segunda-feira, 2 de junho de 2014

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

2 de junho

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
Fatos e Efemérides do dia 2 de Junho

2 de junho de 1877 - Sábado.
Nessa data nasceu na Vila de São Francisco de Uruburetama, atual Itapajé - JOSÉ FRANCISCO JORGE DE SOUSA, Casado com Alice Accioly, filha de Antônio Pinto Nogueira Accioly - Governador do Estado - e de Maria Teresa de Sousa Accioly.
Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, foi o pri­meiro filho de Itapajé a se formar em medicina. Ao regressar ao Ceará, por concurso, foi nomeado "Lente" da Faculdade de Direi­to do Ceará, como professor substituto, em 28 de janeiro de 1909, aos 27 anos, sendo o mais jovem docente de nossa Salamanca. Foi professor do Liceu do Ceará e Deputado Estadual em três períodos: 1905 a 1911, 1916 a 1922 e 1922 a 1928. Falece em Fortaleza, aos 59 anos de idade, no dia 18 de abril de 1937- Domingo. (Fonte: A Genealogia de Itapajé – Hélio Pinto). Hélio acrescenta: “Não sei se já recebeu de sua terra a homenagem que lhe é devida e merecida”. INFELIZMENTE, meu caro amigo Hélio, esse não foi o primeiro, nem tão pouco, será o ´ÚLTIMO FILHO ILUSTRE DE ITAPAJÉ, A SER IGNORADO, O QUE É, VERDADEIRAMENTE, UMA PENA´!

 1931   -  2 de junho – Terça feira
Nessa data falece: Gustavo Augusto de Araújo Chaves, tabelião em São Francisco. No ano de 1907, se transfere para São Francisco, originário de Crateús, o tabelião Gustavo Augusto Araújo Chaves, casado com Judite Bastos de Araújo Chaves, filha de Antonio Severiano Bastos Filho e Honorata Cândida Lima Bastos. Gustavo Chaves, como era conhecido, permaneceu nessa função até 2 de junho de 1931, data de sua morte, juntamente com sua mulher Judite, vitimados pela queda de uma coluna, em que estava armada sua rede de dormir. Junto também, nos braços de sua mãe, estava o pequenino Thales, que foi salvo, pois Gustavo determinou que Judite arremessasse o filho para longe. Este sofreu somente pequenas escoriações. Era o pai de Zezé Chaves e outros.

 2 de junho de 1965 – Quarta feira.
Pela Lei n.º  434 de 2 de junho de 1965 – Autoriza o Prefeito a comprar e a doar um terreno, medindo 6,60 m x 50 metros, no valor de Cr$ 200.000,00, de propriedade de Amarílio Gonçalves Coelho, para o Ginásio São Francisco de Assis, destinado a construção de um auditório - o atual Auditório Paulo Sarasati – (Luís Forte da Silva).

2 de junho de 1968  - Domingo.
Nesse dia falece: JOÃO ANTÔNIO RODRIGUES - Antônio Silvino, Patriarca de ilustre família de Itapajé, tendo seus descendentes elevado ao píncaro da glória e da dignidade, o nome de Itapajé. Antonio Silvino nasceu em 15/05/1900 – terça feira - Lua Cheia.

2 de Junho de 1984 - Sábado. 
O Jornalista Wilson Bastos, divulga na Tribuna do Ceará, edição desse dia, uma matéria sobre a criação do A.S.I. Arquivo do Som de Itapajé, como se segue: “Itapajé (Wilson Bastos) Vem de ser criado neste município, o A.S.I. – Arquivo do Som de Itapajé, visando perpetuar a memória histórica de Itapajé, nesta comuna da zona norte do estado. Elemento vantajosos e idealistas, como Mário Moreira da Silva, José Ribamar Ramos e José Ezaclyr Montenegro, tiveram a feliz e oportuna idéia, de fundar o ASI, que tem como objetivos fundamentais, entrevistar, gravar em fita magnética, fotografar vultos e personagens ilustres, que fizeram e fazem a história viva da “Terra do Frade de Pedra”. O Arquivo do Som de Itapajé, terá ainda a incumbência de reproduzir fotografias e documentos antigos, considerados de valor inestimáveis gerações  futuras, e o veio realmente preencher uma lacuna de há muito existente no município. Os idealizadores e fundadores do mesmo, solicitaram a colaboração do prefeito Vieira Neto, encontrando a melhor vontade de boa acolhida, da parte do gestor da coisa pública Itapajéense”. Já na edição de 25 de junho de 1984, do Diário do Nordeste, em carta enviada a este jornal, o Itapajeense Carlos Damário Carneiro, parabeniza a iniciativa dos idealizadores e fundadores do A.S.I - (e em determinado trecho da carta, parecendo que antevia o insucesso do mesmo), dizia... “Aos meus compatriotas parabéns pela brilhante idéia e esperamos que esta idéia não fique só no papel como muitas outras que as autoridades Itapajéenses que por motivos desconhecidos não põem em prática essas idéias. Esperamos que as autoridades e a população apóiem essa brilhante idéia”. Recebemos também uma correspondência da ACERT – Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, datada de 17 de julho de 1984. Diz o seguinte “Prezado Senhor: Confirmamos sua correspondência de 10 de junho sobre a criação do Arquivo do Som de Itapajé e nos congratulamos com tão importante iniciativa, que de certo modo tem nosso apoio. A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, está criando, neste ano do Cinqüentenário do Rádio no Ceará, o Museu da Imagem e do Som/Nordeste, cujo projeto será concluído ainda em 84. INFELIZMENTE Carlos Damário tinha razão – NÃO RECEBEMOS NENHUM APOIO, DE NENHUMA AUTORIDADE! (Ribamar Ramos).

2 de Junho de 1988 – Quinta feira.
Nessa data é criado o Distrito de AGUAÍ – no Município de Itapajé, criado pela Lei n.° 11.458, de 02.06.1988. Já havia sido Distrito, mas foi extinto pela Lei N.° 8.339, de 14.12.1965, para ser novamente criado em 1988 pela Lei N.° 11.458/88, de 02 de junho. Segundo o Dicionário Aurélio (Multimídia), esse topônimo significa: [Do Tupi] Designação comum a várias espécies do gênero Chrysophyllum, da família das sapotáceas, cuja madeira é compacta, mas racha com facilidade, sendo empregada na confecção de cabos de ferramentas e pequenos móveis. A palavra Aguaí é de origem indígena - (Tupi) e pode ser traduzida por: A = a fruto +Guaí = Azedo, donde se obtém – Fruto Azedo.

Por hoje é o que tenho para contribuir para o conhecimento da História de Itapajé. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza, 2 de junho de 2014.

Pesquisa;
Ribamar Ramos
Fontes:
Ribamar Ramos e Hélio Pinto
Ribamar Ramos
2 de junho de 2014
(Segunda feira)
Bom Noite / Boa Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário