segunda-feira, 1 de setembro de 2014




              MÁRIO MOREIRA DA SILVA 

(1 de setembro de 1920 / 28 de fevereiro de 1998)


Mário nasceu na cidade de Cedro, Ceará, em 1º de setembro de 1920, seus pais eram: Joaquim Moreira da Silva e Joana Moreira da Silva, era o segundo filho de uma prole de seis filhos.
Entra para o Serviço Nacional de Febre Amarela, atualmente denominada SUCAM,  nos idos do ano de 1944. Cinco anos depois, isto é, em 1949, é designado a prestar serviço em Itapajé, no combate a endemias. Costumava dizer que quem bebia a água do riacho “Boston”, jamais poderia passar muito tempo longe dessa terra.
Assim confirmava-se sua “Teoria”, pois em 1950 contraia núpcias com Idelzuite Aragão Muniz, dessa união nasceram nove filhos: Francisco Mário, Marúzia, Madsom, Márcia, Nágela, Gerúsia, Múrcio, Mário Filho e Anchieta Sávio.
Foi sócio fundador da Loja Maçônica de Itapajé e membro ativo do Lions Club de Itapajé, sendo também um dos principais fundadores. Em 1980 é eleito Presidente dessa entidade de prestação de serviço, onde viria em 1982 a receber um Diploma de Reconhecimento por Serviços prestados à Comunidade. No ano de 1994 também mais um Diploma de Honra ao Mérito, por serviços prestados, desta vez do Governador do Estado, Ciro Ferreira Gomes.
Bem antes, em 1979, conclui o curso de Agente de Saúde Pública, em categoria profissional de Supervisor Endemias, no Ensino Técnico de Brasília. Itapajé muito deve a esse cidadão que aqui veio prestar um serviço de saúde, bebeu da água do Riacho Boston (Riacho da Bosta), e nunca mais saiu de Itapajé. Dedicou-se a tal ponto à saúde pública local, que era indiscutivelmente tido como um verdadeiro benemérito.
Quando ocorreu uma verdadeira epidemia de cólera nessa região, no meio da década de 90 (1990), Itapajé testemunhou mais uma vez a eficiência do “velho” Mário.
Atualmente as festas do padroeiro, São Francisco de Assis, não são mais tão alegres, principalmente com relação a última noitada, quando Mário era sempre solicitado a ser o “Leiloeiro”.
Itapajé ficou devendo muito ao “Velho Mário”, a principal omissão foi a não outorga de um Título de Cidadania. Postumamente, para homenageá-lo, deram-lhe seu nome a uma rua de Itapajé. Homenagem justíssima, dado a importância que Mário representou e integrou-se nas lutas em defesa da saúde pública!
Mário faleceu em 28 de fevereiro de 1998, vítima de um enfisema pulmonar. Nunca mais Itapajé foi o mesmo. A saúde muito perdeu, a organização da festa do padroeiro, idem.  Seus muitos amigos hoje são mais tristes, falta-lhe o bom papo do velho Mário. Às vezes até sua forma “ranzinza” de ser, nos traz muitas saudades. Nunca mais o time da pescaria se reuniu: Mário, Dr. Eldo Louzada, Ribamar Ramos, Gerardinho Rocha, Rigoberto Fontenele, Marcelo do Gerardinho, César Costa, Francisco Saraiva, Tony Português e tantos outros. Adeus amigo Mário! Deus o tenha junto de Si. Você merece!




Entrevista de Ribamar Ramos, em  14 de agosto de 1984, com MÁRIO KOREIRA DE SOUSA.




“Hoje, meus amigos, já não sou “Um Cedro!” Transformei-me em uma Pedra pequenina de ITApajé”

Mário Moreira da Silva
(01/09/1920-28/02/1998)



PENSE NISSO

"Grandes homens são os que fazem a diferença na vida de alguém. São os que sabem semear o jardim das afeições com as delicadas flores da atenção e da presença, nos momentos mais marcantes ou decisivos das suas existências".



FRASE DE HOJE

“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só”. Amyr Klink



Por hoje é o que tenho para contribuir, mesmo que modestamente, para a História de Itapajé.



Ribamar Ramos
1 de setembro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário