terça-feira, 19 de novembro de 2013

TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA  DE ITAPAJÉ





FATOS E EFEMÉRIDES DIA 
20 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ











LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA CAPELA DE SÃO MIGUEL - ATUAL IRATINGA
 20 de Novembro de 1911 – Segunda feira.

Por determinação de Dom Joaquim José Vieira, bispo da Diocese de Fortaleza, datada de 4 de setembro de 1911 – Segunda feira é concedida ao Padre Catão Porfírio, Pároco de São Francisco da Uruburetama, licença para o lançamento da “Pedra Fundamental” da Capela na povoação de São Miguel - (atual Iratinga), dedicada ao Arcanjo Miguel. Padre Catão relatou a efeméride, no Livro de Tombo da Paróquia São Francisco de Assis, naquele dia 20 de novembro de 1911 – segunda feira, por volta das 17 horas. Assim foi descrita a importante efeméride: “Certifico que aos vinte dias do mez de novembro de mil novecentos e onze pelas cinco horas da tarde, compareci ao local destinado a construção da Capella, à margem esquerda do rio que banha esta villa, na povoação de S. Miguel. A Pedra fundamental foi conduzida por quatro criançinhas de oito nove annos de idade, da casa do Sr. Raymundo Vieira para o referido local, acompanhados de muitos fiéis..... feito a leitura da doação do patrimônio de que doado do Sr. João Teixeira Saraiva e de sua mulher, D. Maria da Penha Saraiva, procedi a benção da primeira pedra e sua collocação..... São Francisco 21 de novembro – terça feira – de 1911. Vigário Catão Porfírio Sampaio”. Vale salientar que à construção da capela só foi iniciada em 1914.



 ANIVERSÁRIO DE SAUDADE
20 de novembro de 1999 – Sábado.

Nessa data - (20 de novembro de 1999 – Sábadofalece em Itapajé, ANTÔNIO CAVALCANTE RIBEIRO.  Representante de ilustre família local. Hélio Pinto, no livro: A Genealogia de Itapajé (página 306), assim descreve a genealogia da família Ribeiro, representada por:  “Boaventura Barbosa Ribeiro, filho de Francisco Barbosa Ribeiro e de Ana Mesquita Braga. Casado com Mariana Francisca Braga. Pais de: Sebastião Barbosa Ribeiro, nascido em 20 de janeiro de 1864 e falecido em 8 de setembro de 1933. Primeiro casamento com Perpétua Filismina Cavalcante, nascida em 26 de março de 1882 e falecida em 20 de novembro de 1915. Filha de Francisco Roberto Cavalcante e de Francisca Constância Cavalcante.”.
Antonio Cavalcante Ribeiro nasceu em 30 de junho de 1905 e faleceu em 20 de novembro de 1999. Era casado com Francisca Gerarda Viana – Fransquinha, nascida em 18 de novembro de 1917 e falecida em 20 de novembro de 2000.
Antonio Ribeiro, exerceu o mandato de vereador, por duas legislaturas – 1951 e 1954 tendo grande influência sobre a vida, no que se refere a defesa dos interesses de seu distrito: Irauçuba.
Defendeu corajosamente os preceitos pregados pelos  “Comunistas de Itapajé” . Dizem que na década de 40 (1940), Itapajé tinha alguns representantes do Partido Comunista do Brasil. Destacavam-se os seguintes: Antônio Cavalcante Ribeiro, Napoleão Mota Bastos (O Sobral), Zé Ferreira (Zé Porqueira), Alcides Sales, José Júlio Pinto (marido de Georgina, a principal parteira de Itapajé), Juarez Teles e Zezé Chaves.
Editavam um jornalzinho chamado de “O Democrata”. Certa vez os representantes do PC em Fortaleza, vieram a Itapajé, a fim de fazerem um comício em praça pública, encontravam-se na comitiva, diversas personalidades do mundo político (comunista) e da literatura, entre eles o escritor baiano: Jorge Amado, acompanhado de sua mulher, Zélia Gattai.
Sob o comando do vigário de Itapajé, Pe. Paulo Ferreira de Almeida, 10.º vigário de Itapajé, Alcebíades Barreto, cujo nome verdadeiro é: Jorge Barreto de Sousa, e de uma verdadeira multidão, partiram  em passeata, a fim de acabarem com o comício dos “comunistas”, que eram tidos como verdadeiros “monstros comedores de crianças”. Na esperança de receber proteção, Jorge Amado procura a residência do prefeito, Olavo Sampaio Cavalcante, lá, ao invés de proteção, encontrou muito mais hostilidades, por parte de Mariinha Saraiva, mulher do prefeito.
Contando com o apoio de meu amigo José Ezaclyr Montenegro, quando exercia a função de secretário da Câmara Municipal de Itapajé, tive acesso a alguns documentos, em que Antonio Ribeiro aparecia na frequência das sessões daquele legislativo. Nesses documentos da Câmara Municipal, nas datas abaixo, estavam presentes os seguintes vereadores.  (Obs: aqui é considerado o final da gestão: Francisco Teixeira Braga e início a de Raimundo Vieira Filho).

Dia 6 de Março de 1950:

·        Manoel Luís da Rocha – Presid. Câmara
·        José Augusto Rocha e Silva
·        Antônio Ferreira Primo
·        Raimundo Rufino Gomes
·        Raimundo Vieira Filho
·        ANTÔNIO CAVALCANTE RIBEIRO

Dia 7 de Março de 1950:

·        Manoel Luís da Rocha – Presid. Câmara
·        José Augusto Rocha e Silva
·        Antônio Ferreira Primo
·        Raimundo Rufino Gomes
·        Raimundo Vieira Filho
·        ANTÔNIO CAVALCANTE RIBEIRO

Dia 13 de Março de 1950:

·        Manoel Luís da Rocha – Presid. Câmara
·        Raimundo Vieira Filho
·        ANTÔNIO CAVALCANTE RIBEIRO
·        Raimundo Rufino Gomes
·        Antônio Ferreira Primo
·        Paulo Rodrigues Bastos
Juvêncio de Paulo Bastos

Dia 21 de Março de 1950:

·        Manoel Luís da Rocha – Presid. Câmara
·        Raimundo Vieira Filho
·        Raimundo Rufino Gomes
·        ANTÔNIO RIBEIRO CAVALCANTE
·        Antônio Ferreira Primo

Repito. A relação acima se presta somente para identificar os vereadores do período de 6 de Março de 1950 a 14 de Novembro de 1952, em especial a participação de Antonio Ribeiro. Para maiores esclarecimento sobre as presenças às reuniões, procurem o documento original, nos arquivos da Câmara Municipal de Itapajé.

NAS ELEIÇÕES de 3 de outubro de 1954 foram eleitos: Prefeito Júlio Pinheiro Bastos. Vereadores: José Silva Mota, José Expedito de Araújo Matos, José Moacir Mesquita e Silva, Manuel Gusmão Rocha, Esmerino Ferreira Gomes, Israel Bastos Carneiro, ANTÔNIO CAVALCANTE RIBEIRO, Francisco Teixeira Braga e Isac Sombra Rodrigues.
Antonio Ribeiro, segundo o genealogista Hélio Pinto, quando da emancipação política de Irauçuba, se candidatou, por duas vezes, para o cargo de prefeito, sem no entanto, obter sucesso.






FRASES DO DIA

 "A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos."-  Marcus Tullius Cícero 

"Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo."  André Gilde 

Por hoje é o que temos para contribuir para nossa história. Boa noite / bom dia. 

Ribamar Ramos     
Fortaleza 19 novembro de 2013 - Quinta feira
(Atualizado em 19 de novembro de 2015)






Nenhum comentário:

Postar um comentário