Vida).


Por hoje é o que tenho para contribuir para o conhecimento da História de Itapajé. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza 16 de maio de 2014.

2 comentários:

  1. Correção:
    1910 - 19 de maio – Segunda feira. Nesse dia nasce TARCILA BASTOS CARNEIRO, filha de Aristóteles Alves Carneiro e Theophita Bastos Carneiro, matriarca de ilustre família itapajeense, era filha de Antonio Severiano Bastos Filho e Honorata Cândida de Lima Bastos. Tarcila foi casada com Luiz Gonzaga Saraiva. Da união do casal nasceram os seguintes filhos: Vicente de Paulo Carneiro Saraiva - Oficial reformado da Armada Brasileira e professor universitário; João Hudson Carneiro Saraiva - Advogado, casado com Tereza Nilma Oliveira Gomes, filha de João Ferreira Gomes e Eliazira Oliveira Gomes; Francisco das Chagas Carneiro Saraiva, engenheiro agrônomo, casado com Leda Maria Monteiro Saraiva; Maria da Penha Saraiva e Luís Gonzaga Saraiva Filho. Tarcila faleceu em 6 de junho de 1988 – Segunda feira.

    ResponderExcluir
  2. Sou seu sobrinho-neto. Era muito querida por todos.

    ResponderExcluir