sábado, 23 de novembro de 2013

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA 

DE ITAPAJÉ

23 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ


CAMILO CASTELO FÉLIX
 (e TERESA DE JESUS MATOS FÉLIX - ALELUINHA)


FELIZ ANIVERSÁRIO! (HOMENAGEM PÓSTUMA)

 PEQUENO RESUMO BIOGRÁFICO

Nasceu em 23 de novembro de 1920, filho de Raimundo de Araújo Bastos, Mundim, e Hilda Ibiapina Bastos, seus laços biológicos vêm de Joana Ferreira Félix, originária de Vila Velha, Itapipoca, que quando o pequeno Camilo tinha apenas 4 anos, passou a morar com Mundim e Hilda, sendo considerado como filho.
Desde muito cedo começou a receber as influência de seu pai, Sr., Mundim, a “Velha Raposa”, epíteto recebido em função da grande habilidade em “costurar” acordos políticos. De sua mãe, dona Hilda Ibiapina Bastos, herdou a prudência e habilidade de se relacionar com às pessoas. No entanto sua assimilação mais evidente deu-se em relação aos aprendizados adquiridos do “Velho farmacêutico”, Sr. Mundim.
Desde muito cedo, convivendo em ambiente em que, por falta de médicos, Sr. Mundim era como um deles, pois aprendera a manipular fórmulas, seguindo criteriosamente os manuais da Farmacopeia Brasileira. Nesse ambiente de prestação solidária de serviços ao mais carente, Castelo, forma carinhosa que seus mais achegados o tratava, aprendeu também o ofício da manipulação. Com o tempo foi o escolhido para ser o “aplicador de injeções”.
Ainda muito jovem, em sociedade com seu irmão Jauro Bastos, fundam uma farmácia. Nessa tem a oportunidade de especializar-se em “indicar remédios”. A partir daí, sua vida transformou-se em verdadeiro sacerdócio. Essa é a função que os “grandes Homens”, os iluminados por Deus, recebem. Outros já desempenhara  essa tão sublime missão: Ajudar o irmão, especialmente o mais carente. Citem-se: Mundim Bastos; Teófilo Ramos; Aristóteles Carneiro; Theophita Bastos; Mário Moreira da Silva; Tiago, da Assunção; Georgina, Teinha e Chiquinha Firmo, mãe de Orleans Pinto de Mesquita e mulher de José Firmo de Mesquita e tantos outros.
Infelizmente a comunidade de Itapajé tem pouco dado a atenção que esses valorosos filhos prestaram a mesma. As vezes, mostra-se míope, pois enxerga somente valores atuais, os que estão próximos, quase sempre pessoas ligadas, com alguns vínculos de interesses, especialmente os políticos.
Por isso, em função de sua miopia-estigmática, pois, além de só ver de perto, quase sempre, assim também o faz: De maneira borrada, imprecisa, repito: Não reconhecendo os préstimos desses ilustres filhos e “marujos aportados em Itapajé. É UMA PENA!
Voltemos ao amigo Camilo, que se casou em 03/09/60, com Teresa de Jesus Matos Félix, nascida em 25/01/1927, filha de Francisco Evangelista de Matos e Maria Deolinda Montenegro Matos, de tradicional família local. Dessa união nasceram os seguintes filhos: Rita de Cássia Matos Félix, nascida em 06/09/....(*); Hilda Maria de Matos Brito, nascida em 14/12/.... (*) e Francisco Alexandre Matos Félix, nascido em 30/01/1964.
Castelo faleceu em 03-04-2009. Aleluia nasceu em 25 de janeiro de 1927 e faleceu em 08-12-2009.

(*) As reticências, nas datas de nascimentos das filhas do casal Castelo.


Para maiores informações vejam postagem do dia 18 DE JUNHO DE 2012 - SEGUNDA-FEIRA
(Clicar na linha acima, para acessar a postagem anterior). 

OUTRAS EFEMÉRIDES DO DIA 23 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ:


1ª.  EFEMÉRIDE:

No dia 23 de novembro 1839 - Sábado - Manuel Rodrigues Barreto - Major Barreto (no da principal Avenida de Itapajé), segundo o livro: Dom Aureliano Matos, de (Pe.) Luís Gonzaga Xavier, sabe-se que Major Barreto, como era conhecido, casou-se pela terceira vez em 23 de novembro 1839. o texto abaixo descreve essa efeméride realizada na capela de Nossa Senhora da Penha de França, em Santa Cruz, nessa oportunidade casou-se, em 3.ª núpcias, com Luisa Francisca de Souza;  moradores em São Francisco. “Aos vinte e três dias de novembro de 1839,  pelas 5 horas da tarde, na capela de Santa Cruz de Uruburetama, Freguesia do Ceará, depois de corridos os banhos de sua naturalidade  sem impedimento, confessados e examinados na doutrina cristã, o Revdo.  Francisco Rodrigues Barbosa, de licença minha, assistiu ao matrimônio de Manuel Rodrigues Barreto, viúvo de Geralda Teixeira de Matos, com Luisa Francisca de Souza, filha legítima de João Bonfim e Joana Francisca da Conceição, dispensados, no 2.º grau de sangüinidade, os nubentes naturais e moradores dessa Freguesia de Canindé e logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, presentes as testemunhas João Ferreira Gomes de Miranda e João Francisco Ferreira. E para constar mandei fazer êsse assento em que me assino. O vigário Manoel Thomaz Rodrigues Campêlo”.


2ª.  EFEMÉRIDE: 

23 de novembro de 1896 – Segunda feira nasceu JOSÉ RUFINO FERREIRA GOMESfilho de Rufino Ferreira Gomes, casado em 7 de junho de 1838, com Maria Jacinta Cavalcante. Era casado com Maria Nenzita Araujo Vieira, nascida em 27 de setembro de 1907 e falecida em faleceu em 26 de junho de 1998, filha de Raimundo Paula Vieira e Maria Angélica Araujo Vieira.


3ª.  EFEMÉRIDE:  

23 de novembro de 1912 – Sábado – Nessa data nasceu FRANCISCO DE ASSIS PORTELA. Ordenado em 30/11/1934.  Tomou posse, como Vigário de Itapajé, em 17 de abril de 1937 – Sábado. Nomeado por provisão, datada de 15 de abril de 1937, assinada por Dom Manoel da Silva  Gomes, em substituição ao padre José Theógenes Gondim.  9.º Vigário Encomendado de Itapajé. Sacerdote muito culto e de grandes virtudes, afirmou-se como Vigário exemplar, muito ganhou esta freguesia com o seu fecundo paroquiato. Muito depois, quando já Monsenhor foi Pároco de Maranguape, de 1950 a 1965, depois foi eleito Bispo, mas pediu despensa a Santa Sé. 

FRASE DO DIA

"Que nada de falso seja dito, nada de verdadeiro seja omitido, nada de suspeito seja escrito e nada seja simulado". Cícero.

Por hoje é o que tenho para contribuir para nossa a memória de história. Boa noite / bom dia. 

Ribamar Ramos         
Boa noite / Bom dia!      
Fort 23 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário