terça-feira, 8 de maio de 2012


RAIMUNDO PINTO DE OLIVEIRA
CONTENTE

Raimundo Pinto de Oliveira, ex vereador, Enfermeiro e o “Eterno Cantador de Itapajé”, além de exímio Violeiro, nasceu em 16 de fevereiro de 1931 - Segunda Feira. Seus pais eram: Philomeno Pinto de Oliveira e Antônia Braga de Oliveira, que além de Contente tiveram outros sete filhos. Nasceu e criou-se na vila Camará, mas sempre manteve estreitos círculos de amizade com as principais famílias de Itapajé.
Ainda muito jovem, sem saber qual rumo dar a vida, no que se referia à profissão, certa vez, em conversas com seus amigos, esses observaram que “Contente”, maneira carinhosa como seus amigos mais próximos o tratavam, descobriram que o mesmo tinha um “dom” para fazer “repente”, forma popular de poesia, quase sempre, satírica. Daí para frente, toda vez que a turma se reunia, Contente era sempre solicitado a fazer algumas rimas.
Fez seus primeiros estudos, lá mesmo na sua Vila. Seu temperamento calmo, não escondia sua grande inteligência, fato que o fez procurar uma profissão, tanto que o agradasse, como também, que lhe rendesse algum dinheiro, afinal era solteiro, bem afeiçoado e gostava muito de festinhas, sem dinheiro realmente não dava.
Partiu para Itapajé, com o intuito de arranjar algum emprego que lhe proporcionasse alguma renda, tão logo chega envolve-se na profissão que mais amava a Enfermagem, sem no entanto, deixar de cultivar seu outro e excelente “dom”, o Repente!
Certa vez, ao passar pela cidade vizinha de Irauçuba, após animar uma cantoria, procura um local para fazer um lanche, a fome era cruel. Encontrado somente cuscuz, no único bar existente, simulando aborrecimento, atitude pouco comum em Contente, reúne seus companheiros de Cantoria e mostrando seus dotes de improvisador faz um verso sobre a acolhedora cidade: “Irauçuba é uma terra desprezada por Jesus. De dia lá falta água e à noite falta luz! Tem uma farmácia fechada. No hospital não tem médico e no bar só tem cuscuz”.
Por muito tempo os irauçubenses, povo simpático e acolhedor mostraram-se aborrecidos e até hostis, pelo impensado e deselegante verso.
Era homem de uma inteligência aguçada, pelos constantes embates travados com outros repentistas e cantadores.
No livro de crônicas ESCARAFUNCHADO, editado no final de 1998, de autoria da prof. Zelândia Sales é feito uma breve história da literatura de cordel, que Contente podia ser tido como um dos principais representantes em nossa região, ela  narra uma dessas passagens,  que bem ilustra a inteligência fértil de Contente.
Grandes artistas do cordel existem em nossa região. Para não cometer injustiça, cito apenas os que conheci de perto: Raimundo Pinto de Oliveira, "O Contente", de saudosa memória.
Era político hábil e cativador, certa vez precisou dos préstimos do Dr. Aurimar Bastos, exímio dentista, em nossa cidade. Mandou-lhe o seguinte bilhete:

"Dr. Aurimar Mesquita:
Infinita cultura,
atenda esta pobrezinha que é da agricultura.
Pegue a conta e sapeque no rabo da Prefeitura."

Dr. Aurimar recebeu o bilhete do poeta e ligeiramente atendeu. Após o procedimento odontológico respondeu nestes termos:

"Raimundo Pinto de Oliveira,
vereador varonil,
atendi nossa comadre,
calma, pacata e gentil,
pegue seus eleitores e vá pra puta que o pariu."

O bilhete deu muito que falar na cidade e ainda hoje é relembrado com risos. Raimundo Pinto de Oliveira exerceu a função legislativa de Vereador por três vezes, se destacando como sensível legislador.
Recentemente recebeu homenagem póstuma, da Câmara Municipal de Itapajé, que deu seu nome ao Plenário da Câmara Municipal. Contente era casado com Maria Ilça de Oliveira, dessa união, nasceram dez filhos: cinco homens e cinco mulheres. Faleceu em 03/08/1993.
Ribamar Ramos.


“Sou poeta do sertão,
Repentista de lamentos!
Cantando meus sofrimentos,
Coisas do meu coração!
Agradeço a proteção
De Jesus Nosso Senhor,
Que me cobre em seu amor,
Faz do meu verso alegria!
Minha Mãe, Virgem Maria,
Protege este cantador!”





4 comentários:

  1. Muito obrigada por essa tão linda homenagem e por todo respeito dedicado ao meu avô.
    Não tive muito tempo para conviver com o mesmo, mas cresci o admirando, respeitando e amando por tudo que meu pai (Taberlândio) me passou que ele era.
    Muito felizzzz!

    ResponderExcluir
  2. PARA MIM É SEMPRE MUITO GRATIFICANTE CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA,E DOS FILHOS ILUSTRES DE MEU QUERIDO ITAPAJÉ.E COMO SEMPRE CONTINUO PARABENIZANDO O SR RIBAMAR RAMOS, PELA DEDICAÇÃO E ESFORÇO EM CONTRIBUIR PARA QUE A MEMÓRIA DE NOSSA CIDADE NÃO CAIA NO ESQUECIMENTO.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que história linda do meu avô, sabia por cima da história..que orgulho. ❤️

    ResponderExcluir
  4. Conheci muito o contente, homem inteligente e atencioso com toda aquela gente de Itapajé, meus pais sempre falaram qualquer pessoa que precisasse do contente era só falar com ele que era atendido.

    ResponderExcluir