segunda-feira, 25 de novembro de 2013



TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA 

DE ITAPAJÉ

25 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ (e TEJUÇUOCA)
IGREJA MATRIZ DE TEJUÇUOCA

"TÚNEL DO TEMPO DA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ"
Efemérides do dia 25 de novembro.
(Hoje com homenagem a cidade co-irmã Tejuçuoca)

25 de novembro de 1895 – Segunda Feira - Por solicitação de DOMINGOS BARROSO VALENTE, da Fazenda Barbadas, na Vila de Tejuçuoca - antigo distrito de São Francisco, atual Itapajé – o Bispo Dom Joaquim José Vieira, autoriza a construção de uma capela dedicada a São Pedro, na vila de Tejuçuoca.
No dia 11 de fevereiro de 1896, às nove horas da manhã, o pároco de São Francisco, Philomeno do Monte Coelho, conforme anotações feitas no Livro de Assentos de Registros Pastorais, Circulares e Correspondência, na página 70 e 70V, diz ter feito uma visita oficial no local onde seria construída a capela a São Pedro, onde fez a bênção da “Pedra Fundamental” da Capela. Fora na oportunidade “acolitado” por Francisco Adolpho Carvalho e João Rufino de Araújo.
Na oportunidade, conforme descreve o texto, foi feito uma coleta entre os fiéis presentes, no valor de cento e trinta mil reis, que foram entregues ao Sr. Domingos Barroso Valente, encarregado da construção da capela. O texto é bastante extenso e foi datado de 21 de fevereiro de 1896. Essa capela recebe o sino novo – um pequeno sino novo, conforme o texto da página 98V, do livro referido acima - e a bênção, agora pelo padre Catão Porfírio Sampaio, em 29 de junho de 1904 – quarta feira.
Estavam presentes à solenidade, conforme o texto já citado do Livro de Assentos de Registros Pastorais, Circulares e Correspondência, na página 98V, como paraninfos, os Srs. Manoel Barroso Valente e Joaquim Barroso Valente. Após à fixação do sino, segue-se a santa Missa, acompanhada de cânticos da orquestra do Mestre Roseno. Segundo o texto acima referido, durante o Evangelho, foi lida a Provisão que concedera a autorização ao Sr. Domingos Valente Barroso, para a construção daquela pequena capela, às margens do riacho Tejuçuoca. A solenidade encerrou-se às onze e trinta horas.

No atual Bairro FERROS (grande parte), em 25 de novembro de 1908, pertencia a Gonçalo Coelho e sua mulher. Posteriormente foi vendido a Antônio Jerônimo Ferreira. (Rufino 

25 de novembro de 1977 – Quinta feira. Pela Lei n.º 976, Outorga Título de Cidadão de Itapajé, ao Sr. ILON ALVES DE OLIVEIRA, por serviços prestados a esta cidade. (Francisco Chaves Bastos).


25 de novembro de 1994 – Sexta feira. Nesse dia faleceu MARIA GOMES ROCHA, nascida em 07/09/1905.

FRASE DO DIA

“O historiador, para ser sincero, deve estar adstricto às paixões humanas, agrade a este ou desagrade aquelle” – Euzébio de Souza - Chronica do Ipu - O Bacamarte dos Mourões, (pág 15).

Por hoje é o que tenho para contribuir para nossa a memória de história e hoje, com menção especial a Tejuçuoca. Boa noite / bom dia. 

Ribamar Ramos         
Boa noite / Bom dia!      
Fort 25 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário