terça-feira, 15 de maio de 2012


Dom VICENTE PAULO ARAÚJO MATOS

Foi em um Domingo, 6 de dezembro de 1998, (durante a Missa das 19 horas) quando Padre Aldo Teixeira Braga, nosso vigário Paroquial, nos deu à triste notícia: Faleceu o bispo emérito da Diocese do Crato, Dom Vicente Paulo Araújo Matos, aos 80 anos, vitima de um câncer no estômago, estava internado para tratamento no Hospital São Camilo de São Paulo. A triste notícia pegou a todos de surpresa.
Dom Vicente Paulo Araújo Matos nasceu na então São Francisco de Uruburetama, atual Itapajé, no dia 11 de junho de 1918. Neto de Joaquim Alexandre de Matos e filho de Virgílio Fausto de Matos – (17/12/1884-04/06/1922) e de Estefânia Marçal de Araújo Matos, - (filha de José Marçal de Araújo Matos e de Maria do Carmo Araújo).
Foi vigário na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Capistrano de Abreu, neste estado, exerceu também a direção do Colégio Castelo Branco de Fortaleza. Foi sagrado bispo com apenas 37 anos de idade. Era sobrinho de Dom Aureliano Matos e irmão de dona Zefinha Vieira, mulher de Raimundinho Vieira. A imprensa local deu grande destaque pela morte desse nosso ilustre conterrâneo. Destaque do dia 8 de dezembro de 1998 – Terça feira:
“A cidade do Crato, neste Estado do Ceará, parou neste dia 8 de dezembro de 1998, para prestar sua última homenagem a um dos seus maiores benfeitores: O corpo de Dom Vicente foi transladado para Fortaleza ontem pela manhã. Neste mesmo dia, às 13 horas, celebrou-se missa de corpo presente na Igreja da Prainha, em Fortaleza, onde se ordenou Padre, no dia 29 de novembro de 1942. Em seguida o corpo foi conduzido para a cidade do Crato, neste mesmo dia 8 de dezembro, em táxi aéreo. Do Aeroporto Regional do Cariri, o corpo seguiu em carreata para a Sé Catedral, onde foi velado, sendo em seguida. O sepultamento ocorreu às 10 horas, ao lado do Altar de Nossa Senhora das Graças, na Igreja da Sé.
A morte de Dom Vicente consternou o Cariri e a Diocese do Crato. A Rádio Educadora do Cariri, fundada por ele, modificou sua programação, passando a tocar músicas sacras, intercaladas pelo comunicado da Cúria Diocesana, anunciando a morte de Dom Vicente. O prefeito Moacir Siqueira, decretou luto oficial por três dias, enquanto a Associação Comercial do Crato e a Câmara de Dirigentes Lojista pediram o fechamento do comércio nesta manhã, para que todos possam assistir ao enterro.
A comunidade católica do Crato lamenta a morte do grande pastor diocesano que chegou ao Crato, procedente de Fortaleza, no dia 18 de agosto de 1955, como bispo auxiliar de Dom Francisco de Assis Pires. Em 1966, com a morte de Dom Francisco, foi eleito bispo diocesano. Em 1992, já com 75 anos de idade e acometido de uma diabete, Dom Vicente renuncia a Diocese, sendo substituído pelo seu auxiliar, Dom Newton Holanda Gurgel.
A Reitora em exercício da Universidade Regional do Cariri, Sarah Cabral, decretou luto oficial e suspendeu as atividades acadêmicas neste dia de hoje. Em nota distribuída à imprensa, a reitora ressalta a participação decisiva de Dom Vicente na criação da Faculdade de Filosofia do Crato, que, segundo ela, foi o embrião da universidade. Os estabelecimentos de ensino do Crato também suspenderam suas aulas no dia de hoje. A Cúria Diocesana vem recebendo dezenas de manifestações de pesar das associações religiosas, entidades de classe e autoridades.
Foram 37 anos de trabalho e dedicação no comando da Diocese do Crato. Criou 18 paróquias, ordenou 37 sacerdotes, fundou o Instituto de Ensino Superior do Cariri, entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia do Crato que deu base para a criação da Universidade Regional do Cariri. Fundou a Rádio Sociedade Educadora do Cariri, Organização Diocesano de Escolas Radiofônicas e o Cine Educadora. No setor educacional, fundou o Colégio Madre Ana Couto, Escola de Lideres Rurais, Sindicatos Rurais e a Fundação Padre Ibiapina, entidade sócio-educacional que desenvolve um amplo trabalho de evangelização, ação comunitária, cursos de treinamento, Pastoral da Criança e educação.
Pautou a sua ação pastoral num amplo trabalho de assistência social, abrindo espaços principalmente para os mais humildes. Os padres o definem como um bispo inteligente e austero, mas, ao mesmo tempo, prudente, firme e compreensivo. Dom Vicente nasceu em nossa cidade de Itapajé, no dia 11 de junho de 1918. Foi o 1º. Vigário da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Capistrano de Abreu, de 1944 a 1947, neste estado, foi também diretor do Colégio Castelo Branco de Fortaleza. Foi sagrado bispo com apenas 37 anos de idade. Era sobrinho de Dom Aureliano Matos e irmão de dona Zefinha Vieira, mulher de Raimundinho Vieira.
Em resumo, Dom Vicente Paulo de Araújo Matos – ordenou-se no Seminário de Fortaleza, onde esteve como auxiliar da administração do Colégio Arquidiocesano Castelo Branco, em Fortaleza. Foi sagrado bispo auxiliar da diocese de Crato, em 11 de junho de 1955. A comunidade católica do Crato lamenta a morte do grande pastor diocesano que chegou ao Crato, procedente de Fortaleza, no dia 18 de agosto de 1955, como bispo auxiliar de Dom Francisco de Assis Pires. Em 1966, com a morte de Dom Francisco.
 Em 22 de outubro de 1961 foi nomeado pelo Papa João XXIII, como o terceiro bispo diocesano de Crato, tomando posse no dia 19 de março de 1962. O Lema Episcopal: “Vicente dabo manna”  (Ao vencedor darei o maná), citação do Livro do Apocalipse 2, 17.
Dom Vicente nasceu em nossa cidade de Itapajé, (antiga São Francisco de Uruburetama) no dia 11 de junho de 1918 e falecendo em um Domingo, dia 6 de dezembro de 1998.

Ribamar Ramos
(Diversas fontes)



“Até que aqueles que ocupam postos de responsabilidade não aceitem questionar-se com valentia seu modo de administrar o poder e de tentar o bem-estar de seus povos, será difícil imaginar que se possa progredir verdadeiramente para a paz”.- Papa João Paulo II

Um comentário:

  1. Estou buscando informações sobre Rufina Rodrigues Barreto e José Rodrigues Ceará, pais de Maria Ceará Irineu, antes Maria Adelina Rodrigues Ceará, prima de Dom Aureliano. Alguém sabe algo deles?

    ResponderExcluir