domingo, 20 de maio de 2012



PEQUENO RESUMO CRONOLÓGICO NA HISTÓRIA DE ITAPAJÉ

Gostaria de esclarecer que, por restrições naturais que pesquisas mais apuradas exigem, não será obedecida a ordem cronológica, como seria desejável, das informações a seguir. Assim sendo, todas as informações sobre fatos e efemérides de MAIO DE VÁRIOS ANOS na história de Itapajé serão agora antecipadas, mesmo estando nós vivenciando, graças a Deus, o vigésimo dia do mês de maio de 2012 – Domingo, 20:00 hs. Agradeço aos amigos que prestigiam este Blog sobre a “História de Itapajé”.

Maio ...

O PRIMEIRO – (1.º) - Vigário de Santa Cruz da Uruburetama, quando município era nessa localidade. Seu primeiro Vigário (Pároco, interino, etç..) o Padre JOSÉ FERREIRA DE LIMA SUCUPIRA - (30/05/1849 a 9/1849). Vigário interino de 30 de maio de 1849 a setembro desse mesmo ano. Este sacerdote, já cônego e agraciado com a Comenda de Cristo, faleceu em Fortaleza dia 25 de janeiro de 1867, sexta feira, aos 80 anos de idade. Foi provedor do Bispado; ocupou por duas vezes o cargo de Vigário Geral desta Província, além de outros com merecido destaque.

A PRIMEIRA ESTAÇÃO TELEGRÁFICA – (AGÊNCIA DOS CORREIOS) A Agencia dos Correios de Itapajé, foi criada em 21 de maio de 1861, não tenho informações do local exato. No entanto, tem-se certeza que em 31 de Agosto de 1882, funcionava na Travessa Coronel Teixeira Bastos, na residência de Sebastião Bastos Ribeiro, o Ribeirinho. Um de seus primeiros funcionários foi João Augusto de Castro, Telegrafista e um dos idealizadores da tradicional Festa do Chitão, tendo sua primeira edição em 25 de junho de 1896. Outros funcionários também merecem destaque, entre eles: Zairton Bastos, Gileno, Francisco Braga, Inácio Matos e, Socorro Maranhão, para citar, apenas alguns abnegados servidores, que responderam pela gerência da agência postal de São Francisco a Itapajé.
No ano de 1959, segundo o livro de Aristóteles Alves Carneiro, chamava-se: Agência Postal Telegráfica do D.C.T. – (nota: DCT – Departamento de Correios e Telégrafos). Muito tempo depois, não se tem a data precisa, passa a funcionar na atual sede, na Rua Major Joaquim Alexandre. No ano de 1971, na gestão do prefeito Roque Silva Mota, foi sancionada a Lei n.º 672, de 17 de maio de 1971, na qual transferia para a União, em definitivo, a posse do terreno onde fora construído a sede já em funcionamento.
        Na década de 90, a velha sede é, mais uma vez, reformada para a implantação de novos equipamentos, atendendo aos avanços tecnológicos. Mais uma vez, agora naquele final de ano 2000, passou por nova reforma, para à implantação de um novo sistema de controle computadorizado.

Em 29 de maio de 1922 nasce Joaquim Euclides Barroso, casado pela primeira vez com a Sra. Plácida Lima Gomes e, em segunda núpcias com Rita Sousa Matos. Seu pai era Alexandre Euclides Barroso, nascido em 29-12-1895. Próceres de ilustres famílias de São Francisco e de Itapajé.


14 De Maio De 1974  - “O Governador Gonzaga Mota,  com base no art. 8.º, combinado com o art. 17, item III, da Lei n.º. 9826, de 14 de maio de 1974, resolveu nomear, finalmente, a professora MARIA IVONILDE MESQUITA TOMAZ,  para exercer o cargo em comissão de Diretora da Escola de Primeiro Grau Antônio Custódio de Mesquita, no distrito de Iratinga- (Fonte: Folha de Itapajé- Ano I -  n.º 5 Ago/Set 1983).


16 DE MAIO DE 1918, nasce INÁCIO FERNANES D'OLIVEIRA - Cearense, filho da região serrana de São Francisco de Uruburetama, filho de Francisco José de Oliveira e Francisca Marcelino de Mesquita. “Senta Praça”, como se diz, em nossa região, em de 7 de maio de 1936, quando ingressou na Escola Militar de Realengo, tendo concluído o curso de Infantaria, concluído em 12 de dezembro de 1939; Aspirante a Oficial dessa data, 2.º Tenente, em 5 de dezembro de 1940, promovi­do a 1º. exatamente dois anos depois e a capitão em 25 de junho de 1945, logo após finda a Segunda Grande Guerra, da qual participou, fazendo jus a Cruz de Combate de 1.ª Classe e às medalhas de Campanha e de Guerra. Outros Que Participaram, também, da Segunda Grande Guerra Mundial: BRÁS ROCHA MATOS, FRANCISCO CORREIA LIMA, FRANCISCO DAS CHAGAS BARROSO LOTIF, FRANCISCO PINTO DE MESQUITA, JOÃO EZEQUIEL DE SOUSA, JOÃO PESSOA DE SOUSA, RAIMUNDO DE BIM FERREIRA CHAGAS, ARISTÓTELES DE OLIVEIRA MARCELO, FINÉAS ALVES CARNEIRO (Tenente e posterior Comandante da Marinha Mercante do Brasil), dentre outros.

EM 5 DE MAIO DE 1993, com 90 anos de idade falece JESUÍNO PINTO DE MESQUITA, filho de Manuel Pinto de Mesquita. Jesuíno nasceu em 2 de outubro de 1902. Brevemente destacaremos um resumo biográfico desse tão importante filho de Itapajé, prócere de ilustre família local.

FALECEU EM 12 DE MAIO DE 1983, JOÃO FERREIRA GOMES, filho de Rufino Ferreira Gomes. João Ferreira Gomes, nasceu em 07 de março de 1905. Casado com Eliazira Severiano. Seus pais eram Rufino Ferreira Gomes, nascido em 20 de maio de 1865 e falecido em 02 de janeiro de 1951. Sua mãe era: Francisca Amélia Ferreira Gomes – Dona Velhinha, nascida em 13 de agosto de 1874 e falecida em18 de abril de 1963. Breve postaremos resumo biográfico desse importante filho de Itapajé.





FRASE DA NOITE/DO DIA

“Quero hoje, continuar a amar verdadeiramente aos que tanto amo! Amanhã, talvez, não tenha eu a oportunidade de fazê-lo!”.  – Ribamar Ramos

Boa Noite/Bom dia!

Ribamar Ramos
(Obrigado por amarem a Itapajé)




Nenhum comentário:

Postar um comentário