quinta-feira, 29 de maio de 2014

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

ANIVERSÁRIO NATALÍCIO (In memoriam)
JOAQUIM EUCLIDES BARROSO



TÚNEL DO TEMPO DE ITAPAJÉ – 29 DE MAIO
ANIVERSÁRIO NATALÍCIO (In memoriam)

JOAQUIM EUCLIDES BARROSO

29 de maio de 1922 – Segunda feira (Lua nova). Nessa data nasceu JOAQUIM EUCLIDES BARROSO, casado pela primeira vez com a Sra. Plácida Lima Gomes e, em segunda núpcias com Rita Sousa Matos. Seu pai era Alexandre Euclides Barroso – Xandim, nascido em 29-12-1895 e falecido em 28 de março de 2008 – Sexta feira – (lua cheia). Euclides era neto de Alexandre José Rodrigues e Ana Rodrigues de Sousa.
Faço aqui um agradecimento aos amigos de “fato” e de facebook, e, em especial ao amigo e primo Ascléppio Aguiar, pelo envio de informações complementares sobre o aniversariante desse dia 29 de maio, como veremos abaixo: 
Prezados primos Ribas Ramos, Ageu Rocha Barroso Barroso, Osmar Bastos Filho, muito bom! O BARROSO do nome de seu Pai, ALEXANDRE EUCLIDES BARROSO (XANDIM) vem do nome DE BATISMO de sua avó paterna, a Dona ANA (ANNA) BARROSO DE SOUSA, descendente direta do Capitão-Mor PEDRO BARROSO VALENTE casado com Dona Maria Moreira de Sousa no início do século XVIIII - (por volta de 1732 cf. Soares Bulcão). Depois de casada DONA ANNA aparece nos documentos quer como ANNA BARROSO DE SOUSA, quer como ANA RODRIGUES DE SOUSA, (Revista do Instituto do Ceará 1906, pg 179) neste último caso adotando o sobrenome de seu marido a Capitão-Mor de São Francisco, ALEXANDRE JOSÉ RODRIGUES, de descendência espanhola. O Curioso é que ela manteve seu sobrenome (SOUSA) ou (BARROSO DE SOUSA) no final adotando o sobrenome do marido no meio, ou seja, ANA RODRIGUES DE SOUSA, o que é uma tradição secular na Espanha, ascendência de seu marido, usado até os dias atuais, entre os ibéricos. O Fato é todos os netos, bisnetos, trinetos (os filhos não) do Capitão-Mor de Itapajé, ALEXANDRE JOSÉ RODRIGUES, como aconteceu comigo, com o primo Ageu, com o primo Joaquim Euclides, com o primo XANDIM – (pai de Euclides), etc e etc, todos acabaram adotando o sobrenome BARROSO da Mãe Ana Barroso de Sousa em detrimento do sobrenome do PAI (RODRIGUES) em todas as pósteras gerações!”.


(Pesquisa: Ribamar Ramos, com apoio de Ascléppio Aguiar).



PARA REFLETIR....

VOCÊ JÁ PENSOU NA GRANDEZA DA AMIZADE?

Diz um grande pensador que quem encontra um amigo, encontra um tesouro valioso.
A amizade verdadeira é sustentáculo para muitas almas que vivem sobre a face da Terra. Ela está presente nos lares e fora deles, na convivência diária das criaturas.
A amizade é tão importante que já foi comparada com muitas coisas de valor.
Um pensador anônimo compara a amizade com as estrelas, e aqueles que não têm amigos ele compara com os cometas, que vêm e vão, mas não permanecem, nem iluminam como as estrelas.
Diz ele mais ou menos assim:
Há pessoas estrelas e há pessoas cometas. Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As estrelas permanecem. O Sol permanece. Passam-se anos, milhões de anos e as estrelas permanecem. Os cometas desaparecem.
Há muita gente como os cometas, que passa pela vida da gente apenas por instantes. Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos. Gente que apenas passa, sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença. Assim são as pessoas que vivem na mesma família e que passam um pelo outro sem serem presença.
O importante é ser como as estrelas. Permanecer. Clarear. Estar presente. Ser luz. Ser calor. Ser vida. Ser amigo é ser estrela.
Podem passar os anos, podem surgir distâncias, mas a marca da amizade fica no coração. Corações que não querem se enamorar de cometas, que apenas atraem olhares passageiros e passam.
São muitas as pessoas cometas. Passam, recebem as palmas e desaparecem. Ser cometa é ser companheiro apenas por instantes. É explorar os sentimentos humanos.
A solidão de muitas pessoas é consequência de não poderem contar com alguém. É resultado de uma vida de cometa. Ninguém fica. Todos passam uns pelos outros.
Há muita necessidade de criar um mundo de pessoas estrelas. Aquelas com as quais todos os dias podemos contar. Todos os dias ver a sua luz e sentir o seu calor.
Assim são os amigos estrelas na vida da gente. Pode-se contar com eles. Eles são presença. São coragem nos momentos de tensão. São luz nos momentos de escuridão. São segurança nos momentos de desânimo.
Ser estrela neste mundo passageiro, neste mundo cheio de pessoas cometas, é um desafio, mas, acima de tudo, uma recompensa.
É nascer e ter vivido e não apenas existir.
E você? É cometa? Ou é estrela?
Enquanto o desejo é chama que se consome e deixa um vazio nas almas, a amizade é bênção que alimenta e sustenta em todos os momentos da vida.
Quem compartilha apenas do desejo corre o risco de ficar só, tão logo o desejo cesse, mas quem divide a amizade tem a certeza de que nunca estará sozinho.
É por essas e outras razões que a amizade é sempre comparada às coisas belas e de grande valor.
Pode ser comparada a um tesouro...
A uma flor perfumada que jamais fenece...
A uma estrela que aquece e vivifica, ou com a luz que jamais se apaga...
O importante mesmo é ter amigos ou ser amigo de alguém, porque só assim teremos a certeza de que nunca estaremos desamparados.

(Redação do Momento Espírita)

Por hoje é o que tenho para contribuir para o conhecimento da História de Itapajé. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza 29 de maio de 2014.

Ribamar Ramos
29 de maio e 2014

sábado, 24 de maio de 2014



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
DE MAIO

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
Hoje, dia 24 DE MAIO – “excepcionalmente não será obedecida à coincidência cronológica”.

O VILÃO E O BOBO DA CORTE

Os desentendimentos e ataques políticos são fatos comuns entre homens, principalmente entre os políticos e, neste caso, Jornalistas. Itapajé, portanto não foge à regra. Em 1984, na edição do dia 30 de maio de 1984 tivemos uma dessas “pelejas”, envolvendo os senhores WILSON BASTOS, ilustre jornalista e uma das mais lúcidas inteligências de Itapajé. Na época, porta-voz - (assessor de comunicação) do prefeito Vieira Neto e do outro lado o também jornalista (da Folha de Itapajé), Robério Guimarães Mota, homem de incontestável coerência e uma das maiores lideranças políticas de Itapajé.
Em artigos nos jornais local, no INFORMATIVO MUNICIPAL (Ano I – n.º 3, de 30 de maio de 1984) e no Jornal a FOLHA DE ITAPAJÉ, (Ano II – n.º 9 – maio/junho de 1984), respectivamente, aconteceu um episódio, que apesar das ofensas dirigidas, de ambas as partes, felizmente não acabou em violência. Na época foi visto (lido) como ofensas mútuas!
O tempo, “Senhor de Tudo” conseguiu transformar esse episódio constrangedor, desagradável e delicado para os “Gladiadores Literários”, em um fato bizarro e, de certo modo, Cômico.
O bom senso e o profissionalismo, felizmente prevaleceram e, apesar dos pesares, a ética jornalística falou mais alto e eles não se agrediram fisicamente.
Abaixo transcrição, na íntegra – (ipsis Litteris), dos respectivos artigos. O primeiro do INFORMATIVO MUNICIPAL - assinado por Wilson Bastos, seu editor. Em seguida o de Robério, também um dos editores da FOLHA DE ITAPAJÉ. Vale ainda salientar que tenho em meu poder os exemplares “originais” aqui transcritos e que não vou obedecer à coincidência cronológica, como venho fazendo na série: Túnel do Tempo da História de Itapajé. (Ribamar Ramos).


WILSON BASTOS

INFORMATIVO MUNICIPAL - Ano I – n.º 3, de 30 de maio de 1984. 

“Há aqueles que não sabem discernir, o bem do mal, o certo do errado. É o caso por excelência dêsse indivíduo robério guimarães mota, (Nota: não estranhem, o nome do jornalista, foi propositalmente escrito em minúsculas) que num rasgo de frustração e recalque, lança-se de maneira sórdida e loquaz, contra nós outros, através de um jornaleco duvidoso, como se fossemos responsáveis por uma derrota fragorosa nas urnas, que o levou ao desespero de causa.
Através de uma década de labuta na vida jornalística, inclusive, com quatro anos de batente nesse órgão paladino da Imprensa cearense, que é "Tribuna do Ceará", sempre primando em trazer a opinião pública bem informada, fazendo Imprensa dentro do salutar princípio que a caracteriza e norteia, somos vítimas agora dessa pecha humana, quando, nenhuma culpa temos de seu malogro político.
Está devidamente esclarecido para saber quem é quem, pode ostentar uma posição de liderança política.
Esse Wilson Bastos, que foi vilipendiado como doido, é o mesmo que meses atrás, era o artista principal, e hoje é o bandido da falange. Por que?
Lembremo-nos, que muitas vezes, fomos procurados insistentemente, para fazer inserir matéria, nos mais diferentes órgãos de comunicação da capital do Estado, contrariando a direção dos mesmos, de interesse de uma pseudo liderança política, cognominada, “O homem das calças curtas”, que apresentava como arma, nas suas andanças à cata de votos, solapar a opinião pública, como se o eleitor de Itapajé, não soubesse em quem votar.
Já dizia um dos grandes vultos que a Literatura estrangeira legou às letras, Henri Frederic Amiel: "O que há de mais fácil e usual, é julgar, o que há de mais penoso e raro, é julgar bem; porque para julgar basta leviandade e insensatez, e para julgar bem, é necessário muito bom senso e reflexão”. Wilson Bastos."


ROBÉRIO GUIMARÃES MOTA

FOLHA DE ITAPAJÉ, (Ano II – n.º 9 – maio/junho de 1984
“Sr. Bobo
Desta vez não sujarei mais as páginas de nosso jornal com teu nome peçonhento. Limitar-me-ei a escrever-te o retrato falado. Apesar de baixinho, física e moralmente, tens uma pretensão, que ultrapassa 1,90m.
Teu apelido é ´mãozinha´, não cumprimentas teus semelhantes com um aperto de mão; quando a isto és forçado, por qualquer circunstância, passas uma semana lavando as mãos com álcool ou éter.
Gostas de cuspir para dentro da própria camisa que vestes. Vives a bater o calcanhar um no outro como, se fosses um soldado de Hitler.
Tu és aquele que, nos idos de 70, fostes aberturado pelo teu atual amo e senhor. Fostes salvo pelo ex-Prefeito Ari Bastos a quem, dando vazão à tua grande maldade, vives a caluniar, enquanto teu agressor, a quem tinhas caluniado o pai era seguro pelo Dr. Paulo Vieira.
Não atendes telefone, como as pessoas normais, isto é pondo o fone no ouvido, conserva-o numa distância de 5 (cinco) cm da tua orelha com medo que os micróbios, teus colegas, penetrem em teu ouvido e vão até o cérebro deformá-lo, ainda mais.
Fostes candidato a Deputado Estadual e obtivestes, em nossa terra 17 (dezessete) votos. Pra ti foi voto demais. Vai ser “bom de urna” assim, no inferno.
Consta que fostes aposentado do Serviço Público por debilida­de mental. Também pudera. Quem, como tu, se comporta, não pode ser um ente normal.
Com estas informações, tenho certeza, que o povo de Itapajé te identificará, facilmente.
E aqui vai o recado, primeiro e último: Contenta-te na tua avil­tante condição de bajulador sem atirar lama nas pessoas honradas do Município, de quem ti valestes em várias ocasiões.
Não adianta mais me provocares pois, daqui pra frente, terás o silêncio como resposta.
Para um doido como tu já foi promoção demais.
Não guardo rancores nem ressentimentos. Minha formação per­mite tolerar, com paciência, os enfermos.
Quando fores, novamente, agredido e abandonado pelo teu amo e senhor, estarei às tuas ordens para, dentro de minhas limitações, ajudar-te novamente.
Disponhas do
Robério Mota – “Calças Curtas”


FRASE DO DIA
"Que nada de falso seja dito, nada de verdadeiro seja omitido, nada de suspeito seja escrito e nada seja simulado". Cícero.


Por hoje é o que tenho para contribuir para o conhecimento da História de Itapajé. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza 24 de maio de 2014.

Ribamar Ramos

quinta-feira, 22 de maio de 2014



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 22 DE MAIO

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES REFERENTES AO DIA 22 DE MAIO

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

FUTEBOL DE ITAPAJÉ

LEÃO DERROTA ITAPAJÉ COM GOL DE CLAUDINHO(Diário do Nordeste 22 de maio de 1999 – Sábado).

 “O Fortaleza venceu mais uma na sua excursão pelo interior do Estado. Desta feita, o time tricolor derrotou o Ita­pajé, que disputa a Segunda Divisão, por 1x0, gol de Claudinho Paulista, que continua deixando a sua marca. O gol foi marcado aos 18 minutos do primeiro tempo, de cabeça. Segundo CHAGAS VIEIRA, da Rádio Guanassés, o tricolor mostrou superioridade. O Fortaleza estréia no 3.° turno nesta quinta-feira, no PV, contra o Uniclinic, o qual ainda não tem sede para jogar. O Fortaleza formou com Carlos Alberto, Robson, Paulão, Moisés e Clayton Cearense; Pires, Anderson Luís (Horácio), Claudinho Goiano (Relber) e Clayton Maranhense (Clodoaldo); Eron (Carlinhos) e Claudinho Paulista. Técnico: José Galli. O Itapajé per­deu com POTIGUARA, ERANILDO, HERALDO, CARLOS ANTONIO E ARNALDO (ORLANDO); FERNANDO (DANILO), OLIVEIRA, MAMÁ (CLÉBER); WILSINHO (CLEOMAR), DINDÔ E FORTE NETO (NARCISO). TÉCNICO ZÉ NETO. O volante PIRES foi expulso no segundo tempo. Hoje, o mesmo time enfrenta a seleção de Crateús”.

"CAUSO" DE PAULO VIEIRA



A IMPORTÂNCIA DA LINHA DE ÔNIBUS
  (Folha de Itapajé - março/abril 1984).



“O  desenvolvimento de Itapajé é notório. O deslocamento fácil para Fortaleza, a certeza de que naquele horário havia um transporte certo, o jornal lido no mesmo dia, a encomenda e o portador chegando e saindo de pronto, foram, entre outros, benefícios que aconteceram em função do ônibus. CHICO ROCHA foi o pioneiro. Começou com a camioneta, apelidada de cigarreira, porque parecia com suas homônimas da fábrica ARAKEN, do popular cigarro BB. Passou depois para o ônibus. Entre estes merece destaque certo BEDFORD, que recebeu num carnaval um prêmio por seus serviços: ficou imortalizado numa paródia. Viajar de ônibus era um acontecimento a ponto da turma de estudantes combinar antes, a viagem de ida e volta. Todo mundo junto, vivendo o início ou o fim das paqueras e pés-de-namoro. Motorista para! Gritava uma voz lá no fundo. Pronto, já cuspi, pode ir. Risos, gritos. CHICO ROCHA, chapeuzinho na cabeça, bronqueava da primeira fila, mas no fundo achava era boa a brincadeira. Os motoristas eram o Camarão, do cabelo liso, e o Adail, que morreu dirigindo. Depois, quando a linha pertencia ao CHAGAS FERREIRA, entrou o ZÉ LIVINO, e a garantia do respeito ao horário. Trocadores passaram às pencas, contudo quem não lem­bra o MANUEL BISPO? Conhecia Deus e o Mundo, e ainda resolvia os problemas de quem não viajava, ou não conhecia Fortaleza. Seu irmão VIANEY foi, também um bom trocador. Mais recentemente, teve o ZÉ SENHOR, acho que já com Seu ZÉ ARTEIRO de dono, e o ELÓI dirigindo. O tio, VILMAR continua, mas saindo da Taperuaba. Ao Seu ZÉ ARTEIRO, pra variar, também fizemos muita raiva, mas era coisa de rapaz novo, e ele deve ter perdoado. Como no dia em que o CLODOALDO tomou a viola de um cantador, e improvisou um show, até perder o SABONETE (RAIMUNDINHO ANDRADE ARAÚJO) dentro do ônibus. Verdade! Depois de muito procurar, ônibus parado, fomos encontrar o SABONETE deitado, dormindo detrás da última fila, onde ninguém sabe como ele se meteu. Sábado de Carnaval de certo ano ai que não me lembro (?) no tempo do CHICO ROCHA, o ônibus lotado, a turma doida prá chegar, mais ou menos 7 horas da noite, e ainda estávamos no Curu, com problemas de pneu Conserto providenciado, e lá vai o BEDFORD gemendo pela estrada de terra (não havia asfalto), devagar desviando dos buracos, e saiu a paródia de autoria de HÉLIO PINTO. Na música MADUREIRA CHOROU, vamos recordar: "Chico Rocha chorou/ Chico Rocha chorou de dor / Quando seu Bedford / Chegou lá no Curu / E o pneu estourou / Bis. O Chico Rocha/ Gente boa, eu não nego / Se seu carro dá o Prego / Não se deve reclamar. / Aguenta turma / Que na era de setenta / Vai comprar um Chevrolet / que puxe mais de quarenta"...Casamentos começaram dentro dos ônibus e agora, agora me vem à lembrança, a vez que um amigo, viajando com a namorada, a lotação completa, sentado e de pé, a pretexto de conversar com os companheiros, lá atrás, arranjou outra namorada, e quando chegou no São Miguel, o veículo vago, foi aquela confusão Aí nem mel nem cabaça Vamos embora. Ainda cabe mais gente. Vão passando, lá atrás tem quermesse grita o FRANCINÉ DO CATÃO. - NENZINHA, eu pago em Itapajé, certo? ELÓI tô liso, vou em pé. - MANUEL tira uma aqui, valendo prá dois. Ó saudade. Sinal dos tempos. (Por Paulo Vieira)” .

NOSSO HOMENAGEADO

PEDRO ROCHA SOBRINHO

Por hoje é o que tenho para contribuir para o conhecimento da História de Itapajé. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza 22 de maio de 2014.

Ribamar Ramos

terça-feira, 20 de maio de 2014



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 20 DE MAIO

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES REFERENTES AO DIA 20 DE MAIO

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

FATO HISTÓRICO DO DIA 20 DE MAIO:
Decreto n.º 193 de 20 de maio de 1931”.




A REVOLUÇÃO DE 1930 - NOVAS DIVISÕES TERRITORIAIS DO CEARÁ

20 DE MAIO DE 1931
1931 -  20 de maio –  Quarta Feira - Pelo Decreto n.º 193 desta data, em seu Art. 4º, no final do parágrafo, determina à subordinação a São João de Uruburetama, atual Uruburetama, que à época, era administrada por João de Araújo Sampaio. Assim sendo, o município foi rebaixado a simples condição de Povoado. Entretanto, por determinação do Capitão Roberto Carneiro de Mendonça, que sucedeu a Manuel do Nascimento Fernandes Távora, restabeleceu, novamente, a condição de Município. O Decreto n.º 1.156, de 4 de dezembro de 1933, assim regulamentou.


FATO HISTÓRICO REFERENTE AO ATUAL MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA



20 DE MAIO DE 1957
IRAUÇUBA ASSUME A CONDIÇÃO DE CIDADE
1957  - 20 de maio – Segunda feira - Mais uma vez Itapajé, antigo São Francisco de Uruburetama, cede território para a criação de mais um município, agora IRAUÇUBA. Município situado na MESO 01 (Noroeste Cearense), MRG 005 (Sobral), desmembrado do Município de Itapajé pela Lei n° 3.598, de 20.05.1957. Afirma o Des. Álvaro de Alencar (Dicionário, 2a edição) que até junho de 1890, o povoado, hoje Cidade, já teve o nome de Cacimba do Meio, depois alterado para Irauçuba - (elevado a distrito pelo Dec. Lei n° 271, de 29.05.1934), que segundo o mesmo, significa AMIZADE - (na língua indígena, segundo o Des. Álvaro de Alencar). Chamou-se ainda Santa Cruz do Norte. IRAUÇUBA – Palavra de origem indígena, o mesmo que IRAUSSUBA, composta de IRÁ ou EIRA (abelha) + USSÚ ou UÇU (grande) + UBA ou YUBA (amarelo), significando portanto, “grande abelha amarela”. Seu fundador foi Luís da Mota Melo. Permaneceu, por algum tempo, subordinada a Itapajé, no que se refere à Comarca Jurídica.


20 DE MAIO DE 1971
Pela Lei n.º  675 de 20 de maio de 1971 – Autoriza a reforma do imóvel onde passará a destinar-se à moradia oficial do Prefeito. (Atualmente funciona a sede da Secretaria de Educação). – Roque Silva Mota.

Por hoje é o que tenho para contribuir para o conhecimento da História de Itapajé. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza 20 de maio de 2014.

sexta-feira, 16 de maio de 2014



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 16 DE MAIO

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES REFERENTES AO DIA 16 DE MAIO



1910  -  19 de maio – Segunda feira. Nesse dia nasce TARCILA ALVES CARNEIRO, filha de Aristóteles Alves Carneiro e Theophita Bastos Carneiro, matriarca de ilustre família itapajeense, era filha de Antonio Severiano Bastos Filho e Honorata Cândida de Lima Bastos. Tarcila foi casada com Luiz Gonzaga Saraiva. Da união do casal nasceram os seguintes filhos: Vicente Carneiro Saraiva, Oficial  reformado da Armada Brasileira e professor universitário; João Hudson Carneiro Saraiva, casado com Tereza Ferreira Gomes Carneiro, filha de João Ferreira Gomes e Eliazira Dutra Ferreira Gomes; Francisco Carneiro Saraiva, engenheiro agrônomo, casado com Leda Monteiro Saraiva; Maria da Penha Carneiro Saraiva e Luís Carneiro Saraiva. Tarcila faleceu em 6 de junho de 1988 – Segunda feira.


CIVISMO:




1918    -   16 de maio.  Nessa data nasceu: INÁCIO FERNANES D'OLIVEIRA - Cearense, da região serrana de São Francisco de Uruburetama, filho de Francisco José de Oliveira e Francisca Marcelino de Mesquita. A carreira militar foi rápida e digna. Em 7 de maio de 1936, quando ingressou na Escola Militar de Realengo, tendo concluído o curso de Infantaria, concluído em 12 de dezembro de 1939; aspirante a oficial dessa data, 2.º tenente em 5 de dezembro de 1940, promovi­do a 1º. exatamente dois anos depois e a capitão em 25 de junho de 1945, logo após finda a Segunda Grande Guerra, da qual participou, fazendo jus a Cruz de Combate de 1.ª Classe e às medalhas de Campanha e de Guerra. Outros Que Participaram, também, da Segunda Grande Guerra Mundial: BRÁS ROCHA MATOS, FRANCISCO CORREIA LIMA, FRANCISCO DAS CHAGAS BARROSO LOTIF, FRANCISCO PINTO DE MESQUITA, JOÃO EZEQUIEL DE SOUSA, JOÃO PESSOA DE SOUSA, RAIMUNDO DE BIM FERREIRA CHAGAS, ARISTÓTELES DE OLIVEIRA MARCELO, FINÉAS ALVES CARNEIRO (Tenente e posterior Comandante da Marinha Mercante do Brasil), dentre outros.

1969   -  16 de maio.  Pela Lei n.º 617 de 16 de maio de 1969, que torna de utilidade pública uma terreno próximo ao cemitério, de propriedade de Francisco de Araújo Chaves, para a construção da caixa d’água para abastecimento de água local. (Jauro Bastos).

1981   - 16 de maio. Manoel Barreto da Fonseca Júnior, nessa data nasceu o brilhante jovem, filho de Manoel Barreto da Fonseca e Dona Zefinha. Manoel, seu pai era filho de José Rodrigues da Fonseca (11/02/1886-11/02/1969) e Joana Barreto da Fonseca (27/05/1897-23/05/1979. Da união de Manoel, seu pai e Zefinha, nasceram 6 irmãos: Said Gonçalves da Cruz Fonseca, casado com Eugenia Castro (dois filhos: Paulo Said e Jessica); Helena Kelly; Flábia; Dennys. Manoel Barreto da Fonseca Júnior é um dos maiores valores: Éticos e profissionais de nossa terra.

1987    -   16 de maio – Nessa data faleceu: DALILA DE PONTES MENESES, nasceu em 30/06/1894.

1988   -  16 de maio. Nessa data faleceu: José Rodrigues da Silva - (Marcílio), nasceu em nascem em 02/07/1956.


 
2000    16 de maio. Faleceu: AURÉLIO PATRÍCIO SOARES, patriarca e descendente de ilustre família. Nasceu em 10/05/1940.

NOTA ESPECIAL:

1997   -   16 de Maio – sexta feira. Hoje, 16 de maio de 2014, faço uma nota de aniversário, relativa ao ano de 16 DE MAIO DE 1997. NÃO DE ALEGRIA! NA VERDADE, DE TOTAL REPÚDIO PELA “INDIFERENÇA” das administrações públicas de Itapajé, brevemente farei uma postagem de cobrança e indignação, sobre o DESMONTE DO CANAL DA REDE VIDA. Infelizmente, nas administrações: Kelsey, assistimos, boquiaberto, o início do desmonte, finalmente, também assistimos o OCASO do repetidor da REDE VIDA, montado e mantido pela Paróquia e pela Prefeitura. Os esforços da Paróquia e da Prefeitura, além da comunidade cristã de Itapajé, não foram suficientes para sensibilizar essas duas gestões, para MANTER o canal da rede Vida, cuja idealização e manutenção, eles não participaram! A campanha e construção e, o consequente desmonte será, com certeza, detalhado, em postagens posteriores. AGUARDEM, a história desse desmonte e descaso com a “coisa pública”. Toda a comunidade cristã de Itapajé, com o apoio da Paróquia, por intermédio de Padre Pascoal e a Prefeitura, por intermédio de Batista Braga, além de uma equipe composta por 12 “amigos de Itapajé”, construíram o primeiro Repetidor da REDE VIDA DE TELEVISÃO do Ceará. Repito: Cantarei a história, com detalhes! Possivelmente o texto começará assim: “No dia 16 de maio, mantive (Ribamar Ramos) - o primeiro contato com ao Setor Técnico da Rede Vida, falei com o Dr. Paulo Tukyama – Diretor Técnico da Rede Vida. No Domingo dia 17 de maio, falamos com Batista Braga, depois de contatos iniciais com o Padre Pascoal, solicitando e pedimos para que ele mandasse construir a casa onde ficariam os equipamentos. Ele prontamente acatou nosso pedido. Na mesma oportunidade, pois Batista achava-se na residência do Sr. João Batista Pinto de Mesquita, e esse de imediato ofertou um garrote para alguma promoção que iríamos fazer. A noite, durante a missa, eu pessoalmente fiz a comunicação aos paroquianos, a respeito do Projeto Rede Vida, recebendo o reforço e o incentivo do Pe. Pascoal. A Assembléia passou alguns minutos aplaudindo o projeto. No dia 20 de maio, recebemos, a visita do Dr. Camêlo - (sócio-gerente da GigaHertz) que o levamos para, juntamente com a equipe, passar para o Pe. Pascoal todos os detalhe, tanto os técnico, como os operacionais. De início Pe. Pascoal ficou um pouco temeroso. Resolvi então apelar para o otimismo e disse que caso o projeto fracassasse, ele poderia atribuir publicamente a totalidade da culpa para equipe..... CONTINUARÁ NA FUTURA POSTAGEM! (Em tempo: Mantenho em meus arquivos todos os documentos da campanha para instalar o Repetidor da Rede Vida).


Por hoje é o que tenho para contribuir para o conhecimento da História de Itapajé. Um abraço. Ribamar Ramos. Fortaleza 16 de maio de 2014.

quinta-feira, 8 de maio de 2014


TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ
FATOS E EFEMÉRIDES DO DIA 9 DE MAIO, NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ.
107º. ANIVERSÁRIO NATALÍCIO E 22º DE SAUDADE
FRANCISCO MOREIRA DE SOUSA
(9 de maio de 1907 e faleceu em 24 de junho de 1992)














FRANCISCO MOREIRA DE SOUSA
"MOREIRA"
9 de maio de 1907.

Hoje, 9 de maio – Quinta feira, se ainda contássemos com a presença de FRANCISCO MOREIRA DE SOUSA - O precursor da radiofonia local, com certeza, já pela madrugada teríamos ouvido as valsas, dobrados e outras modinhas, que costumeiramente nesse dia, Moreira fazia tocar em seu Serviço de Alto Falantes Royal, de sua propriedade.
Lamentavelmente, hoje, dia de seu aniversário, o silêncio predominou! Que tristeza! São passados apenas 22 anos, (ou 240 meses ou ainda, 8.035 dias, aproximadamente) e Itapajé, a meu ver esqueceu-se do nosso “Primeiro Comunicador”. Ah! Povo de memória curta. Será que, diferentemente do ano passado, alguma emissora de rádio local lhe fará alguma homenagem? Não podemos deixr de lembrar e, especialmente, lhe fazer uma homenagem! Esta data, que era tão importante para ele e muito agradável para nós. Coisas dos tempos modernos, em que tudo é descartável, efêmero e sem importância. Sinal dos Tempos, como diria o saudoso Paulo Vieira de Mesquita.
O “Serviço de Alto Falantes Royal”, por várias décadas foi o principal, quiçá, o único meio de comunicação existente em Itapajé.  Indiscutivelmente prestou relevantes serviços a nossa comunidade. Quando o assunto era para ser conhecido por todos, não havia dúvida, “divulgar no Moreira”.
Além do pioneirismo na rádio difusão, Moreira também foi dono de Clubes de dança. Os famosos Royal e Royalzinho. Muitos jovens, e também “velhotes” dançarinos, embalaram suas noites de Sábado ao som de bons conjuntos musicais que eram contratados para animar os famosos bailes de sábados à noite. A vigilância para que somente as “moças de boas famílias” frequentassem o principal, que era Royal era cuidado com muito rigor. O ilustre Itapajeense, já falecido, Dr. Paulo Vieira de Mesquita, contava muitos “Causos” sobre essa exigência.
Moreira pouco se posicionava com relação a assuntos críticos, especial os cunho religiosos e eleitorais políticos, que envolvessem assuntos sérios. No entanto, na década de 1980, quando da disputa eleitoral, salvo engano, em que se enfrentaram os candidatos Raimundo Vieira Neto e Luiz Gonzaga Saraiva, ao tomar conhecimento do candidato vencedor, pelo qual torcia, logo ao saber do resultado, ligou o Serviço de Alto Falante Royal, à toda altura e fez tocar uma musica do Benito de Paula, cuja letra dizia: “Tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus...!”. A audácia lhe trouxe um grande susto.
O prédio onde funcionava o Serviço de Alto Falante Royal era de propriedade do Sr. Avelino Bernardo Forte, de saudosa memória, torcedor e partidário do candidato derrotado. Achando o do amigo Moreira indelicado pediu-lhe jamais repetisse tal atitude. Fez isso, com certeza, muito mais como brincadeira que por ameaça, já que sentia uma imensa simpatia pelo amigo Moreira. Falam-se de que Moreira não pagava absolutamente nada de aluguel daquele prédio de propriedade do Sr. Avelino Forte.
Muitos eram os frequentadores do Bar Royal, inclusive o Sr. Avelino. Moreira, inteligentemente aproveitar-se da abrangência do sistema de som, para fazer suas cobranças dos anunciantes que deixavam fiado algum serviço prestado. Dizia: “Atenção fulano de tal, se tu não vieres me pagar até amanhã eu vou dizer teu nome aqui na radiadora”. A ameaça quase sempre surtia bons resultados!
Orleans Pinto de Mesquita, funcionário municipal, responsável pela limpeza pública e conservação das praças, fora chamado muitas vezes para resolver alguma bagunça na Praça Duque de Caxias, atual Praça da Assembleia de Deus. Certa vez o chama dizendo: “atenção Orleans! Vem urgente tirar esses jumentos que estão transando aqui na praça!”.
Agora, em matéria de humildade, Moreira era o arquétipo vivo. Excetuemos somente, quando “nos festejos de seu aniversário”. Naquele dia, o dia todo. Era um verdadeiro Dia de Festa”. Talvez por carência afetiva, já que Moreira jamais manteve, pelo menos publicamente, um relacionamento amoroso ou conjugal. Vivia apenas em função e para seu trabalho e por um “filho do Coração” o José Valdir, que conseguiu educar, formando-o Engenheiro Civil, hoje alto funcionário da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Naqueles “dias noves de maios”, dia de seu aniversário, toda Itapajé, aqui, parafraseando José de Alencar: “Na surdina merencória da manhã, precedendo o silêncio da noite, substituía-a pelos sons maviosos da boa música”. A partir das madrugadas, uma programação era totalmente dedicada a ele mesmo. O repertório era maravilhoso! Músicas Divinas – a Valsa Branca de Zequinha de Abreu era tocada no início de cada bloco musical, aí seguiam-se outras tantas músicas maravilhosas, sempre acompanhadas do auto oferecimento.
Às vezes outras pessoas ofereciam-lhe também mensagens e homenagens. Lembro-me que em 9 de maio de 1973, o Grupo de Jovens o “MOJOVITA – Movimento Jovem de Itapajé”, do qual participavam muitos jovens à procura de afirmação junto a Deus. Nessa oportunidade resolvemos eu, Ribamar Ramos, Socorro Dutra, na época minha namorada, Rita, Vilani e De Assis Rodrigues, o sacristão da Paróquia, - filhos do Sr. Epifânio Rodrigues – que também mereceu deste blog uma homenagem, pela passagem de seu aniversário natalício, ocorrido no dia 8 de maio de 2014, ontem, portanto - e dona Luiza; Úrsula Dutra, Rafael “Brasil”; Zulmira e muitos outros jovens sonhadores e utopistas determinados a prestar uma homenagem ao velho “radialista” e, por alguns minutos, mesmo com visível oposição do aniversariante, assumimos o microfone do serviço de som e fizemos diversas dedicatórias, coisas muito alegres, características de jovens de vinte e poucos anos.
O MOJOVITA recebia a orientação religiosa de Irmã Cordimariana, Irmã Jandira, a mais meiga, compreensiva, amiga orientadora, que jamais conheci. Se nossos planos de homenagear Moreira tivessem sido descobertos por Irmã Jandira, nossos propósitos não teriam sido concretizados. Desobedecemos nossa mestra.
Moreira foi realmente muito especial e querido, por todos nós itapajeenses, novos e velhos, homens e mulheres.
Outra “Moreirisse” que causou um certo incômodo foi quando do falecimento do Dr. Manuel Capelo Caamano, no dia 29 de março de 1979. Já passava das 22 horas quando, a pedido do Dr. Eldo Rios Louzada é feito o comunicado do falecimento do querido médico, no Serviço de Alto Falantes Royal. A excepcionalidade era preciso, pois o corpo do Médico-amigo de Itapajé seria transladado para Fortaleza, logo nas primeiras horas da manhã seguinte.
Isso provocou um constrangimento muito grande, principalmente nas pessoas de idades avançadas, dado ao fato do médico ser muito querido em Itapajé. Isso era a cara do velho radialista. O inusitado anúncio se fazia, portanto, indispensável e necessário, pelo fato dos familiares de Capelo ter de transladar o corpo para o sepultamento em Fortaleza.
 Quando mais jovem, viajou ao Rio de Janeiro, ao retornar a sua terra, algum tempo depois, prometeu nunca mais ausentar-se dela. Seus pais eram: Joaquim de Sousa Leal e Maria David Leal. Dessa união nasceram os seguintes filhos, aqui não será obedecida à ordem cronológica de nascimento: Francisco das Chagas Sousa Leal, nasceu 26 de março de 1900; José Sousa Leal, nasceu em 15 de agosto de 1896, sexta feira, faleceu em 20 de julho de 1971, aos 71 anos. Roberto Sousa Leal, nasceu em 19 de setembro de 1898, faleceu em 12 de dezembro de 1955. Maria das Chagas Sousa Leal, Neném de Sousa Leal, (Nascida em 27 de outubro de 1892, terça feira. Faleceu em 4 de abril de 1945. Raimundo Sousa Leal, apelidado de Calunga, nasceu em 27 de fevereiro de 1905, terça feira, faleceu em 14 de fevereiro de 1936. Beleza David Sousa Leal, nasceu em 22 de novembro de 1902, segunda feira. Nenzinha Sousa Leal, nascida em 14 de novembro de 1894, quarta feira. Faleceu em 3 de maio de 1966. Maria de Sousa Leal, nasceu em 4 de outubro de 1864, faleceu em 15 de janeiro de 1947.
Itapajé pouco fez, até o momento, para homenagear esse tão importante filho. Ainda está em tempo. Com a palavra os Poderes: Executivo e Legislativo.
A cronologia acima foi copiada de um documento escrito pelo pai de Francisco Moreira de Sousa, Sr. Joaquim de Sousa Leal que era casado com Maria David Leal, datado de 26 de fevereiro de 1959 - Quinta feira. Em meu poder cópia (digitalizada) das informações acima. Moreira nasceu em 9 de maio de 1907 e faleceu em 24 de junho de 1992, uma Quarta feira, esquecido pela comunidade, pela qual prestou relevantes serviços.

A primeira postagem foi no dia 9 de maio de 2012:

http://itapagece.blogspot.com.br/2012/05/francisco-moreira-de-sousa-moreira-hoje.html


 x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x


ESTIMATIVA POPULACIONAL DE ITAPAJÉ – INÍCIO DO TERCEIRO MILÊNIO - 2001

2001   –   9 de maio – Terça feira. Segundo divulgação do IBGE, constam às seguintes informações sobre nosso município: População total: 41.039, sendo que desses, 20.432 são homens e 20.607 são mulheres. Na área urbana a população é de 27.411 habitantes, sendo 13.328 homens e 14.083 mulheres. Na zona rural somam total é de 13.628, sendo que desses, 7.101 são homens e 6.524 são mulheres.

Pesquisa e fonte: Ribamar Ramos.



Ribamar Ramos
Fort 9-05-2014