quinta-feira, 4 de setembro de 2014



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
Fatos e efemérides do dia 4 de Setembro, na História de Itapajé

4 de setembro de 1911– Segunda feira.
Autorização para a construção da Capela de São Miguel (atual Iratinga), dedicada ao Arcanjo Miguel.

O Bispo Diocesano de Fortaleza Dom Joaquim Jose Vieira, da Diocese de Fortaleza a qual a Paróquia de São Francisco estava subordinada, autoriza à construção de uma capela na vila de São Miguel – (Atual Distrito de Iratinga), consagrada ao Arcanjo Miguel. Aos vinte dias do mês de novembro desse mesmo ano, padre Catão, assim escreveu no Livro de Atas e Tombo da Paróquia: “Certifico que aos vinte dias do mês de novembro de mil novecentos e onze, pela cinco horas da tarde, compareci ao local destinado à construção da capella, à margem esquerda do rio que banha esta Villa, na povoação de São Miguel. A Pedra Fundamental foi conduzida por quatro criancinhas de oito a nove anos de idade, da casa do Sr. Raymundo Vieira, para o referido local, acompanhamos.... fiz a leitura da provizão supra e da doação do patrimônio, que foi doado pelo Sr. João Teixeira Saraiva e sua senhora esposa, Dona Maria da Penha Saraiva. Procedi à bênção da primeira pedra e sua colocação, em tudo conforme as prescrições do Ritual Romano. E para que possa um tempo constar, lavro o presente termo que assigno. São Francisco, 21 de novembro de 1911. – Vigário Catão Porfírio Sampaio”. A transcrição acima é absolutamente literal e consta no Livro de Tombo da Paróquia de São Francisco de Assis. No entanto, somente no ano de 1914 é que se inicia sua construção.










4 de setembro de 1935 – Quarta feira.
PEDRO PEREIRA DE SOUSA – Sofre acidente quando servia ao Exército Brasileiro.

No verão do ano de 1911, no dia 16 de novembro, nasce no distrito de Soledade, Pedro Pereira de Sousa. Seus pais eram: Luís Pereira de Sousa e Izabel Pereira da Costa. Ainda jovem, aos 23 anos, já casado, alistou-se nas Forças Armada, no Exército Brasileiro. A data foi muito importante, para si próprio e para seus familiares, aquela data - dia 3 de Janeiro de 1934. Seu sentimento patriótico o fez desempenhar suas funções, com muita dedicação.
Certo dia, o fatídico dia 4 de setembro de 1935, quando em trabalho, se acidenta seriamente. Em consequência perde o olho direito e têm sérios comprometimentos no esquerdo. Por esse motivo é mandado para a reserva, aposentado.
O golpe foi terrível, aquele dia foi inesquecível, grande parte dos sonhos de Pedro Pereira, estavam perdidos. Encerrava-se ai a pretensão de continuar a prestar serviços à Pátria Amada. Ficava, no entanto a certeza de ter cumprido a missão, apesar de efêmera, de dar tudo de si pelo seu país.
Pedro Pereira, homem de personalidade forte, seguro em seus pontos de vista, foi muito benquisto e respeitado em nossa comunidade, faleceu no dia 10 de setembro de 1985 – Terça feira. Deixou viúva, filhos que dignificam nossa sociedade e, principalmente muitos amigos.
 Itapajé, em reconhecimento a importância desse seu filho ilustre, veio, recentemente homenageá-lo, dando-lhe nome a uma rua de nossa cidade. Parte da Rua Fausto Pinheiro, hoje é denominada Rua Pedro Pereira de Sousa, por coincidência, a rua em que sempre morou.





4 de setembro  1949 - Domingo.
Inauguração e Bênção do Monumento a São Cristóvão, em São Miguel.

Nesta data é inaugurado o Monumento a São Cristóvão, na margem direita – sentido distrito-sede, em São Miguel, atual distrito de Iratinga. O pároco era o Pe. PAULO FERREIRA DE ALMEIDA, (10.º Pároco da Paróquia de são Francisco de Assis - (1/03/1941 a 31 de maio 1950). Nova vida tomaram as associações religiosas com seu paroquiato, tornando-se muito querido de seus paroquianos. Na época o Prefeito era o Sr. FRANCISCO TEIXEIRA BRAGA, da UDN, que governou de 1947 a 1950. Eleito pelo povo, em eleição que tinha como adversário o Sr. Expedito Matos, apoiado pelo PSD. Em 4 de setembro de 1952 - Quinta feira, o Pároco em exercício, Padre FRANCISCO EVARISTO DE MELO, (20/03/1950 a 1956) - o 11.º Pároco e sucessor de Padre Paulo faz referência, no Livro de Tombos da Paróquia, ao terceiro aniversário do referido Monumento a São Cristóvão – o protetor dos motoristas.








OUTRAS EFEMÉRIDES:

4 de setembro de 1901 – Quarta feira.
Nasceu: JOAQUIM HORÁCIO DE SOUSA – (Faleceu em 21 de junho de 1973 – Segunda feira).

4 de setembro de 1974 – Quarta feira.
Falecimento de: ALMERINDA PEIXOTO CAVALCANTE – (Nasceu em 24/07/1909).



FRASES DO DIA

"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos." - Marcus Tullius Cícero



“Antes que  o ´Deserto´ me vença, continuarei a teimar em tentar resgatar a história de Itapajé, mesmo que timidamente!” – Ribamar Ramos. 

Por hoje é o que tenho para contribuir, mesmo que modestamente, para a História de Itapajé.



Ribamar Ramos
4 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário