sábado, 13 de setembro de 2014

O ILUSTRE ANIVERSARIANTE DO DIA 13 DE SETEMBRO







FRANCISCO FELIPE DE ARAÚJO SAMPAIO
(13-09-1834 - São Francisco de Uruburetama / 27 de outubro de 1902 – Castanhal (Pará))

Filho de José de Andrade Sampaio e de Dona Vicência Ferreira Sampaio, nasceu em Itapajé, então São Francisco da Uruburetama, a 13 de setembro de 1834, partindo aos 19 anos de idade para o Rio, a fim de se matricular na Escola Militar. Concluído o curso, encarrego-o o Governo de montar um laboratório pirotécnico no Pará, ali permanecendo até 1865, quando seguiu, para a guerra do Paraguai, na qual tomou parte até o fim, desempenhando importantes missões, como a da direção do laboratório pirotécnico de Corrientes e secretário da Junta Militar de Justiça criada e instalada após a queda de Assunção.
De volta ao torrão natal – São Francisco de Uruburetama - entregou-se à política. No biênio 1882/83 é eleito Deputado Provincial. Ocupa muitos outros postos importantes e de confiança. Desiludido com à política, passa a atuar no maior projeto humanitário da história do Brasil. Integra-se totalmente à Causa Abolicionista, que o sa­grou como um de seus chefes e ardoroso abolicionista, e graças aos seus esforços, Itapajé, então São Francisco de Uruburetama, em 2 de fevereiro de 1883, a se­gunda vila livre do Brasil.
Quando do Cinquentenário da Abolição, em 2 de Fevereiro de 1933 – um logradouro público é dado seu nome: Rua Felipe Sampaio, a rua grande de Itapajé.
Deixando à política, tornou-se, com o mes­mo ardor que lhe era característico, propagandista de ideais generosos e altruísticos, de fundo altamente religioso. Instituiu a Associação das Senhoras de Caridade, de Fortaleza, e foi presidente da Sociedade de São Vicente de Paulo do Ceará, em cuja sede, à Praça José Julio, há o seu retrato.
Passando a residir em Pernambuco, manteve o mesmo espírito caritativo e nobre. Foi naquele Estado, subgerente da Companhia Ferro-Carril, e a convite da companhia, seguiu para Belém do Pará, onde se tornou chefe do tráfego da Companhia Urbana Paraense, transferindo residência para Castanhal, onde faleceu a 27 de outubro de 1902.
Foi no Ceará, também, em 1882, presidente da Associação Artística Cearense. Tinha a patente de Tenente Honorário do Exér­cito, e casou-se em primeiras núpcias, com Dona Jesuína Leal de Mene­zes, filha do Cel. Francisco Teixeira Bastos. Jesuína faleceu na cidade do Recife em 1900.
Contraiu segundas núpcias com Dona Paulina Braga, tendo de ambos os matrimônios, sete filhos. Possuía todas as Medalhas de Campanhas: Do Brasil, Uruguai e Argentina e era além de bravo, protótipo de homem de bem. Parabéns Felipe e demais aniversariantes deste dia 13 de setembro.



"Os grandes homens não nasceram na grandeza, engrandeceram."









Ribamar Ramos
Boa noite / Bom dia
Fortaleza 13 set 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário