segunda-feira, 14 de maio de 2012



AGERSON TABOSA PINTO
(03/09/1934 – 16/07/2011)


Breve Histórico
Nascido em 03 de setembro de 1934, Segunda feira, em São Francisco da Uruburetama, atual Itapajé - Ceará, filho de José de Arimatéia Pinto – (Bita) e Dona Maria Júlia Pinto. Agerson Tabosa Pinto frequentou o seminário, mas, após ter descoberto não dispor de vocação para o sacerdócio, fez os cursos de direito e letras neolatinas na Universidade Federal do Ceará - (UFC).

Seguiu o magistério, ingressando muito jovem como assistente na Cadeira de Direito Romano da Faculdade de Direito da UFC. Nessa disciplina, não só ascendeu aos postos subsequentes da carreira acadêmica como alcançou amplo reconhecimento entre os especialistas, tendo inovado grandemente, entre nós, o conhecimento das instituições políticas da Roma Antiga.

Atuou também na cadeira de sociologia, ministrando a disciplina no curso básico da Universidade. Para completar sua formação, concluiu o mestrado em ciência política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - (IUPERJ) e o doutorado em Direito do Estado, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Aposentando-se na UFC, Agerson aceitou convite para continuar lecionando na Universidade de Fortaleza - (UNIFOR) e por ultimo na Faculdade 7 de Setembro (FA7).
Exerceu cargos públicos, tornando-se também presidente do Instituto Tancredo Neves no Ceará, órgão de pesquisa e formação política do PFL.

Agerson Tabosa foi exemplo de dedicação também ao Rotary Club. Tendo sido um dos grandes rotarianos do Brasil. O ex-governador de Rotary Agerson Tabosa foi a mais de 20 convenções de Rotary International pelo mundo.

Vítima de um infarto fulminante morreu na manhã de sábado, 16 de julho de 2011, o professor e advogado Agerson Tabosa Pinto. Agerson foi governador do Distrito 450 do Rotary. Foi também professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Ele era, no meio acadêmico, muito respeitado pelos seus colegas professores e, principalmente, por seus alunos.

Na vida social, destacou-se como rotariano, elegendo-se Governo do Distrito do qual faz parte o Estado do Ceará.

No Livro A Genealogia de Itapajé, 1ª Edição 2010, Hélio Pinto, assim descreve o ilustre filho de Itapajé:

“Agerson Tabosa Pinto era casado com Maria Perpétua. São Poucos os adjetivos para qualificar este filho de Itapajé. Compará-lo aos mais importante filhos desta terra, temos que torná-lo igual a estes.

De inicio, agradeço ao Agerson ter-me feito voltar ao meu querido torrão, pois que, atendendo a um convite seu para jogar futebol aqui, deu no que deu, voltei a minha terra, aqui namorei, me casei, mesmo vivendo em Fortaleza, continuo frequentando ao meu querido Itapajé.

Nesta época, Agerson já havia cursado o Seminário e era acadêmico de direito. Pela sua idade, verifiquei que frequentávamos o Centro dos Inquilinos, uma honra para mim.
Vínhamos sempre juntos, semanalmente, aos sábados, no ônibus do Chico Rocha, para atuar pelo “A Jato” e Seleção de Itapajé.

Acadêmico, Agerson exercia o cargo de revisor do jornal O Povo. Ingressou no esporte universitário, mais precisamente na seleção da Faculdade de Direito, onde era titular absoluto.

Mas vamos falando da vida deste querido conterrâneo:

Curso primário: Centro dos Inquilinos.

Secundário: Seminário Arquidiocesano de Fortaleza.

Superior: Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará; Bacharel em Licenciatura e Letras na Faculdade Católica e Filosofia do Ceará.

Pós-graduação: Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, das Faculdades Candido Mendes; Doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo.

Cursos de especialização: Seminário sobre Recursos Humanos pela Organização dos Estados Americanos DEA e SUDENE; Planejamento Regional pelo Centro de Desenvolvimento e Plane¬jamento Regional da Universidade de Minas Gerais.

Curso de aperfeiçoamento: Literatura pela CADES; Atualização Metodológica pela UFC.
Professor titular, Concursado e Efetivo do Departamento de Estudos Administrativos e Socioeconômicos da Faculdade de Eco¬nomia da UFC. Administração, Ciências Contábeis e Sociologia I e II.

Professor titular concursado do Departamento de Direito Privado, Direito Romano, do curso de mestrado em direito da disciplina Sociologia e Jurídica política. De Sociologia da Escola de Serviço Social de Fortaleza. Do curso de biblioteconomia da UFC. Da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, tendo ensinado Instituições de Direito Público e Privado. Jornalista do O Povo. Redator da Rádio Verdes Mares, do O Jornal e do Diário do Nordeste.

É este o filho ilustre de Itapajé, uma das mais lúcidas cabeças de nossa terra. Agerson pertence ainda a várias instituições filantrópicas. “É cidadão de Fortaleza, homenagem recebida em 20 de junho de 2009, na Câmara Municipal”.



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget).




A SOMA DOS TALENTOS

·        Se a nota dissesse: “Não é uma nota que faz uma música”. …não haveria sinfonia.
·        Se a palavra dissesse: “Não é uma palavra que pode fazer uma página”. …não haveria livro.
·        Se a pedra dissesse: “Não é uma pedra que pode montar uma parede”. …não haveria casa.
·        Se a gota dissesse: “Não é uma gota que pode fazer um rio”. …não haveria oceano.
·        Se o grão de trigo dissesse: “Não é um grão de trigo que pode semear um campo”. …não haveria colheita.
·        Se o homem dissesse: “Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade”, jamais haveria justiça e paz, dignidade e felicidade na terra dos homens.
·        Como a sinfonia precisa de cada nota.
·        Como o livro precisa de cada palavra.
·        Como o oceano precisa de cada gota de água.
·        Como a casa precisa de cada pedra.
·        Como a colheita precisa de cada grão de trigo.
·        A humanidade inteira precisa de ti, pois onde estiveres, és único e, por tanto, insubstituível.

REFLITA... (Boa noite / Bom dia)

Ribamar Ramos
Fontes:
Diário do Nordeste e Rotary Club - segunda-feira, 18 de julho de 2011.
A Genealogia de Itapajé – Hélio Pinto – 1ª. Edição – 2010.
Textos da Internet



                       

Um comentário:

  1. Se Ele Estivesse Vivo Amanhã dia 03/09 ele completaria 78 anos de vida .
    conheci ele ele morava em fortaleza e ele era parente do padre missias

    ResponderExcluir